Conheça os cursos de pós-graduação em Enfermagem da Pitágoras

aula prática de enfermagem

A enfermagem é uma área de atuação milenar muitas vezes escolhida por estudantes por três motivos: desejo em ajudar ao próximo, saber que nunca ficará sem oportunidades no mercado e sempre poder se especializar ainda mais. Aqueles que escolhem esse ramo precisam estar prontos para tudo e conhecer as novidades para vencer os desafios diários. Por isso, investir na pós-graduação em Enfermagem pode ser o caminho certo para a sua carreira.

Para cursar essa especialização é necessário primeiramente que a pessoa entenda quais são os seus limites quando é necessário aplicar os primeiros socorros em quem precisa de ajuda. Existem pessoas que possuem talento nato quando é necessário enfaixar, limpar, tirar sangue, entre outras funções essenciais da enfermagem. Portanto, analise primeiramente qual o motivo para fazer a especialização.

Para aqueles que aceitam a missão de enfrentar o dia a dia de um hospital, saiba que existem momentos difíceis, como lidar com perdas e pacientes terminais, mas também há satisfação em poder ajudar ao próximo, ver um paciente receber alta depois de um tratamento difícil e muita gratidão vinda das pessoas que recebem o atendimento.

Opções de pós-graduação em Enfermagem

Já considerou bem todos os pontos? Então, descubra qual a área que você mais se identifica para começar a sua pós-graduação:

Pós-graduação em Enfermagem no trabalho

Essa área tem crescido muito junto à preocupação com cada funcionário que existe hoje nas empresas. É importante garantir que a saúde de seus cooperados esteja em dia para que o trabalho seja executado com mais qualidade e para que a sua equipe possa entregar um resultado satisfatório sem necessidade de se esforçar além do seu limite.

Fadiga, falta de ar, dores no estômago, dor de cabeça são sintomas de um nível de estresse alto no ambiente do trabalho e cabe ao profissional especializado garantir que esse mal-estar seja extinto de vez em sua rotina. Além disso, são responsáveis pelo atendimento ágil de acidentes de trabalho em que é necessário realizar procedimentos com urgência e propriedade.

Pós-graduação em enfermagem home care

Essa é uma função cada vez mais procurada por pacientes que têm doenças crônicas ou aqueles que já tem idade avançada, já que esses públicos têm mais dificuldades em sair de casa. Os enfermeiros home care ou assistente domiciliar, como também são chamados, são responsáveis por trazer os cuidados de uma clínica ou hospital direto para a casa do paciente, respeitando a sua rotina, seu ambiente e seus horários.

Para encarar esse desafio é importante ressaltar que o enfermeiro precisa ter todas as habilidades que seriam exigidas em um hospital, além de ter paciência e cuidado em lidar e acompanhar com o mesmo paciente todos os dias ou semana.

Pós-graduação em enfermagem em oncologia

Engana-se quem acha que só o conhecimento teórico será o suficiente para ser um bom enfermeiro em oncologia. Nessa área, a empatia e o conhecimento se encontram para poder oferecer o melhor atendimento ao paciente, que muitas vezes estão com a saúde debilitada, o emocional abalado e o psicológico precisando de atenção. Claro que um único enfermeiro não conseguirá atender a todas essas áreas de necessidade, mas é importante ter como qualidade a paciência e a empatia para fazer com que o atendido se sinta melhor.

No caso das mulheres, por exemplo, é normal que tratamentos de quimioterapia e radioterapia as façam perder os cabelos, um grande símbolo da segurança e da feminilidade. Ter uma enfermeira que consegue entender os conflitos internos além de administrar a medicação pode fazer toda a diferença no tratamento e em aumentar a facilidade de convencer um paciente a tomar seus remédios, por exemplo.

Pós-graduação em enfermagem em saúde mental e psiquiátrica

Essa especialização tem como objetivo identificar as necessidades do paciente com transtorno mental e auxiliar na família sobre o tratamento e acompanhamento para poder trazer qualidade de vida para ambas as partes. Também é responsabilidade do enfermeiro administrar os medicamentos e se informar sobre as melhores formas de tratamento para cada tipo de transtorno psiquiátrico que ele irá atender.

Agora que você já conhece alguns dos cursos de especialização da Pós Pitágoras, pode fazer a sua matrícula e iniciar essa nova jornada. Com sistema de ensino EAD e duração entre 6 e 10 meses, você pode flexibilizar o seu horário de estudo e assistir às aulas no momento em que se sentir mais confortável, podendo até mesmo conciliar o horário de trabalho com a jornada acadêmica. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content