O que é Cosmetologia e como trabalhar na área?

mulher trabalhando com cosmetologia

Desconto nota do Enem

Se você está de olho no mercado da beleza, saiba que essa pode ser uma decisão bem acertada e rentável. Em todo o período da crise econômica brasileira, esse segmento foi um dos menos impactados e, ao contrário de muitos outros setores, não parou de crescer.

De acordo com reportagem da revista Exame, houve um crescimento de 567% nos últimos 5 anos, angariando 480 mil profissionais. Para se ter uma ideia do poder de crescimento, no final de 2018, foi registrada uma movimentação de R$ 47,5 bilhões na área da beleza.

Mas qual é a formação necessária para trabalhar no desenvolvimento e manipulação de cosméticos e produtos voltados ao tratamento estético? A resposta para isso está na Cosmetologia.

Confira nosso post e saiba:

  • o que significa essa profissão;
  • qual é o trabalho realizado na área de Cosmetologia;
  • que formação fazer para exercer essa carreira.

Acompanhe as próximas linhas.

O que é Cosmetologia?

A Cosmetologia pode ser definida como a arte de embelezar o ser humano e, para isso, se dedica a estudar e desenvolver produtos cosméticos. A área agrega inúmeras atividades que vão da pesquisa e criação de produtos para tratamento de unhas, pele e cabelos até a realização de procedimentos em clientes.

Os profissionais da Cosmetologia exercem as mais diferentes funções, o que permite diferentes formações educacionais ― sobre as quais comentaremos adiante. Por esse motivo, você vai encontrar especialistas em uma área específica, por exemplo, em laboratórios e indústrias, e pessoas envolvidas na linha de frente do atendimento a usuários de cosméticos e produtos associados em geral — como é o caso de esteticistas, cabeleireiros, podólogos, maquiadores e consultores de venda.

Resumidamente, as principais funções da Cosmetologia são:

  • estética e embelezamento: tem a função de pesquisar e oferecer cosméticos adequados a cada tipo de pele, unha e cabelos para que seja melhorada a aparência da região sobre a qual o produto é aplicado;
  • conservação: tem o foco na proteção, principalmente da pele e cabelos, dos efeitos nocivos do meio ambiente. São exemplos a radiação solar, as oscilações de temperatura, o nível de umidade do ambiente etc.;
  • correção: tem o objetivo de oferecer produtos e tratamentos para corrigir imperfeições na pele, equilibrar disfunções fisiológicas e prevenir o envelhecimento.

Todo esse trabalho gira em torno da análise de matérias-primas e combinação de nutrientes naturais e sintéticos que possam se converter em produtos de qualidade, capazes de oferecer o efeito ou resultado desejado para o cliente.

Quais são as atribuições do profissional dessa área?

Agora que você já sabe qual é a abrangência da área de Cosmetologia enquanto ciência, vamos listar as principais atribuições de um profissional da área. Confira!

Estudar, criar e aperfeiçoar fórmulas de cosméticos

Esse profissional normalmente trabalha em laboratórios da indústria Cosmética e Farmacêutica. Trata-se do início da fase de produção de cosméticos, em que realiza testes e experimentos, bem como acompanha a elaboração dos produtos que serão distribuídos para o mercado. Nas farmácias, pode trabalhar com farmacêuticos e manipular medicamentos recomendados a pacientes de dermatologistas.

Analisar resultados e efeitos colaterais dos produtos

Ter os melhores resultados em um tratamento estético ou uso de cosmético significa não apenas conseguir o efeito desejado, mas evitar danos ao local de aplicação e à saúde da pessoa. Então, o cosmetologista também procura identificar se esses produtos oferecem reação alérgica ou se podem ocasionar disfunções no organismo decorrentes de sua aplicação.

Tour pela prova do Enem

Identificar produtos mais indicados para cada pessoa

Para que os tratamentos estéticos sejam eficientes e a própria área da beleza gere os resultados esperados, cada pessoa precisa adotar produtos indicados para seu tipo de pele, cabelo e unhas.

Por isso, o cosmetologista também analisa quais produtos teriam a maior eficácia em seu uso, tanto na fase laboratorial quanto no contato com os clientes (tratamento e vendas).

Atuar na aplicação de produtos estéticos, preventivos e corretivos

Como dissemos, um cosmetologista também atua em procedimentos estéticos e de beleza. Então, ele pode atuar em clínicas, salões de beleza, spas e outros locais onde realizará esse tipo de atendimento a clientes e pacientes.

Realizar consultoria e pesquisa de mercado

Na área de marketing e vendas, o cosmetologista pode trabalhar como consultor de cosméticos e atuar diretamente com clientes e profissionais da beleza. Para isso, atua na apresentação e comercialização de produtos, treinamentos, eventos e assim por diante.

Ao trabalhar em uma empresa do ramo, também pode ser vinculado à gestão estratégica e realizar pesquisas de mercado na Cosmetologia para identificar tendências para a expansão dos negócios da beleza.

Qual curso é preciso fazer para se tornar um Cosmetologista?

Para se tornar um cosmetologista, existem diferentes maneiras. A primeira delas é realizar um curso técnico-profissionalizante, que oferecerá um certificado em nível médio-técnico. A outra forma é a graduação.

A formação em Estética e Cosmetologia vai além dos objetivos do curso técnico, ao oferecer aprofundamento teórico e prático necessários para a certificação em um curso superior — como horas de estágio obrigatório, carga horária elevada de estudos etc., para que o aluno consiga encontrar melhores oportunidades de trabalho.

Para conquistar esse diploma, os cursos ideais são os de Farmácia e Biomedicina. Em sua grade curricular, eles apresentam disciplinas essenciais para os futuros profissionais, que poderão trabalhar em:

  • farmácias: farmacêuticos especializados na manipulação de cosméticos;
  • clínicas estéticas: graduados em Cosmetologia e especialistas em estética e tratamentos para a pele e o corpo;
  • laboratórios: farmacêuticos e biomédicos que atuam na pesquisa, testagem e criação de cosméticos;
  • salões e clínicas de beleza: é muito comum profissionais da beleza graduarem-se em Estética e Cosmetologia. Com essa especialização, é possível ampliar a oferta de serviços e incluir diversos procedimentos e tratamentos para os clientes.

Vale lembrar que nada impede que você faça uma faculdade depois do curso técnico! Então, para complementar o aprendizado e conquistar as melhores oportunidades de empregabilidade, não perca tempo e vá em busca da formação!

Tudo se torna ainda mais fácil quando se tem uma formação de qualidade, em uma faculdade que cuida de perto do seu aprendizado. Aqui na Pitágoras, além dessa preocupação com os estudantes, ainda oferecemos uma infraestrutura de excelência, professores atualizados nas tendências de mercado e conteúdos condizentes com a atuação dos profissionais de Cosmetologia.

Isso sem falar no Canal Conecta, que auxilia os estudantes na busca pelas melhores oportunidades de emprego e estágio. O Portal do Aluno é outra das vantagens, pois dá acesso a atividades interativas, aulas online e muito mais! Se tiver interesse, faça já a sua inscrição ou transferência para a Pitágoras!

Você percebeu que a Cosmetologia é uma área que permite um leque de possibilidades de formação. Independentemente de qual for sua escolha, o mais importante é investir em educação e certificação profissional, a fim de conquistar maior empregabilidade e vantagens competitivas no mercado.

E quer saber como conquistar ainda mais experiências durante a faculdade? Então, continue no blog e saiba como empreender mesmo antes de ter o diploma em mãos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 136

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados