Qual a diferença entre ser líder e ser um chefe?

diferença entre líder e chefe

Desconto nota do Enem

Se você acha que não existe diferença entre líder e chefe, precisa rever seus conceitos. Quando a gente fala em gestão de pessoas, saiba que houve muita evolução no mercado, trazendo benefícios para os profissionais e também para as empresas.

E aí? Está curioso pra entender por que nem todo chefe exerce, de fato, a liderança? Então, se liga no post que a gente, da Pitágoras, preparou para você e conheça as características do líder e do chefe!

Quais são as características do chefe?

O chefe nos remete a uma visão do passado, em que diretores e gerentes tinham o papel de mandar nos funcionários, exercendo uma postura autoritária e centralizadora. É claro que ainda existem muitas pessoas em cargos superiores que têm essa atitude, mas, felizmente, é algo que vem mudando.

Assim, essa figura de chefe fica distante de seus funcionários e não abre espaço para sua equipe expor e compartilhar suas ideias, o que deixa muito profissional amedrontado e estagnado no mercado. Isso porque ele apenas cumpre suas funções, não tendo a possibilidade, por exemplo, de ser promovido, ganhar um salário melhor e conquistar independência financeira.

Quais são as características do líder?

Agora, quando se trata de um líder, estamos nos referindo a alguém que faz a gestão de pessoas e processos em uma organização. É aquele cara que está aberto pra conversar com sua equipe, sabe delegar as tarefas com eficiência, consegue mediar conflitos e tem políticas pra reter os melhores talentos.

A liderança é exercida quando a pessoa inspira seus colaboradores e cria um ambiente colaborativo, em que todos vão trabalhar juntos pra que tenham sucesso profissional e cresçam com a empresa. Cria-se, inclusive, um espaço pra inovação, já que boas ideias são sempre bem-vindas.

Tour pela prova do Enem

Quais são as principais diferenças entre líder e chefe?

O que difere a postura entre líder e chefe é que o primeiro sabe da importância de trabalhar com sua equipe, valorizando o potencial de cada um e incentivando seu crescimento na empresa.

Assim, quem exerce a liderança trabalha com inteligência interpessoal, tem empatia e vai sempre estimular que seus colaboradores se qualifiquem –– fazendo cursos de graduação, por exemplo, pois entendem que isso vai trazer benefícios também para o negócio.

Já o chefe quer apenas que ele e a empresa cresçam sem se preocupar com o clima organizacional ou demandas da sua equipe. Ele tem a falsa ideia de que lidera, mas, na verdade, perde bons profissionais, que acabam procurando outras empresas pra ter bem-estar no trabalho e poder demonstrar seu potencial depois de tanto empenho com os estudos da faculdade.

Destaque-se no mercado!

Entendeu a diferença entre líder e chefe? Então, comece a planejar seu futuro, buscando uma instituição de ensino com boa infraestrutura, ótimos professores e grade curricular atualizada. A Pitágoras tem essas características e vai te ajudar, com uma boa formação, a exercer a liderança na área em que deseja atuar. Inscreva-se no nosso vestibular online e dê o primeiro passo pra se destacar no mercado!

Saiba ainda que a Pitágoras tem parceria com o Canal Conecta, um portal que reúne as oportunidades de emprego e estágio de grandes empresas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados