Como formatar um currículo de engenheiro civil? Vamos te mostrar!

curriculo engenheiro civil

O currículo funciona como uma apresentação profissional de um candidato, como dados pessoais, formação, experiências e outras informações. Só que esse documento precisa ser elaborado de acordo com a área de atuação.

Então, se você quer saber qual modelo seguir pra fazer o currículo de engenheiro civil, veio ao lugar certo. Não é novidade que o curso de Engenharia Civil é tendência, permitindo mandar bem na hora de procurar um emprego. As chances aumentam ao escolher uma faculdade de qualidade e que está antenada com o mercado.

Preparado pra anotar as principais informações que não podem faltar pra criar o melhor currículo de engenheiro civil? Vem com a gente e descubra dicas incríveis pra conquistar seu espaço no mercado de trabalho!

Destaque sua formação no ensino superior em Engenharia Civil

O primeiro passo é destacar o curso superior que você fez. Assim, demonstra para o recrutador que tem a formação que está sendo solicitada pra vaga. Detalhe a instituição de ensino em que estudou, o local e também o ano de início e de conclusão. Veja o exemplo:

Graduação em Engenharia Civil — Faculdade Pitágoras (Belo Horizonte/MG) — 2013/2017

EAD ou presencial

Agora dá pra cursar Engenharia Civil EAD, no formato semipresencial, modalidade de ensino que você encontra aqui na Pitágoras. Muita gente fica na dúvida se o fato de ter feito um curso superior a distância pode tirar pontos de um candidato.

Que nada! Afinal, tanto o EAD como o presencial contam com a mesma qualidade de ensino, sendo que o diploma dos dois formatos é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

A empresa que oferece a vaga não quer saber o jeito que você cursou e sim contratar alguém que tenha as competências pra exercer um bom trabalho. Assim, nem é obrigatório constar no currículo do Engenheiro Civil qual foi a modalidade de ensino.

Saiba que, no fim das contas, quem faz uma graduação a distância pode até se destacar, mostrando que tem autonomia pra estudar e que também desenvolveu habilidades digitais, dominando as ferramentas da plataforma virtual de aprendizagem.

Liste as experiências profissionais começando pela última

Pra ter mais facilidade na hora de procurar as vagas de Engenheiro Civil, a dica é se valer dos grandes portais de oportunidades de emprego e estágio, que reúnem as melhores empresas de diferentes áreas. Quer um exemplo? O Canal Conecta, que é um parceiro da Pitágoras, ajuda nossos alunos a dar o primeiro passo na carreira.

Pra se candidatar a uma vaga, é legal enumerar no currículo as experiências profissionais, da recente pra mais antiga. Coloque o nome da empresa, período em que trabalhou, cargo que assumiu e as atividades realizadas. Confira um exemplo:

ABC Engenharia (2017/2018)

Cargo: Assistente técnico em Engenharia

Atividades: Análise de planejamento dos projetos; análise de cronogramas e documentação e elaboração de relatórios.

Não se esqueça de incluir também no currículo os locais que você estagiou: se ficar na dúvida sobre as informações que precisa colocar, dê uma espiada no relatório de estágio em Engenharia Civil, que vai ajudar bastante.

Pontue os softwares que domina e que usou na faculdade

Seu sonho é entrar em um grande escritório de Engenharia Civil? Então, é preciso colocar no currículo que você entende das tecnologias na área. Assim, mostra que está atualizado e que vai fazer a diferença pra empresa.

Ao montar o currículo de engenheiro civil, liste todos os softwares que você domina, dando preferência para os mais utilizados na área.

Aqui, quem escolhe uma boa faculdade, sai na frente. Os alunos da Pitágoras sabem como usar o SolidWorks, um programa de computação gráfica voltado pra criação de objetos com modelagem tridimensional. Eles têm acesso ao software nos nossos laboratórios especializados, já que nosso objetivo é o aprendizado prático pra que você enfrente todos os desafios do mercado de trabalho e se destaque.

Mencione se fez iniciação científica ou monitoria em Engenharia Civil

No caso de trabalhar para grandes empresas na área da Engenharia Civil, não é obrigatório que você tenha feito um projeto de iniciação científica. Mas, caso tenha essa vivência, não deixe de acrescentar no seu currículo, descrevendo o projeto que realizou e em qual período.

É uma prova que você é uma pessoa interessada em adquirir mais conhecimentos e que aprendeu sobre o método científico. O mesmo vale pra mentorias: se já tiver realizado, não perca a chance de destacar essa atividade no documento.

Liste os workshops e minicursos que participou

Dá pra deixar o currículo do engenheiro civil ainda mais completo, inserindo os workshops e minicursos que participou. Na Pitágoras, os alunos têm acesso a cursos online e gratuitos, que ainda garantem uma certificação de peso, já que são em parceria com grandes empresas do ramo da tecnologia, como:

  • HUAWEI ICT Academ;
  • AWS Academy;
  • AWS Educate;
  • CISCO. 

Não se esqueça de falar sobre o domínio em outros idiomas

Se você busca dicas de como montar um currículo pra engenheiro civil, precisa se lembrar de deixar um espaço pra colocar os idiomas que domina. Calma! Ninguém tem que ser fluente. Então, caso seu conhecimento seja de iniciante, é só colocar como “inglês ou espanhol: nível básico”.

Sai na frente o profissional de Engenharia Civil que sabe uma segunda língua. Por isso, aproveite pra estudar ainda no período da faculdade. Existem alguns aplicativos gratuitos que podem dar uma força pra você aprender o idioma e conquistar as melhores vagas.

Mencione também as atividades extracurriculares

Acha que acabou? Ainda dá pra deixar seu currículo mais atraente mencionando as atividades extracurriculares que realizou, como organização de eventos na faculdade, participação em trabalho voluntário ou em projetos de extensão.

Revise todo o documento antes de enviar

A última dica não é pra acrescentar nenhuma informação, mas pra dar aquela checada geral antes de enviar o currículo. Leia com atenção tudo o que escreveu pra evitar erros de Português. Você pode usar o corretor ortográfico de um editor de texto e também fazer a leitura em voz alta, garantindo que está tudo certo.

Conquiste destaque no mercado!

Quer ingressar com tudo no mercado de trabalho? Comece a elaborar o currículo de engenheiro civil incluindo as principais informações pra chamar a atenção dos recrutadores e conquistar salários médios de R$ 7 mil*. Pra receber uma boa formação e ter todo o suporte pra encontrar as melhores vagas, conte com a Pitágoras!

Comece a construir um futuro profissional de sucesso! Inscreva-se no vestibular online para o curso de Engenharia Civil da Pitágoras!

*Sujeito à alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content