Como funciona o empréstimo para fazer faculdade?

comofuncionaoemprestimoparafazerfaculdade

Desconto nota do Enem

Quem busca oportunidades para conquistar o diploma muitas vezes tem dúvidas sobre como funciona um empréstimo para fazer faculdade. Afinal, a maioria dos brasileiros convive com orçamento apertado e precisa de condições diferenciadas para ingressar no ensino superior.

A boa notícia é que o retorno do investimento em educação é bastante significativo. A diferença de remuneração entre os profissionais de nível médio e superior é bem considerável: conforme mostram dados do IBGE, os últimos recebem, em média, quase três vezes a remuneração dos primeiros.

Então, se quiser conhecer uma opção interessante para investir na sua carreira profissional, continue a leitura deste conteúdo e entenda como funciona o empréstimo para fazer faculdade!

Vale a pena o empréstimo para fazer faculdade?

O empréstimo para fazer faculdade é uma modalidade de crédito geralmente contratada para pagamento depois da obtenção do diploma. É, portanto, um investimento na carreira com expectativa de quitação quando já se tem uma melhor condição de renda e empregabilidade.

Nesse sentido, os dados do IBGE de 2019, que apresentamos mais ao início do conteúdo, chamam a atenção. Os ganhos do trabalhador com ensino médio foram de R$1.742,00 contra R$4.836,00 dos graduados. E mais! Apenas 5,9% dos profissionais com diploma estão fora do mercado, contra 12,9% de quem só concluiu o ensino médio.

Se você conseguir uma opção compatível com seu orçamento e realizar um curso de qualidade, há uma verdadeira mudança de patamar dentro do mercado. Você acessará oportunidades com bons rendimentos e maior segurança, reunindo todas as condições para pagar o empréstimo.

Qual é a diferença entre financiamento e empréstimo?

O empréstimo é caracterizado pela tomada de uma quantia com a promessa de devolução. A pessoa recebe o dinheiro e precisa quitar valor e juros para o credor, quando chegarem as datas previstas em contrato.

Já no financiamento, antes de tudo, existe uma destinação específica, como pagar a faculdade. Além disso, o beneficiado não consegue sacar o valor do crédito e dar destinação diversa àquela acordada.

Tour pela prova do Enem

Na prática, embora na linguagem comum o termo empréstimo seja usado para ambas as modalidades, a tendência é achar melhores condições pesquisando por financiamento estudantil, graças aos riscos menores, parcerias e interesse em promover a educação.

Onde fazer o empréstimo para pagar a faculdade?

O benefício está disponível nos bancos públicos e privados. Nesse caso, o beneficiário precisa ser aprovado nos critérios da instituição financeira, que geralmente envolvem a matrícula e a aprovação em avaliações de crédito.

Também podemos indicar o FIES e o P-Fies. O primeiro é um financiamento estudantil oferecido com recursos públicos e juros zero aos aprovados no Enem. Já o segundo é uma modalidade em que os bancos oferecem juros mais baixos.

Como se planejar para fazer esse tipo de empréstimo?

Inicie o processo já com a graduação escolhida. Assim, você conhecerá os recursos que precisará para pagar a mensalidade e a metodologia de ensino, calculando todas as despesas necessárias.

Posteriormente, explore as opções disponíveis, tanto de bolsas de estudo quanto de crédito. Existem diversas formas de ingresso no ensino superior, de modo que você não precisa ficar preso a uma ou a outra.

Além disso, ao encontrar um banco que faz empréstimo para financiamento de faculdades, usar um benefício público ou acessar o Parcelamento Estudantil Privado, pense também na preparação para o depois da formação, quando será necessário pagar o investimento.

Na Pitágoras, por exemplo, temos um benefício exclusivo: o Canal Conecta. Nessa plataforma de empregabilidade, você busca vagas na área do seu curso, aprende sobre as exigências de mercado, elabora currículos, faz testes comportamentais, entre outras atividades.

Sendo assim, você não apenas estudará com um empréstimo para fazer faculdade, como ficará mais próximo de obter um estágio ou uma contratação definitiva. Consequentemente, terá mais tranquilidade para pagar o financiamento.

Para conhecer as condições oferecidas pela Pitágoras e tirar dúvidas, acesse nossa página de contato!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados