Foi aprovado no Prouni? Confira quais são os documentos exigidos!

estudante conferindo documentos prouni

Desconto nota do Enem

Passar no vestibular é uma das melhores sensações que alguém pode experimentar. É o resultado de muita luta, trabalho, horas de estudo e até mesmo de vários sacrifícios pessoais. No entanto, ver o nome não lista não significa que o processo seletivo acabou. Por isso, é fundamental que você saiba quais documentos o Prouni solicita para a hora da matrícula.

A falta de um ou mais documentos solicitados pode gerar uma série de problemas, provocando até mesmo a perda da vaga. Por isso, é muito importante que você esteja bem atento e comece desde já a providenciar tudo o que é pedido. Assim, não será preciso se desesperar e tudo correrá bem!

Pensando nisso, preparamos um material que o ajudará na separação desses documentos, evitando questões burocráticas e dores de cabeça em um momento que deve ser apenas de alegria e satisfação. Vamos lá!

Como e quando consultar o resultado do Prouni?

O primeiro passo é, claro, consultar o resultado e ver o seu nome estampado na página do Prouni, certo? Se você não sabe como fazer isso, não se preocupe: mostraremos o método nas próximas linhas!

É o seguinte: há dois caminhos que podem ser seguidos. O primeiro é consultar o resultado diretamente na página do programa, ou seja, no site do MEC. Em seguida, clique em “Resultado e Pré-Seleção” e confira as informações!

A outra maneira é conferir o resultado diretamente no site de sua faculdade. As instituições costumam divulgar listas e, claro, as informações necessárias para que o estudante possa prosseguir com a matrícula. Além disso, e-mails também são enviados ao candidato para notificá-lo da aprovação!

Quais são os documentos pedidos pelo Prouni?

Agora, veremos qual é a documentação exigida pelo Prouni para a matrícula dos aprovados. Vamos lá!

Documentos de identificação própria

Os principais documentos de identificação própria incluem:

  • Carteira de identidade (RG);
  • Carteira de habilitação (se o candidato preferir);
  • Registro Nacional de Estrangeiros (se houver);
  • Carteira de Trabalho.

Entre outros! É importante estar atento aos documentos solicitados pela faculdade, que podem ser mais específicos, como CPF e outros.

Documentos dos membros do núcleo familiar

Os documentos do núcleo familiar servem para ajudá-lo a comprovar o número de pessoas que vivem na mesma casa que você. Por isso, vale a pena separar as documentações gerais (RG e CPF) de todos, incluindo menores de idade — a certidão de nascimento pode valer nos casos de crianças muito pequenas. Caso alguém esteja sem documento, é importante levar um protocolo de agendamento para a matrícula.

Comprovante de residência

Comprovantes de residência servem, como o nome diz, para que você prove que mora onde diz morar. Para isso, vale qualquer conta (água, luz, telefone…) no seu nome ou no de seu responsável legal. Cartas oficiais, como boletos do IPTU, por exemplo, também são aceitas. O importante é que sejam recentes, datadas de, no máximo, três meses.

Comprovante de renda

A comprovação de renda é uma das etapas mais importantes do processo seletivo, já que a concessão de bolsas pelo Prouni se dá justamente a partir desse critério. Por isso, tenha uma atenção redobrada ao separar documentos como:

Tour pela prova do Enem
  • Holerites dos membros da família;
  • Carteiras de trabalho de quem contribui com a renda familiar;
  • Extratos de contas bancárias dos últimos seis meses;
  • Declaração de trabalho como autônomo;
  • Comprovante de recebimento de benefícios (aposentadoria, pensões, etc).

Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais

Para comprovar que seus pais não vivem mais sob o mesmo teto, é necessário fornecer alguns documentos específicos. Caso não exista, por exemplo, o comprovante de separação, é possível que um dos responsáveis escreva uma declaração de próprio punho e a reconheça devidamente em cartório.

Comprovantes de pagamento de pensão alimentícia

O comprovante de pagamento de pensões também deve ser anexado à sua lista para levar até o local de matrícula. Além de servir como uma comprovação extra do estado civil de seus pais, ele colabora também para a comprovação de renda.

Comprovantes de conclusão do ensino médio

Para ingressar no ensino superior, é fundamental que você tenha concluído a escola. Por isso, nada mais natural que alguns dos documentos solicitados sejam justamente o seu histórico escolar e o comprovante de conclusão do ensino médio.

Comprovante de professor da educação básica

Professores da educação básica da rede pública também têm direito a participar do Prouni. Por isso, o comprovante desse vínculo profissional é fundamental. Ele pode ser feito de várias formas, desde o registro na carteira de trabalho até o contrato firmado com a instituição.

Comprovante de deficiência

Por fim, o comprovante de deficiência também é importante para aqueles que participarem do processo seletivo a partir dessa opção. Um atestado emitido por um médico com registro válido no Brasil é um dos métodos utilizados para essa comprovação.

Lembre-se: apesar dessa lista, sempre consulte o site oficial do Ministério da Educação para tirar outras dúvidas e, claro, a lista completa e atualizada de documentos!

Não passei no Prouni, e agora?

Infelizmente, não ser aprovado no Prouni é algo que pode acontecer. Torcemos para que isso não ocorra com você, mas se for esse o caso, não se desespere! Há outras opções para que você possa começar o seu curso superior com ótimos descontos.

A primeira alternativa são as bolsas de estudo oferecidas diretamente pela faculdade. Na Pitágoras, faculdade que é referência no ensino e muito respeitada em vários estados do Brasil, há diversas opções especialmente para você!

Além disso, há a possibilidade de conseguir financiamentos estudantis. Eles podem ser feitos com a mediação de instituições bancárias. Além disso, há o FIES, um programa do Governo Federal que concede esse benefício aos estudantes a juros baixos.

Agora que você já conhece os documentos do Prouni e sabe como se preparar adequadamente para a sua matrícula, comece a organizar tudo isso o quanto antes! Deixar tudo pronto com antecedência facilitará a sua vida e permitirá que o único sentimento nesse momento tão especial seja a alegria.

E agora? Independentemente de você estar se preparando para o resultado do Prouni ou ter chegado até esse post porque já foi aprovado, uma coisa é certa: você precisará estudar bastante!

Que tal começar agora, conferindo uma lista com as 10 melhores playlists para ajudá-lo a mandar super bem em seu estudos?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 45

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados