Qual é a função do Conselho Regional de Medicina?

profissionais de medicina

O Conselho Regional de Medicina é um órgão que fiscaliza o exercício do médico, estabelece boas práticas de trabalho e atua em prol da saúde da população. É a entidade que concede também o número de registro do médico no seu estado, atestando que ele pode exercer legalmente essa profissão.

É só a gente prestar atenção quando recebe uma receita médica, em que é obrigatório ter o carimbo com o nome e o número de registro do CRM desse profissional.

Se pretende prestar Medicina, vai gostar de conferir as informações que a gente da Pitágoras trouxe pra você. Vamos mostrar a função desse Conselho, a importância para os médicos e também pra sociedade e como se organizar pra, depois de formado, obter esse documento!

Qual é a função do Conselho Regional de Medicina?

Como a gente comentou lá em cima, esse órgão concede o número de registro para os formados em Medicina e também pra empresas que prestam serviços e atendimento na área (clínicas, hospitais, laboratórios, entre outros).

Se você se forma como médico, só vai poder trabalhar no segmento de seu interesse, como Medicina do Trabalho, Dermatologia, Psiquiatria, Medicina Integrativa e outras, se tiver esse registro.

Mas não pense que o Conselho Regional de Medicina fica restrito a essa função. Na verdade, os registros de cada estado são necessários pra que o exercício profissional ocorra dentro da lei e siga boas práticas que valorizem a área, os médicos e também não tragam riscos à população.

Qual é a importância do CRM Médico?

Se quer ficar por dentro de tudo sobre Medicina, precisa saber também da importância dessas entidades. Os conselhos são autarquias federais que estão presentes em todos os estados brasileiros com o objetivo de ficar de olho na ética profissional médica.

Como eles fazem isso? Além de criarem resolução e pareceres, há outras ações dessa entidade –– como a gente te mostra a seguir.

Fiscalização

Uma função importante dessa entidade é justamente fiscalizar as condições de trabalho médico em instituições de saúde. Dessa forma, ela conta com um departamento que realiza vistorias em estabelecimentos de saúde públicos ou privados, auxiliando na apuração de alguma denúncia.

A intenção é garantir que o profissional exerça suas atividades num local adequado pra que possa atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento em saúde com segurança. Isso é importante pra que os pacientes também recebam um atendimento digno e de qualidade.

Cumprimento de boas práticas

O Código de Ética Médica estabelece qual deve ser a conduta profissional dos médicos, ou seja, quais atitudes eles devem ter no seu dia a dia pra atender pacientes e familiares, lidar com outros médicos e até mesmo junto às instituições de saúde em que trabalham.

O Conselho Regional de Medicina trabalha pra verificar se os princípios estabelecidos nesse documento estão sendo cumpridos. Nesse sentido, recebe as denúncias, faz apurações e abre sindicâncias que podem resultar na cassação do registro do profissional, o que o impede de trabalhar na área.

Por exemplo: apesar das várias áreas de atuação em Medicina, um médico não pode declarar que tem uma especialidade caso não conte com esse título. Dessa forma, se a entidade descobrir esse caso vai impor sanções a esse profissional.

Segurança do paciente

Quando a gente fala em Medicina, qualquer erro pode ter consequências sérias, já que ela lida com a saúde das pessoas. Então, dá pra entender a importância de contarmos com um conselho que oriente e fiscalize a prática médica, né?

Erros podem ocorrer por omissão, negligência ou ainda por situações que são impossíveis de controlar. Por isso, a entidade trabalha em cima desses casos, investigando o que pode ter acontecido pra aplicar as medidas necessárias.

Transparência para a população

A gente tem que destacar também que, nos sites dos conselhos estaduais de Medicina, você pode consultar o médico com CRM pra que possa passar pela consulta ou por qualquer outro procedimento com mais tranquilidade. Dá pra checar também se a clínica médica ou hospital tem o registro na entidade.

O que é preciso pra conseguir o CRM médico?

Agora você já viu o que faz o Conselho Regional de Medicina, deve estar curioso pra saber o que é preciso fazer pra conseguir o CRM ou registro médico. Bom, o primeiro passo é terminar o curso de Medicina. Pra garantir o atendimento aos requisitos, nada melhor que escolher uma faculdade de qualidade.

Aqui na Pitágoras, a gente tem um corpo docente de excelência, uma infraestrutura completa pra sua formação, formas de ingresso facilitadas e outros benefícios exclusivos. Um deles é o Canal Conecta, que te ajuda a conquistar vagas de emprego e estágio nas melhores empresas do país.

Depois, basta o recém-formado consultar o endereço da entidade mais próxima do seu estado e levar toda a documentação. É que a entrada nesse processo deve ser feita de forma presencial.

Como se inscrever no Conselho Regional de Medicina?

Quer deixar anotado o passo a passo pra se inscrever no Conselho e ingressar de vez nessa promissora área da saúde? Veja só as informações que a gente separou pra você!

Procedimento

É preciso preencher a ficha cadastral disponível no site da entidade e se dirigir à sede do Conselho Regional de Medicina mais próximo pra levar:

  • diploma original junto a uma cópia simples frente e verso;
  • cópia simples dos documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, certificado militar com prova de regularidade;
  • cópia simples do comprovante de residência no seu nome;
  • 3 fotos 3×4 recentes com fundo branco, mas que você esteja sem os óculos e sem adereços, como chapéus e bonés. Não é permitido imagem com regatas ou decotes.

Taxas

Além da ficha cadastral e cópias de documentos, você deve recolher a anuidade e taxas. É supersimples: basta imprimir o boleto pelo site do Conselho, fazer o pagamento e mostrar o comprovante. Como os valores podem variar de estado pra estado, o ideal é fazer a consulta na página do Conselho Regional de Medicina em que você for fazer o registro.

Inscrição sem diploma

Olha que legal: mesmo que ainda não tenha o diploma, você pode pedir uma declaração de colação de grau pra instituição de ensino e se dirigir à sede da entidade. Mas fique ligado: é obrigatório apresentar o documento original dentro de, no máximo, 120 dias depois do pedido pra fazer o CRM.

Deu pra entender o que é CRM? Então você deve ter percebido que, pra mandar bem como médico, é preciso ficar por dentro de como funciona o Conselho Regional de Medicina. É uma entidade que vai valorizar essa carreira, o profissional e ainda garantir que a população seja atendida com qualidade e segurança.

Não deixe o seu sonho de fazer o curso de Medicina pra depois! Se inscreva agora na Pitágoras e dê o primeiro passo rumo ao sucesso profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content