Cronograma de estudos de Medicina: como montar um!

Cronograma de estudos medicina

Desconto nota do Enem

O que mais escutamos falar é na dificuldade de passar no vestibular. Realmente, temos uma avalanche de conteúdos que precisam ser vistos em pouco tempo, e a concorrência é bem alta. Pra quem tem o sonho de se tornar médico, a dificuldade acaba sendo maior ainda. Mas sabia que dá pra virar o jogo? Como? Montando um cronograma de estudos de Medicina.

Isso mesmo! Você vai conseguir ser aprovado no curso de Medicina se começar a organização com antecedência e, assim, dar conta de repassar todas as matérias cobradas no exame.

Quer saber como fazer esse planejamento? Se liga neste post e coloque em prática os 6 passos que a gente, da Pitágoras, reuniu pra você mandar bem nos estudos do vestibular de Medicina!

6 passos pra montar um cronograma de estudos de Medicina

Ficou curioso pra saber como fazer um cronograma de estudos pra Medicina? Vem com a gente e siga o passo a passo pra elaborar essa programação.

Classifique as matérias por grau de dificuldade

A primeira recomendação é que você tenha mais tempo pra estudar as matérias difíceis. Pra isso, o ideal é classificar os temas por grau de dificuldade pra que seja possível fazer uma distribuição inteligente dos assuntos.

Com isso, você consegue ter eficiência, pois pode se dedicar mais aos tópicos complicados e com peso maior no vestibular. Falando nas provas, é importante ter em mente que as faculdades particulares contam com exames menos concorridos que as públicas.

Então, considere essas instituições pra fazer a graduação em Medicina. No curso da Pitágoras, você conta com professores qualificados, uma grade curricular atualizada e toda a estrutura de salas e laboratórios pra receber uma formação completa.

Além disso, oferecemos bolsas de estudo e aceitamos os principais financiamentos estudantis pra Medicina. Assim, você estuda em uma faculdade de referência, mas fica tranquilo em relação às mensalidades. Legal, né?

Estabeleça métodos de estudos complementares ao longo da semana

Sabemos que é difícil manter a concentração diária, mesmo seguindo o cronograma de estudos pra Medicina do Enem e outros vestibulares. É cansativo ficar diante de livros, cadernos e apostilas, fazendo as leituras e exercícios, né?

Por isso, determine um período pra métodos complementares de estudos, como assistir a videoaulas, documentários ou até filmes que abordem um momento histórico. É uma forma de relaxar e não deixar de aprender.

Não se esqueça ainda de incluir o acompanhamento das principais notícias nacionais e internacionais no seu planejamento. Afinal, é preciso ficar craque em atualidades pra mandar bem especialmente na redação.

Defina metas de estudo diárias

Saiba que é natural ficar desanimado nessa maratona de estudos, assim, a dica é se impor alguns desafios. No seu cronograma, estabeleça metas realistas, como estudar um determinado número de capítulos ou resolver uma quantidade de exercícios por dia.

É uma maneira simples de buscar motivação e continuar firme nos estudos pra conseguir a tão sonhada vaga na faculdade de Medicina.

Tour pela prova do Enem

Marque dias e horários específicos pra simulados

Além de repassar todos os assuntos, é legal treinar também como resolver o tipo de prova que você vai fazer, seja o Enem ou outros vestibulares. Aqui, uma das dicas infalíveis para o vestibular de Medicina é determinar dias e horários específicos em sua programação pra resolução de simulados.

Com isso, você fica ligado no tempo que leva para terminar as provas e também quais são as matérias que precisam de um reforço maior.

Separe um período para treinar a redação

A redação tem um peso grande nos vestibulares. Por isso, você pode aumentar sua nota na prova para a Medicina entregando uma boa dissertação. Pra ficar afiado na hora de escrever não tem segredo: é só treinar muito!

Dessa forma, dedique um horário na semana pra treinar a redação. Pode até mesmo usar temas já pedidos nos vestibulares. Com isso, você melhora sua argumentação e até a estrutura de texto.

Pra não correr o risco de perder pontos com erros de gramática e ortografia, o ideal é ter o hábito da leitura, que pode ser de livros, jornais, revistas e sites de notícias.

Tenha foco na revisão

Por fim, é necessário não deixar a revisão de lado. Uma dica é ter o hábito de fazer resumos enquanto estuda, o que vai facilitar o momento de rever os tópicos mais importantes de cada matéria.

Então, não marque bobeira e inclua algumas horas em seu cronograma de estudos para medicina exclusivas pra fazer a revisão. Com isso, você mantém as ideias fresquinhas na cabeça e não vai ter dificuldade na hora do exame.

Entenda por que você deve criar um cronograma de estudos para Medicina

Se quer dicas de como passar em Medicina, precisa entender a importância de elaborar e seguir um cronograma. Você vai enfrentar uma concorrência alta e precisa estar entre os primeiros pra garantir sua vaga, certo? Então, não tem jeito: vai ter que criar uma estratégia de estudos.

O que fazer? Começar a planejar sua semana pra repassar todas as matérias. Sim, é muita coisa que precisa ser revista, mas basta dividir os dias por períodos, estabelecendo quais conteúdos serão vistos em cada horário.

Crie uma planilha e comece a distribuir os conteúdos ao longo da semana. Assim, você não corre o risco de deixar algum tema pra trás, pode se programar pra revisões semanais e consegue, aos poucos, dar conta das matérias que serão cobradas.

O interessante é que você começa a criar o hábito de estudar diariamente e já se prepara pra vivenciar a rotina de um estudante de Medicina. Afinal, na graduação, vai ser preciso muita dedicação –– mas com esse empenho no vestibular, você chega com tudo na faculdade.

Agora é com você!

Comece a se programar com o cronograma de estudos pra Medicina pra ficar craque nas matérias e arrasar no dia da prova. Conte com a Pitágoras pra receber a melhor formação e todo o suporte que precisa pra conquistar seu diploma de médico!

Dê o primeiro passo e invista em seu futuro profissional: inscreva-se no vestibular da Pitágoras para o curso de Medicina!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados