É possível conseguir o diploma do Ensino Médio pelo Enem?

conseguir o diploma do ensino médio pelo enem

Desconto nota do Enem

Terminar o ensino médio é o primeiro passo pra trilhar seu caminho rumo a um futuro de sucesso. Isso porque o diploma desse nível de ensino confirma que você finalizou a longa etapa da educação básica e já tem condições de entrar na faculdade.

Porém, a situação de vida de algumas pessoas acaba levando-as a não concluírem o ensino médio na idade adequada e, por isso, precisam encontrar outros meios pra conseguir essa certificação.

Aliás, surgem muitas dúvidas a respeito de como é o processo pra isso e, inclusive, se é possível conseguir o diploma do ensino médio pelo Enem. Então, neste post vamos responder a essa e outras questões, bem como dar dicas do que você pode fazer depois da conclusão dessa etapa. Vamos lá?

É possível terminar o ensino médio pelo Enem?

Não é possível conseguir o diploma do ensino médio pelo Enem. Simples assim. Mas não se assuste assim com essa resposta. De fato, trata-se de uma dúvida mais comum do que você imagina, especialmente porque houve um tempo em que o Exame Nacional do Ensino Médio era utilizado como recurso pra obtenção do certificado.

Essa mudança aconteceu porque os objetivos do Enem se transformaram ao longo dos anos. Quando o exame foi criado, em 1998, o intuito era avaliar o nível do aprendizado dos alunos do ensino médio e, eventualmente, contribuir com a pontuação do vestibular –– se as faculdades adotassem essa prática, mas isso era um bônus, digamos.

A partir dos resultados da prova do Enem, a ideia do Ministério da Educação (MEC) era conhecer as competências e habilidades dos alunos e, com isso, propor novas políticas educacionais, métodos de ensino, infraestrutura, orçamento etc. –– algo mais voltado à educação como um todo.

Desde a primeira edição, o exame cresceu e ganhou tanta importância que entre 2014 e 2017 pôde, de fato, ser usado como maneira de se formar no ensino médio. Você fazia a prova e, se tivesse uma nota razoável, podia solicitar o diploma.

Só que o caráter do exame mudou e, a partir de 2017, outra prova de certificação que também já existia passou a ser utilizada pra esse fim. Estamos falando do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Continue a leitura, pois falaremos sobre ele adiante.

Por que não é mais possível conseguir o diploma do ensino médio pelo Enem?

Um pouco depois da reforma do ensino médio, em fevereiro de 2017, no mês de abril daquele ano, o MEC decidiu que o Enem se tornaria uma porta de entrada dos alunos para o ensino superior.

Tanto que hoje ganhou o apelido de maior vestibular do país. É usado não somente pra complementar a nota nas faculdades públicas e privadas, mas também como a única forma de participação processo seletivo unificado que inclui instituições públicas de todo o país.

Também há várias maneiras de usar o Enem pra faculdades particulares. Na Pitágoras, se sua nota do Enem for realmente boa, nem é preciso prestar vestibular, pois a pontuação pode substituir a avaliação tradicional.

Você também pode receber bolsas de estudo e descontos na mensalidade com essa forma de ingresso. Não é ótimo? Estudar pagando menos ou até de graça somente por causa da nota do exame? Então, vale a pena estudar bastante para o Enem!

Quais são os outros caminhos pra conseguir o diploma do ensino médio?

Agora que você já entendeu como é a relação entre ensino médio e o Enem, vamos apontar os caminhos pra conseguir seu diploma. Vale lembrar que ambos são indicados pra jovens fora da idade escolar e adultos.

Tour pela prova do Enem

Encceja

Como dissemos, o Encceja é a prova que substituiu o Enem no oferecimento do diploma. Essa avaliação é gratuita e acontece anualmente. Na verdade, oferece certificados para os ensinos fundamental e médio. Pra isso, são avaliações diferentes e com conteúdos específicos de cada fase.

Quanto à estrutura, as provas bem parecidas com o Enem. São 4 avaliações, que acontecem num só dia, de manhã e à tarde. Cada uma tem 30 questões (120 ao todo), mais uma redação. Pra receber o diploma, é preciso tirar, no mínimo, 100 pontos nas médias e 5 pontos no texto escrito.

Porém, existem dois tipos de certificação:

  • certificação de conclusão do ensino médio: pra quem foi bem nas provas e obteve as notas mínimas;
  • declaração parcial de proficiência: caso o candidato tenha ido bem em alguma das provas, mas não em todas, ele fica dispensado de refazê-la na próxima edição do exame. Logo, terá menos matérias pra estudar.

Supletivo

Podemos dizer que o supletivo é um ensino médio fora de época, ou seja, você vai fazer um curso presencial ou online, no qual aprenderá as matérias e terá avaliações.

O supletivo é uma saída muito boa pra quem teria dificuldades de estudar sozinho e deseja ter o acompanhamento de algum professor. Assim como na escola, se suas competências e habilidades forem comprovadas, você pode receber o certificado de conclusão de curso sem ter de prestar nenhum exame a mais.

A duração do curso também é menor. Enquanto o ensino médio regular dura três anos, o supletivo tem duração mínima de 1 ano e meio –– metade do tempo. Isso acontece porque as aulas são mais concentradas e as atividades, mais objetivas.

Terminei o ensino médio, qual é o melhor caminho?

Diploma nas mãos, muitas dúvidas na cabeça. Isso é algo bem comum. Então, veja algumas sugestões do que fazer depois de se formar no ensino médio!

Preste o vestibular direto

Já começou a se preparar para o vestibular e acha que dá pra passar? Então, pode começar a prestar os exames. Dessa maneira, você não perde o pique dos estudos e já inicia o novo ano fazendo uma faculdade.

Mas uma dica: só preste o vestibular direto se você tiver certeza de qual carreira seguir. Do contrário, não tenha pressa.

Passe um tempo estudando para o Enem

Se seu curso é mais concorrido ou se você está em dúvida sobre sua profissão, tire um tempo pra estudar. Foque o Enem especialmente, por conta da importância que a nota tem. Além disso, muitos dos conteúdos do exame são cobrados em outros vestibulares.

Tenha experiências profissionais pra orientar sua futura carreira

Você pode experimentar um pouco da fase adulta trabalhando antes de entrar na faculdade. Sobretudo se você tem alguma habilidade, pode arrumar um trabalho temporário ou começar a prestar serviços por conta própria. Assim, vai conhecer um pouco sobre a carreira desejada e o mercado.

Faça a sua parte!

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a saber como conseguir o diploma do ensino médio pelo Enem. Pra terminar, lembra que comentamos sobre bolsas de estudos e descontos com sua nota no exame? Ela pode valer até 100% de bolsa em sua graduação!

Então, acesse este material gratuito que fizemos pra você e calcule seu desconto com a nota do Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 45

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados