FIES 2021: 4 dicas para se preparar e conquistar o financiamento

fies20204dicasparasepreparareconquistarofinanciamento

Desconto nota do Enem

Ingressar no ensino superior é um passo importante que exige não só muito estudo, mas também planejamento financeiro. Por isso, para quem pretende entrar na faculdade em breve, uma possibilidade é apostar no FIES 2021. Afinal, o Fundo de Financiamento Estudantil permite que muitas pessoas estudem em instituições particulares e só paguem as mensalidades depois de formadas.

O programa, que foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC) em 2001, recentemente passou por algumas mudanças para torná-lo ainda mais acessível. Agora, existem duas modalidades de financiamento: uma para quem tem entre 1 e 3 salários mínimos de renda mensal per capita e outra para quem tem entre 3 e 5 salários.

Então, quer aproveitar essa oportunidade e realizar o sonho de entrar na graduação já no próximo ano? Confira 4 dicas que trouxemos para ajudar você a conquistar o financiamento!

Verifique os requisitos do programa

Para participar do processo seletivo do FIES 2021, é preciso atender a alguns requisitos. O primeiro deles é a comprovação da renda mensal per capita, que deve obedecer aos limites já mencionados, nunca superando 5 salários mínimos.

Outro requisito é ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pelo menos uma vez desde a edição de 2010. Além disso, deve ter obtido uma média igual ou acima de 450 pontos na prova objetiva e nota superior a zero na redação.

Vale ressaltar, ainda, que a inscrição no FIES não é permitida em alguns casos. Veja, na lista abaixo, quem não pode solicitar o financiamento:

Tour pela prova do Enem
  • estudantes com pendências em processos seletivos anteriores do FIES;
  • estudantes em situação de inadimplência com o FIES ou com o Programa de Crédito Educativo (CREDUC);
  • quem já tem um financiamento estudantil ativo ou bolsa integral do Programa Universidade para Todos (Prouni);
  • quem é fiador de um financiamento estudantil.

Realize a inscrição

Uma vez que você atenda aos requisitos para participar do programa, o próximo passo é ficar atento aos prazos de inscrição no FIES 2021, que deve ser amplamente divulgado. Quando a data chegar, acesse o site oficial, pois a internet é o único meio para se inscrever, e siga as instruções.

Você vai precisar informar CPF, data de nascimento e um endereço de e-mail válido, além de outros dados pessoais e da sua família, incluindo a renda de cada indivíduo. Para finalizar, deverá selecionar algumas opções de curso, de acordo com a sua preferência.

Valide a documentação

Para conseguir o financiamento estudantil, é necessário comprovar todos os dados informados na fase de inscrição. Nessa etapa, você terá de se deslocar até a instituição de ensino, a fim de validar a documentação junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).

Para não ter problemas, certifique-se de organizar a papelada com antecedência e nunca deixe para fazer a validação no último dia do prazo. Assim, caso fique faltando algum documento, ainda haverá tempo para providenciá-lo e conseguir o FIES 2021.

Faça a contratação do financiamento

Na última fase do processo, é hora de finalmente contratar o financiamento. Para tanto, você vai apresentar uma série de documentos novamente, porém, dessa vez, no banco. Em alguns casos, pode ser necessário um fiador, que também precisa apresentar documentação. Se estiver tudo certo, é só assinar o contrato.

O FIES 2021 é uma grande oportunidade para ingressar no ensino superior e transformar o seu futuro. Por isso, inscreva-se em uma instituição de qualidade, reconhecida e bem avaliada pelo MEC. Desse jeito, você vai fazer um investimento que garantirá uma boa formação para conquistar um espaço de destaque no mercado de trabalho. Saiba que a Pitágoras conta com todos esses benefícios e ainda o ajuda a trilhar todo esse caminho rumo ao sucesso!

As nossas dicas conseguiram ajudar você? Que tal continuar se informando sobre esse assunto? Confira o nosso post sobre FIES e Prouni e descubra quais são as diferenças entre esses dois programas na prática!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados