edital medicina

Para que serve o edital do vestibular de Medicina?

O processo seletivo pra graduação em Medicina é exigente, e você precisa conhecer em detalhes o estilo das provas e os requisitos estabelecidos pelas faculdades que for prestar.

Por esse motivo, é preciso saber o que é e como funciona o edital do vestibular de Medicina pra não deixar passar despercebida nenhuma informação importante –– e garantir desempenho alto no exame, né?

Então, criamos este post pra te explicar qual é a função do edital de Medicina e as razões pra você compreendê-lo inteiramente. Se liga!

Entenda o que é um edital

Em primeiro lugar, é preciso entender o que é um edital. Todos os concursos públicos e processos seletivos de faculdades precisam ter esse documento publicado. Ele inclui todas as regras para os participantes, como:

  • nome do concurso;
  • público-alvo (idade mínima, máxima e escolaridade, por exemplo);
  • prazo pra inscrições;
  • tipo de avaliação (dissertativa, objetiva ou mista);
  • local dos exames;
  • quantas provas ou fases haverá;
  • conteúdos cobrados nas provas;
  • critérios de correção dos exames;
  • solicitações de revisões de provas;
  • validade do concurso.

Os editais do vestibular, especificamente, seguem as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) –– Portaria nº40. Ela determina que as faculdades divulguem esses documentos no máximo 15 dias antes das provas.

Mas quanto a isso, você não precisa se preocupar, porque normalmente as inscrições são com, pelo menos, um mês de antecedência. Além disso, se o processo seletivo tiver uma dinâmica diferente da tradicional (como é o caso do vestibular online), as informações são divulgadas muito antes do prazo do MEC.

Além das informações gerais que a gente falou, o edital do vestibular precisa informar, ainda:

  • nome do curso objeto do processo seletivo;
  • habilitação que esse curso oferece (no caso de Medicina é Bacharelado);
  • modalidade de ensino (presencial, semipresencial ou 100% online);
  • quantidade de vagas disponíveis em cada turno;
  • quantidade de alunos por turma;
  • unidade(s) onde o curso será ofertado;
  • campi onde as provas serão realizadas;
  • documentos e prazos para matrícula.

Descubra qual é a funcionalidade de um edital do vestibular de Medicina

O edital do processo seletivo é uma peça fundamental no seu guia de estudos pra vestibular de Medicina. Por isso, elencamos 3 pontos principais pra você ter atenção. Veja só!

Relação de disciplinas e conteúdos

É por meio do edital do vestibular que você vai saber quais matérias do ensino médio são cobradas no exame e seus respectivos conteúdos, bem como quantas perguntas terá cada eixo do conhecimento e o peso das disciplinas na nota final.

Com essas informações fica muito mais fácil criar uma boa estratégia de como passar em Medicina e traçar o plano de estudos adequado, conforme suas dificuldades pessoais e as exigências do exame.

Tempo do exame

Outra questão importante é com relação ao prazo do exame –– total e de cada prova, se houver. Sabemos que um ponto capaz de derrubar até o melhor candidato é não conseguir administrar o seu tempo no vestibular.

Sabendo a duração das avaliações, por exemplo, você consegue determinar quantos minutos tem para responder a cada pergunta. Ao fazer simulados ou treinar exercícios, focar essa agilidade é fundamental pra que você saiba, por exemplo, quais questões deve realizar primeiro.

Além disso, não se esqueça da redação do vestibular. Normalmente, o edital traz informações importantes, como estilo do texto, número de linhas e pode até dar alguma pista do tema a ser explorado, por exemplo, “atualidades políticas e econômicas”.

Informações burocráticas e de logística

Por fim, é importante verificar todas as informações com relação à data do exame, materiais permitidos, horário de início e término das provas, horário de abertura e fechamento dos portões, endereço do campus, documento de identificação etc.

Ainda, no caso de a modalidade de aplicação das provas ser online, também haverá informações específicas quanto ao acesso à plataforma do exame.

Saiba quais são as informações contidas no edital do vestibular de Medicina

Pra que fique mais fácil saber como é o edital do vestibular de Medicina, separamos um checklist com as principais informações do documento.

Calendário

É um resumo com todas as etapas e datas do processo seletivo. Por exemplo:

  • data de início e término das inscrições;
  • data de divulgação dos locais das provas;
  • dia e horário de realização das provas;
  • data de divulgação dos resultados;
  • início e término das matrículas da primeira chamada;
  • período de matrícula pra segunda e terceira chamada, se houver;
  • início das aulas.

Informações gerais

Por ser um documento oficial, o edital do vestibular de Medicina traz informações sobre a comissão de vestibulares, endereços importantes, taxas de inscrição, instruções de atendimento especial (portadores de deficiência, usuários de remédios controlados e quem precisa de carteiras especiais etc.), requisitos para prestar a prova e se matricular, duração do curso, entre outras informações que já mencionamos ou que sejam particulares da faculdade.

Realização das provas

Nesse campo estão todas as informações necessárias sobre a realização das provas. Ou seja, as datas, documentos, até materiais, equipamentos e objetos proibidos, bem como roupas e acessórios permitidos e o comportamento esperado durante a permanência do candidato no local.

Um detalhe importante aqui: verifique a cor e o formato da caneta a ser utilizada. Muitos candidatos enfrentam problemas por levarem, por exemplo, as azuis e com corpo escuro, quando o edital orienta a cor preta e corpo transparente.

Classificação, resultados e matrícula

São explicações sobre como é processada a lista de classificados e a forma de divulgação dos resultados. Junto a esses campos, também estão informações sobre os procedimentos de matrícula na faculdade (prazos, documentos, representantes legais).

Alguns editais podem conter, nessa área, informações sobre bolsas de estudo. Por falar nisso, dê uma olhadinha neste post sobre quais são as opções de bolsas de estudo pra cursar Medicina aqui na Pitágoras –– e ter acesso a diferenciais, como o Canal Conecta.

Manual do candidato

O manual do candidato toma basicamente o restante do edital. Nesse espaço, a faculdade detalha todas as informações e procedimentos até a fase de matrícula. Além disso, explica a equação utilizada pra composição da nota, quais os pesos de cada disciplina e os critérios de correção da redação.

Ainda é divulgada a ordem de realização dos exames, por dia e horário, além dos procedimentos detalhados pra situações especiais.

A última parte é a mais esperada: a relação de todos os conteúdos que vão cair no exame. Eles são separados por disciplina e/ou competências.

Veja como ler e interpretar o edital

Com o edital em mãos, antes de sair lendo item por item, é importante que você saiba se localizar no documento.

Em primeiro lugar, leia os títulos principais e confira onde está cada seção. Depois disso, verifique as informações gerais e destaque os dados que mais tem a ver com você. Se preferir, tenha em mãos um caderno e vá anotando tudo aquilo que precisa providenciar.

Ao chegar nas informações sobre a prova, leia atentamente como é a composição do exame. Quanto aos conteúdos, divida as informações em tópicos. Se você estiver lendo em um arquivo online, fica mais fácil, pois normalmente dá para copiar as informações para um editor de texto.

Agora que chegamos até aqui, fica uma pergunta: você já decidiu onde pretende estudar? Se ainda está em dúvida, está na hora de conhecer o Curso de Medicina na Pitágoras. Com 20 anos de experiência, a gente já formou milhares de médicos de destaque e quer levar ainda mais tecnologia e ensino moderno aos nossos alunos.

Dedique-se ao seu futuro!

O edital de Medicina é o primeiro passo rumo à sua aprovação no vestibular. Por isso, invista nos estudos e venha estudar com a gente aqui na Pitágoras. Diversos diferenciais te esperam por aqui.

Uma formação profissional de ponta é garantida. Então, não perca tempo e venha pra Medicina Pitágoras! Inscreva-se já no vestibular.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.