Currículo de Enfermagem: o que não pode faltar?

currículo enfermagem

Como preparar o documento que vai mostrar sua formação, experiência e habilidades na hora de procurar um emprego? Se você quer ser enfermeiro, uma das preocupações deve ser como elaborar o currículo de Enfermagem pra conquistar as melhores vagas.

Por mais que a graduação apresente toda a teoria e prática dessa profissão, não existe uma matéria no curso de Enfermagem que auxilie o aluno a como montar, da melhor forma, o currículo.

Mas, calma! Seguindo algumas regras, você vai mandar bem na hora de procurar o emprego e construir uma carreira brilhante nessa área. Está interessado em saber como fazer esse documento? Não perca as informações que a gente, da Pitágoras, reuniu neste post!

Quais informações não podem faltar no currículo?

Se você busca saber tudo sobre o curso de Enfermagem, é legal entender o que deve constar em seu currículo. Já pensou perder uma vaga porque não colocou uma informação importante nesse documento? Veja a seguir o que não pode faltar.

Dados pessoais

É necessário colocar seu nome completo, idade, endereço, telefone e e-mail. Pode parecer uma recomendação desnecessária, mas saiba que é preciso que as formas de contato no currículo da Enfermagem estejam evidentes.

Lembre-se ainda de atualizar esses dados sempre que necessário, já que um número de telefone errado ou e-mail que não exista mais podem dificultar a comunicação da empresa com você.

Formação

Aqui é a parte em que você reúne os cursos técnicos, de graduação e/ou pós-graduação que já fez ou que estão em andamento. Coloque a data de início e fim de cada formação, bem como o nome da faculdade.

Pra deixar o documento organizado, coloque os cursos em ordem cronológica, começando pelos mais recentes.

Experiência profissional

Nessa parte do currículo da Enfermagem, você vai mostrar o que já fez na área, organizando das experiências profissionais mais recentes para as mais antigas.

Reúna os estágios que fez e, é claro, os locais onde já trabalhou, caso não seja um recém-formado. Coloque o nome da empresa, a posição que ocupou e as atividades realizadas, com as datas de início e término de cada experiência.

Caso tenha passado por muitos estágios e empregos, escolha os mais recentes e importantes pra sua carreira.

Cursos realizados

Não deixe de acrescentar qualificações que vão destacar o seu currículo, como cursos de idioma (concluídos ou em andamento), cursos livres e de tecnologias, como o de algum software voltado para a área.

Outras informações

Por fim, caso tenha realizado um trabalho voluntário, participado em projetos de matérias da Enfermagem ou de um grande evento, como um congresso, inclua essas informações no final do currículo.

Quais cuidados devem ser tomados ao criar o currículo?

Formatar o currículo não está entre as disciplinas de Enfermagem. Mas, como mostramos, não é tão difícil preparar esse documento.

Você deve ter atenção na hora de inserir as informações. Confira a seguir os principais cuidados!

Só coloque foto e pretensão salarial se for pedido

Um erro muito comum dos candidatos é fazer currículo com foto. Só que isso não é legal e pode tirar pontos pra seleção, mesmo que você tenha uma boa qualificação. Então, só coloque sua imagem se isso estiver sendo pedido pela empresa recrutadora.

O mesmo vale para a pretensão salarial. Apesar de você ter a ideia da remuneração mínima que vai aceitar, baseado no salário da Enfermagem (com média de R$ 3.423,04*), só insira essa informação se isso for solicitado.

Utilize cores e fontes neutras no currículo

É importante também escolher cores e fontes neutras na hora de montar o documento. Lembre que o mais importante são as informações e não o estilo do currículo.

Seja honesto na hora de preencher os campos

Só coloque o que é verdadeiro no seu currículo. Os recrutadores conseguem perceber, na entrevista de emprego, se o candidato está mentindo. Por isso, evite esse tipo de situação constrangedora.

Não deixe o currículo muito extenso

Mesmo que você tenha muitas informações pra colocar no currículo da Enfermagem, selecione as mais relevantes e seja sucinto nas descrições. É que o ideal é que o documento não ultrapasse uma página.

Revise o documento antes de enviá-lo

Não se esqueça de revisar o currículo pra evitar problemas de gramática e ortografia. Pega mal você entregar um documento mal escrito. Por isso, leia tudo o que inseriu em voz alta, passe por um editor de textos e confira se não há, inclusive, erros de digitação.

Qual a importância do currículo na área da Enfermagem?

O mercado de trabalho é muito concorrido. Assim, na hora de procurar emprego como enfermeiro, você disputará espaço com muitos candidatos. Além disso, é preciso entender que o recrutador não te conhece nem sabe das suas potencialidades. É o currículo de Enfermagem que fará a sua apresentação, demonstrando que tem as características pra vaga. Em outras palavras: ele funciona como seu cartão de visitas.

Imagine que você faça o curso na Pitágoras, com ótimos professores, matriz curricular completa e atualizada, infraestrutura de primeira e com os melhores laboratórios. Certamente, ao se formar, estará bem preparado para as melhores oportunidades.

A questão é que você precisa saber como inserir essas e outras informações em seu currículo pra fazer valer a boa formação que teve e começar uma carreira de sucesso. E se você já pesquisou o que se estuda em Enfermagem, viu que não tem uma disciplina que explique isso.

Então, apesar das boas perspectivas que essa profissão oferece, bem como a importância da Enfermagem na pandemia, é essencial saber como colocar os principais dados em seu currículo pra impressionar quem faz o recrutamento e conquistar as oportunidades mais vantajosas.

Dessa forma, esse é um documento muito importante, tanto para o estágio em Enfermagem como pra vaga de emprego.

Agora é com você!

Você aprendeu a como elaborar o currículo de Enfermagem, então, comece a planejar seu futuro. O importante é que esse documento tenha uma faculdade de referência pra garantir que teve a melhor formação. Por isso, conte com a Pitágoras pra iniciar essa trajetória profissional de sucesso!

Quer saber qual é o primeiro passo? É simples: é só se inscrever em nosso vestibular!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content