7 vantagens de um curso semipresencial

aluna de curso semipresencial

O curso semipresencial te permite uma experiência com a educação digital e presencial. Também chamado de ensino híbrido, é uma modalidade interessante pra galera que precisa da versatilidade do EAD, mas não abre mão dos encontros em sala de aula.

Não é exagero dizer que você une o melhor dos dois mundos, o digital e presencial. Curtiu essa ideia? Então, vem com a gente e fique por dentro das vantagens da graduação semipresencial, formato que encontra aqui na Pitágoras!

Maior flexibilidade de horários

Entre as vantagens do curso semipresencial está a flexibilidade de horários pra estudar. Você sabe da importância de ter um diploma de ensino superior, mas percebe que é impossível fazer as aulas e também trabalhar. Aí pensa: “beleza, posso optar pelo EAD e fazer aulas 100% online, mas quero também interagir com a turma”.

E é pra isso que surgiu a modalidade híbrida. Olha que legal: você acompanha a maior parte das disciplinas pelo ambiente digital — no seu computador, tablet ou smartphone — nos dias e horários que dão mais certo na sua rotina. Só que tem também os encontros presenciais nos polos de ensino, uma oportunidade pra conhecer seus colegas.

Esses encontros não são diários, como no formato tradicional: eles ocorrem algumas vezes por mês e são agendados com antecedência, permitindo que você se organize direitinho pra não perder nenhuma matéria.

Aproveitamento do espaço universitário

Agora que você já sabe o que é um curso semipresencial, acho que percebeu que, apesar de aproveitar tudo de bom que o EAD oferece, também vai marcar presença na instituição de ensino. Isso é bacana porque dá pra ir ao espaço da faculdade, principalmente na hora de aprender aqueles conteúdos mais práticos.

Uso de ferramentas tecnológicas

Nesse modelo que mescla o digital e presencial, vai acompanhar a maior parte das disciplinas — por meio dos conteúdos gravados, exercícios e outros materiais — num Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Essa plataforma é fácil de usar, intuitiva e você acessa nos momentos em que estiver mais livre. Nela, tem também um fórum, em que é possível interagir com tutores online e colegas.

Só que a tecnologia também está presente nos encontros que acontecem no polo de ensino. Isso mesmo: você vai pra unidade da Pitágoras, encontra toda a turma e acompanha as aulas ao vivo, por videoconferência, podendo tirar suas dúvidas, debater os assuntos e apresentar trabalhos, como seminários. Conta ainda com o apoio dos materiais digitais.

Nessa hora, apesar de o professor não estar na sala de aula, a instituição disponibiliza tutores presenciais, que são acadêmicos que fazem essa mediação. Isso que dizer que você tem todo o suporte que precisa pra aprender.

Oportunidade de networking

A tecnologia dá uma força na hora de fazer uma faculdade, permitindo estudar a distância sem ter que bagunçar todo o seu dia a dia. Mas, pra muita gente, faz falta não conhecer os colegas da turma, fazer amizade, conversar e trocar ideias.

Então, você manda bem escolhendo um curso semipresencial, porque vai conhecer a galera que estuda na sua turma. Com isso, tem a oportunidade de começar a construir sua rede de contatos profissional, o chamado networking.

Imagine que um colega trabalha numa empresa e vai abrir uma vaga que é a sua cara? Ele pode te contar isso em primeira mão ou, dependendo da influência dele, até indicar o seu nome para o processo seletivo.

O networking também é legal pra fazer parcerias: já pensou em terminar a faculdade e empreender com alguém que você conhece e confia?

Desenvolvimento de habilidades

As empresas exigem cada vez mais dos candidatos: além do conhecimento técnico, próprio da área de atuação, é importante desenvolver habilidades que são ligadas ao seu comportamento.

Nessa hora, a graduação semipresencial pode ajudar também. É que acompanhar as aulas nos dois formatos demonstra que você tem uma capacidade de adaptação: é flexível pra encarar diferentes projetos ou pra lidar com novos equipamentos e tecnologias.

Ao fazer a maior parte do curso num ambiente online, desenvolve habilidades digitais, ficando familiarizado com diferentes tecnologias, mas também a autonomia e a proatividade. Com isso, pode se virar por conta própria pra aprender e demonstra que tem iniciativa pra buscar novos conhecimentos.

Ótimo custo-benefício

Uma dúvida que já deve ter passado pela sua cabeça é se vale a pena fazer faculdade particular, ainda mais por conta dos custos. Então, a gente precisa falar sobre outra vantagem dos cursos semipresenciais: as mensalidades em conta.

Como você não frequenta diariamente a faculdade, os custos da instituição são menores e isso é repassado nas mensalidades, ficando mais fácil ter essa qualificação profissional.

Aqui na Pitágoras, a gente ainda aceita programas de financiamento, como o Prouni, e oferece bolsas de até 100% na faculdade.

Vai ser uma ajuda e tanto pra conquistar o sonho de ter o diploma do ensino superior. Falando em economia, o fato de não ter que se deslocar todos os dias até a instituição de ensino também dá um fôlego no orçamento, diminuindo as despesas com o transporte.

Reconhecimento do diploma no mercado de trabalho

Quando você escolhe uma instituição de referência, que é o caso da faculdade semipresencial Pitágoras — que oferece um corpo docente qualificado, infraestrutura completa e um suporte nota 10 para o aluno —, encontra boas oportunidades no mercado.

É que as empresas valorizam os candidatos que escolhem a formação completa da Pitágoras. Afinal, demonstram que são antenados com as novas tecnologias e são flexíveis pra trabalhar.

Assim, quando chegar a hora de você procurar um emprego na área que estudou, vai ter um diploma valorizado e pode dar o primeiro passo rumo ao seu sucesso profissional. Ainda mais estudando na Pitágoras, que te ajuda nessa busca com a parceria exclusiva do Canal Conecta.

Gostou de conhecer as vantagens do curso semipresencial? A dica é pesquisar bastante sobre as graduações disponíveis e escolher uma boa faculdade, como a Pitágoras. Em pouco tempo você se forma no ensino superior e consegue se destacar no mercado!

E aí? Pronto pra planejar seu futuro? Aproveite e se inscreva no vestibular online da Pitágoras!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.