7 passos para um desenvolvimento profissional acelerado

profissional no mercado de trabalho

Não dá pra criar uma carreira de sucesso da noite pro dia. Se quiser alcançar um lugar de destaque no mercado e ter reconhecimento na sua área de atuação, você precisa investir em desenvolvimento profissional — ainda durante a faculdade, diga-se de passagem!

Crescer profissionalmente deve ser um processo relevante e urgente. Principalmente agora, quando o mundo enfrenta uma forte crise econômica. Isso sem falar na segmentação de profissões e postos de trabalho cada vez mais estratégicos e disputados.

Então, se você quer finalmente saber o que é desenvolvimento profissional e como colocar isso em prática, precisa ficar com a gente até o final do post. Com poucos minutos de leitura, você vai ter nas mãos as melhores práticas pra decolar na carreira (e não há crise que impeça isso)! Vamos lá?

Priorize seus estudos

Se a concorrência já é pesada pra quem tem curso superior, imagine só pra pessoas que nunca pensaram em investir na educação! Pois é, a verdade às vezes dói, mas você precisa saber que o primeiro passo do desenvolvimento profissional é ir em busca de conhecimento.

Nesse sentido, que tal criar desde já a sua rotina de estudos e transformar isso em um hábito? Lembre também de que estudar não é decoreba de conteúdo pra ganhar notas boas e passar nas disciplinas, ok? A intenção é aprender de verdade aquelas informações que vão ser úteis para o dia a dia da profissão, e nunca parar de buscar coisas novas.

Não vai ser com o fim da faculdade que você vai aposentar os estudos: um bom profissional continua se capacitando continuamente. Você pode fazer isso com uma segunda graduação, especialização, pós-graduação, treinamentos ou simplesmente cursos livres, palestras e leituras. Seja essa pessoa!

Mantenha o foco

Todo o empenho da dica anterior deve seguir um norte. Afinal, ninguém pode desperdiçar o tempo adquirindo conhecimentos que não serão de fato úteis ao seu desenvolvimento profissional, né?

Então, olhe bem pra dentro e encontre o que realmente deseja, pra que isso seja o seu principal objetivo. Se o seu sonho é fazer parte do mercado de trabalho de Psicologia, por exemplo, ou conquistar o salário da Engenharia Civil, direcione todas as suas ações pra que sua carreira seja exatamente como imagina — ou até melhor.

Manter esse foco no objetivo central é importante. Mas você precisa desenvolver também essa capacidade de concentração no que importa de verdade até mesmo nas pequenas tarefas do dia a dia:

  • está na hora de estudar? Elimine as distrações e foco total nos livros ou outros materiais;
  • não está conseguindo estudar sozinho? Em vez de perder tempo se lamentando, conte com a ajuda de cursos livres e estudos personalizados. Se você quer passar no vestibular, por exemplo, veja só como a Trilha do Enem te motiva nessa hora;
  • pensou em gastar seu dinheiro com aquele game novo? Invista a grana em algo que traga retorno no longo prazo. Por exemplo, um livro sobre a profissão que você quer seguir, ou até mesmo aquele curso que inglês que você tanto empurra com a barriga pra começar a fazer!

Faça um bom networking

Os estudos são importantíssimos, claro, mas nada melhor do que a prática pra gerar experiência profissional. Por isso, vale a pena conhecer alguns tipos de currículo. Escolher aqueles que mais se encaixam nas propostas de trabalho as que você deseja concorrer e se coloque à disposição pra aprender com a expertise de quem já está na atuação há mais tempo.

Mais do que isso, aproveite essas conexões com outras pessoas pra criar uma rede profissional, mesmo que ainda na faculdade. Daí surgem boas chances de compartilhar experiências, receber informações em primeira mão ou até mesmo de fazer parcerias.

Esse networking é uma estratégia rica pra descobrir novos caminhos e oportunidades, além de ampliar a sua cartela de contatos pessoais. Um professor pode indicar você pra uma vaga interessante, por exemplo, ou aquele amigo pode te informar sobre um ótimo curso, processo seletivo ou evento da área.

Tenha metas profissionais

Lembra o objetivo identificado quando a gente conversou sobre manter o foco? Pois bem, ele vai guiar sua jornada. Ela deve ser dividida em etapas menores — que chamamos de metas profissionais.

Organize suas prioridades e veja o que é possível alcançar agora e o que vai demandar mais esforço, no médio ou longo prazo.

Uma meta profissional pode ser uma vaga naquela empresa que é referência na sua área de atuação, uma promoção ou uma oportunidade de trabalho fora do país. De qualquer maneira, quais habilidades técnicas e competências comportamentais são necessárias na sua profissão?

Pra cada meta profissional, visualize um planejamento estratégico que direcione suas ações. O seu desejo de trabalhar fora depende de uma língua estrangeira? Comece a estudar hoje mesmo. Aquela vaga pede uma especialização além da graduação? Já comece a se planejar pra isso. Não espere a oportunidade aparecer pra, só então, correr atrás do que é necessário!

Seja uma pessoa atualizada

Não tem como gerar desenvolvimento profissional sem atualização constante. Isso já ficou bem claro até aqui, né? Mas, independentemente da carreira que escolher, você também precisa ficar antenado no mundo.

Isso quer dizer que a sua atuação está inserida num contexto que muda o tempo todo — a cada momento surgem novos conceitos, ferramentas e tecnologias! Diante das tendências, não dá pra ficar parado: o mercado acompanha essa evolução acelerada. Você deve se acostumar a acompanhar as notícias nacionais e internacionais, principalmente aquelas que têm uma relação mais próxima com a sua área de atuação.

Fique por dentro dos acontecimentos políticos, econômicos e sociais e crie o hábito de ler blogs e revistas voltados à sua profissão. A participação em feiras, congressos e outros eventos também te ajuda a se manter atualizado sobre as últimas novidades.

Tenha inteligência emocional

Fazer tudo isso sem estar com a saúde mental em dia pode ser perigoso. Então, outro fator que vai te ajudar a crescer profissionalmente é a inteligência emocional. Essa característica é valorizada no mercado atual, porque te prepara pra encarar oportunidades desafiadoras, com posições de remunerações bem vantajosas.

Alguns já nascem com essa facilidade de gerenciar seus próprios sentimentos, mas dá pra desenvolver sua inteligência emocional com o tempo. Aqui, o autoconhecimento é essencial. Identificar seus pontos fortes e fracos te ajuda a administrar suas emoções diante de diversas situações — de estresse, pressão, cobrança, instabilidade etc.

A inteligência emocional, inclusive, é útil durante uma entrevista de emprego, porque mostra que você tem controle suficiente em lidar com as responsabilidades e desafios do cargo. Essa é uma demonstração de que você tem maturidade de carreira.

Domine outras línguas

A gente deu alguns exemplos até aqui envolvendo esse assunto, porque o domínio de pelo menos uma língua estrangeira não é mais um diferencial em seu currículo: é uma necessidade básica. Isso significa que o mercado já espera que você tenha essa skill.

Com a transformação digital acelerada, surgem muitas oportunidades de programas internacionais, que só podem ser aproveitados se você estiver com o inglês em dia. Essa competência até elimina candidatos em processos seletivos e proporciona os melhores salários, sabia?

Por fim, queremos deixar mais duas dicas certeiras. A primeira delas é aprender a trabalhar em equipe, porque a atuação colaborativa tem sido comum em qualquer área. A segunda é que, aqui na Pitágoras, você já pode sair do curso com um estágio ou emprego garantido, por meio do Canal Conecta. Essa plataforma exclusiva te aproxima das melhores vagas e ajuda a promover um desenvolvimento profissional ainda mais acelerado.

Gostou do que viu até aqui? Saiba que temos muito mais pra compartilhar com você: conheça agora algumas das melhores profissões atualmente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content