Como funciona uma dinâmica de entrevista de emprego?

pessoas em uma entrevista de emprego

Ao se candidatar a uma vaga em um processo seletivo, é muito importante entender como funciona uma dinâmica de entrevista de emprego. Dessa forma, você consegue se preparar para esse evento, o que aumenta muito as suas chances de contratação.

Para ajudar você a entender de uma vez por todas como se comportar em uma entrevista de emprego, preparamos este post aqui na Pitágoras. Não deixe de conferir as dicas abaixo!

Apresentação individual

Essa fase das entrevistas de emprego tem como objetivo conhecer melhor os candidatos e ver como podem trabalhar no ambiente em questão. São analisadas habilidades como:

  • fluência verbal;
  • vocabulário;
  • nível de criatividade;
  • capacidade de organizar suas ideias;
  • às vezes, até um conhecimento prévio de conceitos e softwares que o cargo exige ciência.

Durante esse tipo de dinâmica, o candidato costuma falar sobre sua vida profissional e pessoal de forma resumida, dando informações relevantes ao recrutador. Pode ser feita de maneira escrita ou oral, portanto, ao investir na criatividade, de acordo com a cultura e postura da empresa, você ganha mais pontos durante as análises.

Veja, abaixo, algumas perguntas de entrevista de emprego que podem ser feitas durante a apresentação individual!

O que você procura em uma oportunidade de emprego?

Com essa pergunta, o recrutador quer ouvir o que você espera da empresa e pode ver se os objetivos de ambos convergem em um bem comum.

Conte um pouquinho sobre o seu último o emprego.

Aqui, o entrevistador pode ver se existem inconsistências entre o que foi colocado no currículo e o que o candidato está contando. Por isso, é importante ser muito sincero no currículo, para não apresentar mentiras que atraiam a atenção do recrutador.

O que motivou você a se candidatar para essa vaga?

Essa é uma das perguntas mais importantes, pois ela avalia se o candidato teve o interesse de pesquisar sobre a empresa, qual mercado ela atua e como ele pode contribuir para seu crescimento.

Se você pudesse fazer algo diferente ao longo da sua carreira, o que seria?

O objetivo de fazer essa pergunta é entender se o candidato se arrepende de atitudes que podem trazer consequências para a empresa, como se ele seguiria outra profissão e o que o levou a construir sua vida profissional em determinada área.

Qual foi a experiência profissional de que você mais gostou até hoje?

Com essa pergunta, o entrevistador busca conhecer o que o candidato realmente gosta de fazer, analisando se será uma boa escolha para a vaga ou até se ele pode ser aproveitado em outras oportunidades.

O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

O objetivo é conhecer o perfil social do candidato, para saber como ele pode atuar na empresa em um olhar mais macro. Afinal, os hobbies de uma pessoa podem dizer muito sobre sua personalidade.

Quais são seus pontos fortes?

Essa é uma pergunta um pouco batida e, por isso, exige uma resposta mais atualizada. Então, fuja dos clichês! Responder que sabe se adaptar às novas tecnologias e tendências pode ser uma boa resposta, por exemplo.

Quais são seus pontos fracos?

Falar sobre seus defeitos na entrevista pode ser desfiador, mas é essencial sair das respostas comuns. Não dá mais para falar de ser perfeccionista ou que quando começa um projeto, vai até o fim, não acha? Na verdade, isso soa mais como uma qualidade do que algum ponto fraco — que empresa não gostaria de ter um funcionário focado, obstinado e que beira à perfeição?

Atividade individual

Assim como na etapa descrita anteriormente, a criatividade, a boa comunicação interpessoal e a capacidade de organizar suas ideias são pontos de destaque na hora de executar a atividade individual durante o processo seletivo.

Aqui, o entrevistador analisa a desenvoltura do candidato para executar suas tarefas: vê se ele está apto para colocar em prática as exigências do cargo e se ele tem uma linha de raciocínio adequado ao que a empresa precisa. Isso porque, durante o processo, podem ser avaliadas algumas habilidades que não necessariamente serão executadas por ele.

Atividade em grupo

Nessa etapa, o entrevistador propõe alguma dinâmica em grupo, para avaliar a capacidade de o candidato trabalhar em equipe. A intenção é reconhecer se há a capacidade de adaptação e se ele consegue pensar e agir além de uma atuação individual.

Algumas dicas importantes: demonstrar que sabe ouvir as sugestões dos outros participantes e envolvê-los nas ações que você propõe para o plano conjunto são práticas que aumentam as suas chances de sucesso para seguir para as próximas etapas.

Dinâmicas de entrevistas de emprego mais utilizadas

As dinâmicas mais utilizadas pelos recrutadores em entrevistas de emprego são o “teste dos pontos”, o “teste da massinha”, “conselheiros e aconselhados” e “criação de história”. Veja mais abaixo.

Teste dos pontos

Essa dinâmica apresenta pequenos pontinhos pretos em uma folha de papel e o candidato deve fazer conexões entre eles. É uma pegadinha, e a dica é ligar um ponto ao outro mais próximo, em linha reta, demonstrando a capacidade de escolher caminhos mais curtos e simples para as suas decisões.

Teste da massinha

São distribuídos pequenos pedaços de massinhas, de cores diferentes, e é pedido que os candidatos construam algo que lhes venha à cabeça. O ideal aqui é produzir uma única coisa, usando todo o material, pois pode ser que o recrutador interprete o contrário como ter personalidade “separatista” ou “desagregadora”.

Conselheiros e aconselhados

Nessa dinâmica, os candidatos são separados em um grupo de conselheiros e outro de aconselhados, em que precisam interagir em duplas, seguindo algumas regras. Enquanto o primeiro recebe uma ficha com um perfil a ser abordado — harmonioso, sugestivo, dócil, prestativo e autoritário —, o segundo ganham os tópicos que precisam ser solucionados.

Cada dupla de conselheiro e aconselhado deve encenar o tópico que precisa de solução recebido pelo segundo, de acordo com o perfil de abordagem recebido pelo primeiro. Depois, todos poderão discutir as vantagens e desvantagens dos tipos de tratamento.

Criação de história

Durante essa dinâmica, são montados grupos de quatro pessoas e é entregue uma folha com palavras escolhidas aleatoriamente, além de uma segunda folha, em branco, para cada integrante. A ideia é elaborar uma história com os termos aleatórios na ordem que eles foram colocados e apresentá-la aos demais.

Simulação de situação de problema

Nessa etapa do recrutamento de novos talentos, é muito comum que haja uma simulação de situação de crise que a empresa possa passar.

Assim, o candidato deve dar possíveis soluções de como resolver os problemas apresentados e ajudar a empresa a superar o momento de crise. Aqui, o recrutador avalia como ele se sai em momentos de maior pressão.

Para se sair bem na dinâmica das provas de emprego, a confiança não deve abandoná-lo. E sabe onde você conquista essa competência? Em um curso superior que o prepara para o mercado. Além da ajuda de professores experientes e qualificados, ao estudar na Pitágoras, você ainda tem benefícios exclusivos como o Canal Conecta, para encontrar um trabalho, estágio ou trainee.

Com esse post, esperamos que você tenha entendido como é a dinâmica de entrevista de emprego, suas fases e quais atividades são aplicadas. Prepare bem com nossas dicas, estude o perfil da empresa, prepare seu currículo e boa sorte. O sucesso profissional o aguarda!

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita para ver se é uma boa ideia fazer currículo inserindo sua foto!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content