Concurso público ou vestibular: em qual investir?

concurso público ou vestibular

Desconto nota do Enem

Ao finalizar o ensino médio, também buscamos maneira de entrar no mercado de trabalho e, dentre tantas opções, o concurso público é uma das mais tentadoras.

Mas, pra uma decisão tão importante como essa, é preciso considerar algumas coisas antes, como a possibilidade de adquirir, antes de fazer um concurso público, um diploma de graduação. Já pensou nisso?

Não é uma escolha fácil decidir entre o concurso público ou vestibular. Várias pessoas miram a carreira pública por conta dos benefícios e da estabilidade; por outro lado, o diploma de graduação é um requisito essencial pra quem deseja conquistar boas vagas no mercado de trabalho. Então, o que fazer?

Neste post, vamos te ajudar a encontrar uma resposta, explicando como é participar de um concurso público sem ter uma graduação e, em seguida, listar as vantagens de entrar primeiro em uma faculdade. Venha com a gente e confira as dicas!

Como é participar de um concurso sem ter feito uma graduação?

Vagas pra concursos públicos que aceitam candidatos sem graduação exigem apenas o diploma de ensino médio e, no geral, oferecem remunerações um pouco acima do salário mínimo — que, atualmente, está no valor de R$ 1.102 após os últimos reajustes.

As vagas, geralmente, fazem parte do setor administrativo de empresas e órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Nesse caso, as funções exigidas dos servidores estão ligadas a práticas burocráticas e, além do salário, o profissional tem direito a um conjunto mínimo de benefícios.

A carga horária, na maioria das vezes, é de 8h diárias e, ao contrário do que acontece em vagas de nível superior, o salário do servidor não passa por significativos aumentos com o tempo. Isso significa que o valor da remuneração praticamente não muda ao longo dos anos.

A seleção pública pra cargos de nível médio geralmente é composta por uma única prova de múltipla escolha, com questões que envolvem assuntos do ensino médio e temas específicos ligados ao cargo que o candidato vai disputar.

Como não exigem qualificações específicas, os concursos de nível médio acabam atraindo muitos candidatos por vaga, o que torna a disputa extremamente competitiva, ainda mais se você pensar que há candidatos que se preparam durante anos para as provas.

Em suma, quando comparamos com os concursos públicos de nível superior, os de nível médio oferecem baixos salários, cargos com funções repetitivas, pouca perspectiva de evolução e alta concorrência por vaga.

Quais são as vantagens de investir na graduação?

Agora, veja por que vale a pena fazer uma graduação se você quiser seguir uma carreira pública.

Concursos públicos de nível superior com melhores salários

A especialização do candidato em seleções de concurso público é um forte fator pra avaliar o valor do seu salário. No geral, quanto mais você se especializa, mais alta é sua remuneração. O primeiro passo, então, é ter um diploma de graduação.

Tour pela prova do Enem

Os concursos de Direito se destacam por oferecerem os maiores salários em concursos no Brasil. Inclusive, escolhendo essa área de atuação, você pode contar com a LFG Concursos, parceira da Pitágoras, pra encontrar a opção certa de concurso e construir seu futuro.

Maior chance de aprovação em vagas pra carreiras públicas

Ter um diploma de graduação é um dos fatores que aumentam sua pontuação na disputa por vagas em concursos públicos. Até mesmo se você for disputar uma vaga de nível médio, o diploma pode ajudar a ganhar posições na frente dos candidatos concorrentes.

Vantagens no mercado de trabalho

As empresas privadas também veem com bons olhos candidatos que passaram por uma graduação. O diploma tem sido um critério cada vez mais basilar pra que as pessoas consigam vagas de trabalho com benefícios e salários acima da média.

Possibilidade de especialização

Como vimos, a graduação é apenas o primeiro passo pra você adquirir mais especializações na sua área de atuação. Após os anos de faculdade, é possível fazer cursos de pós-graduação, que duram apenas 2 anos, e aumentar consideravelmente suas chances em concursos públicos.

Afinal, fazer vestibular ou concurso público?

Ok, até aqui deu pra entender que fazer um concurso após a graduação é, sem dúvidas, uma excelente opção. As vantagens valem tanto pra vagas como servidor federal quanto estadual ou municipal.

Mas saiba que ainda há a possibilidade de conciliar a faculdade com o estudo pra concursos. A princípio, essa ideia pode parecer assustadora! Afinal, são duas atividades pesadas, que requerem o máximo de foco nos estudos. Mas, acredite, isso é possível.

Não é a coisa mais fácil do mundo, é claro, mas o esforço é recompensado! Basta pensar no ‘glamour’ de já sair da graduação aprovado em um concurso público.

Se você não vê a hora de começar a faculdade, saiba como encontrar os vestibulares menos concorridos. Outra dica poderosa é avaliar a possibilidade de ir em busca de um diploma EAD, principalmente se você quer conciliar faculdade e os estudos da seleção do concurso.

O ensino a distância vai garantir a flexibilidade de horários de que você precisa para as demandas da faculdade e a preparação para o concurso. Sem falar da economia de tempo e dinheiro, pois as mensalidades do EAD são menores comparadas às de cursos presenciais, e você não precisa se deslocar diariamente para a faculdade.

Garanta todas essas vantagens, indo em busca de uma faculdade com todos os diferenciais da Pitágoras, como apoio personalizado, alta taxa de empregabilidade no mercado de trabalho, bolsas de estudo e oportunidade de encontrar vagas de emprego e estágio no Canal Conecta.

Agora é com você!

Independentemente da escolha entre concurso público ou vestibular, uma coisa é certa: estudar é em si já uma ótima iniciativa. Mas, quando você opta por fazer uma faculdade, seu horizonte de aprendizado é incrivelmente expandido. Além disso, o diploma de graduação é a garantia de muitas vantagens na busca por uma carreira pública.

Aqui vai uma dica extra: fazendo o vestibular da Pitágoras, você pode usar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pra conseguir uma bolsa de 100%. Faça agora uma simulação de quanto seria a porcentagem de desconto com sua pontuação, basta usar nossa calculadora!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados