curso de engenharia mecânica grátis

Como encontrar um curso de Engenharia Mecânica grátis?

Um curso de Engenharia Mecânica grátis é aquele no qual o aluno consegue uma bolsa integral, ficando dispensado de pagar a mensalidade. Conseguir o diploma nesse modelo não apenas é possível, como existem várias possibilidades pra chegar lá. Assim, você pode tentar bolsas e programas de descontos que cobrem o valor total das parcelas da graduação.

Porém, não podemos nem queremos enganar ninguém. Nesse sentido, é preciso saber que serão necessários muitos esforços e estudos. Por outro lado, essa é uma carreira promissora que pode mudar completamente a sua vida. Dessa forma, você terá um dia a dia mais confortável e ainda vai conseguir ajudar a família.

Ficou com vontade de saber mais sobre a área? Então venha com a gente e descubra como obter um curso de Engenharia Mecânica grátis!

Saiba como é o curso de Engenharia Mecânica

Antes de mais nada, é fundamental conhecer um pouco sobre o funcionamento desse curso e dessa carreira. Afinal de contas, de que adianta se dedicar para obter a bolsa e, depois, não gostar das matérias, não é mesmo?

Nesse contexto, tenha em mente que o curso hoje em dia lida bastante com a tecnologia e com a inovação. Assim, o setor está sempre sendo atualizado. Diante dessa realidade, alunos e profissionais devem se qualificar também em ritmo constante.

Ou seja, além dos 5 anos de preparo na graduação, você terá de estudar por toda a vida. Mas essa é a realidade de todas as profissões, de uma forma ou de outra.

Nessa faculdade, você vai aprender a projetar, construir, operar e consertar os mais diversos tipos de máquinas e equipamentos. Isso inclui automóveis, aviões e seus componentes, ferramentas industriais, peças e sistemas pra aquecimento e refrigeração etc.

Veja quais são as possibilidades de atuação

Já há alguns anos, a área industrial vem passando por um processo de automação, com sistemas e equipamentos cada vez mais inteligentes. Nesse quadro, o profissional terá que ter um bom preparo sobre informática, robótica, inteligência artificial e controle de dados.

Além disso, aquela clássica habilidade com números e com as disciplinas de Exatas também é fundamental. Em outras palavras, o estudante deve ter facilidade pra aprender como funcionam os cálculos na Engenharia Mecânica em matemática complexa.

Com essas habilidades, o formado nesse curso pode conseguir atuar em inúmeras empresas de Engenharia Mecânica, como a Embraer, a Eletrobras, a Vale e a Votorantim.

Porém, outros segmentos não específicos em Engenharia Mecânica também contratam esse colaborador. Observe as áreas possíveis pra atuar:

  • gestão de processos industriais;
  • siderúrgicas;
  • máquinas e equipamentos industriais;
  • vendas técnicas;
  • pesquisa acadêmica em universidades;
  • metalúrgicas;
  • petroquímicas;
  • aeronáutica;
  • controle de qualidade;
  • setor aeroespacial;
  • indústria alimentícia;
  • fábricas de autopeças;
  • empresas de papel e celulose;
  • Empresas de manutenção de equipamentos biomédicos e médicos;
  • pesquisa e desenvolvimento;
  • Usinas hidrelétricas;
  • usinas de açúcar e álcool etc.

Descubra como conseguir um curso de Engenharia Mecânica grátis

Alguns programas e bolsas estão disponíveis pra quem quer um curso de Engenharia Mecânica grátis. Dessa forma, podemos destacar três deles: Prouni (Programa Universidade para Todos, do Governo Federal), Bolsa Enem e Amigo Vale-Prêmio. Assim, em todos esses projetos, é viável conquistar a bolsa de 100%. Confira um pouco mais sobre cada um deles.

Prouni

Uma das alternativas pra cursar faculdade de Engenharia Mecânica grátis é concorrer a uma vaga pelo Prouni. Mas pra participar das seleções, o estudante deve cumprir certas exigências em relação às condições sociais e econômicas.

Desse modo, pra receber a bolsa integral, o candidato não pode ter uma renda familiar acima de 1,5 salário mínimo por pessoa. Com o salário mínimo em R$ 1,1 mil*, a renda per capita na casa não pode ultrapassar R$ 1.650,00. Pra achar esse valor, some a renda de todos que trabalham e divida pelo número de residentes (inclusive os que não têm vencimentos, como as crianças).

Agora, para o Prouni parcial a renda pode ser de até 3 salários mínimos. Nesse caso, o valor do desconto fica em 50% da mensalidade. Veja as demais exigências do programa:

  • ter realizado o Enem mais recente;
  • obter pelo menos 450 pontos nas provas de Conhecimentos Gerais;
  • não zerar na redação;
  • ter cursado o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral em colégios particulares.

Bolsa com a nota do Enem

Outra maneira de arranjar uma bolsa pra Engenharia Mecânica integral é por meio da Bolsa Enem. Nesse caso, muitas faculdades concedem descontos conforme o desempenho nessa prova.

Os valores variam de uma escola superior pra outra. Mas na maioria delas, quanto maior for a nota no Enem, mais interessante será o desconto. Veja um exemplo padrão que costuma ser aplicado nas melhores instituições de ensino.

  • até 600 pontos: 10%;
  • de 601 a 750 pontos: 20%;
  • de 751 a 900 pontos: 80%;
  • acima de 901: 100%.

Amigo Vale-Prêmio

Mais um caminho pra alcançar uma faculdade de Engenharia Mecânica grátis é pelos programas de indicações. Aqui na Pitágoras, temos o Amigo Vale-Prêmio. Nesse projeto, o estudante recomenda a faculdade pra conhecidos, colegas, vizinhos, familiares etc.

Quando essas sugestões se transformarem em matrículas, é possível conseguir scores que dão direito a descontos. Essa pontuação pode alcançar o valor cheio da mensalidade. Assim, o aluno também consegue fazer essa graduação sem pagar.

Como conquistar bolsas de estudos parciais pra Engenharia Mecânica?

Mesmo que não dê certo a sua graduação gratuita, isso não é motivo pra desistir do vestibular. Afinal, existem também as bolsas parciais, que não isentam, mas concedem bons abatimentos nos preços. Ou seja, são muitas as alternativas pra cursar Engenharia Mecânica com desconto.

Se liga no que a gente oferece aqui na Pitágoras:

  • Bolsa incentivo: concedida aos iniciantes que fizerem essa opção na inscrição do vestibular. Serve pra pessoas com dificuldades financeiras e seu porcentual varia;
  • Bolsa Primeiro Semestre: mais uma possibilidade de conseguir bolsa pra Engenharia Mecânica. Com ela, o aluno recebe 20% de desconto nas mensalidades de seus primeiros 6 meses de estudos;
  • Convênio com o setor privado: outro modo de fazer Engenharia Mecânica com desconto é por meio de convênios das faculdades com as empresas. Assim, você pode procurar emprego em companhias que ofereçam algum tipo de financiamento pra seus estudos.

Qual a importância da faculdade para o sucesso profissional?

Não adianta só pensar em arrumar uma bolsa a qualquer custo. Afinal, pra se destacar no mercado de trabalho, você vai precisar de uma boa formação acadêmica. Nesse contexto, a Pitágoras oferece ensino de qualidade.

Assim, será possível sair da faculdade prontinho pra elaborar projetos e prestar serviços de consultorias mecânicas. Além disso, temos um preparo consistente para o conserto e o gerenciamento de uso de aparelhos térmicos, hidráulicos e mecânicos.

Mas você também terá condições de colaborar com a criação e projetos de máquinas e equipamentos ao final do curso. Portanto, pode encontrar oportunidades nos mais variados tipos de indústrias: base, alimentos, roupas, de brinquedos e muito mais.

Ou seja, com o nosso diploma de Bacharelado, você fica sabendo tudo sobre Engenharia Mecânica no mundo atual.

Mas não é só isso! Como estamos falando neste artigo sobre adquirir capacitação de graça, talvez você esteja pensando: “Ah, eu quero estudar com Bolsa na Pitágoras, mas será que é mesmo possível?”. Sim, é completamente viável ter esse benefício aqui! Aliás, trabalhamos com todos os tipos de estímulos que a gente mencionou.

Ainda temos benefícios exclusivos pra uma formação bem completa. Um deles é o Canal Conecta, portal de empregabilidade com vagas nas melhores empresas do país.

Agora é sua vez!

E aí? Ficou animado pra tentar um curso de Engenharia Mecânica grátis? Como você já deve ter percebido, a falta de dinheiro não é motivo pra adiar o sonho da faculdade.

Afinal, com algum esforço e dedicação, o aluno consegue disputar vagas de bolsas em inúmeros projetos. Porém, pra que você realmente tenha direito aos descontos na Engenharia Mecânica, primeiro será preciso passar no processo seletivo! Mas a boa notícia é que dá pra começar agora mesmo! Como? É simples: inscreva-se no vestibular da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.