Como funcionam os concursos de Engenharia de Produção?

concurso engenharia de produção

Desconto nota do Enem

A busca por concursos no setor público é o caminho que muitos brasileiros escolhem pra alcançar a tão sonhada estabilidade financeira, principalmente quando o mercado de trabalho não oferece a valorização que os profissionais desejam. Nesse contexto, os concursos de Engenharia de Produção têm sido o alvo de formados na área.

Essa é uma alternativa que pode proporcionar salários ainda mais altos do que a média oferecida pelas empresas, além das garantias e dos benefícios associados. Então, se você está no curso superior de Engenharia de Produção ou deseja trabalhar nessa área, veja como funciona essa possibilidade da profissão!

Quais são os principais concursos do Brasil pra Engenharia de Produção?

Para os futuros engenheiros de produção, explicamos aqui como funcionam os principais concursos públicos do Brasil pra área. Confira!

Marinha do Brasil

O concurso para o corpo de engenheiros da Marinha (CP-CEM) é realizado anualmente, o que permite ao candidato se planejar com antecedência pra conseguir a aprovação. Esse é um dos certames mais concorridos do país, com salários acima da média pra engenheiros, planos de carreira e outros benefícios.

Os engenheiros de produção aprovados no concurso ingressam no Centro de Instituição Almirante Wandenkolk, localizado no Rio de Janeiro, onde fazem o Curso de Formação de Oficiais (CFO) pra se tornarem militares oficiais da Marinha do Brasil.

Após a formação, o engenheiro de produção é nomeado primeiro-tenente e recebe, além do salário de R$ 8.245,00 (fora os adicionais), direito à aposentadoria integral, alojamento, alimentação, auxilio-fardamento, assistência média etc.

O concurso da Marinha é organizado em duas prova escritas. A primeira conta com questões objetivas de matemática e física, além da redação. A duração é de, no máximo, 4 horas. A segunda dura 5 horas, tem perguntas discursivas que exigem conhecimentos específicos e a tradução de um texto.

Além das provas escritas, o candidato do concurso participa da prova de títulos (PT), realiza uma inspeção de saúde (IS), passa por uma avaliação psicológica (AP) e por um teste de aptidão física (TAF).

Petrobrás

O concurso da Petrobras é outro bastante esperado por concurseiros que buscam salários altos e muitas vagas em diferentes áreas, inclusive em Engenharia de Produção. Não é por acaso que ele está entre os mais concorridos do Brasil. Os engenheiros aprovados recebem um salário de pelo menos R$ 6.242,99.

Na rotina de trabalho, eles conduzem a gestão de produção industrial: realizam a manutenção de equipamentos em unidades industriais, conferem a produção de materiais e equipamentos, desenvolvem estudos de efetividade técnica e fiscalizam serviços de montagem e construção. Também podem atuar em atividades relacionadas com as suas respectivas áreas de especialização.

A prova do curso é organizada com 20 questões de conhecimentos básicos (10 de inglês e 10 de português) e 50 questões sobre especificidades. A inspeção de saúde (IS) e a avaliação psicológica do candidato também fazem parte do processo seletivo.

Concurso da Transpetro

No concurso da Transpetro, a CESGRANRIO é a banca organizadora, a mesma do concurso da Petrobrás. Isso é algo positivos para os candidatos que participam dos dois certamos, já que facilita a preparação para as seleções de maneira simultânea. Na Transpetro, o engenheiro aprovado tem lugar garantido em uma das maiores empresas da Engenharia.

Os candidatos aprovados recebem assistência organizacional, assistência multidisciplinar de saúde e benefício de farmácia, além do Programa de Assistência Especial (concedido a candidatos com deficiência, filhos de empregados) plano de previdência complementar etc.

A prova contém 30 questões de conhecimentos específicos e 20 questões de conhecimentos básicos, totalizando o número de 50. A parte desses últimos inclui 10 enunciados de Português e 10 de Inglês Técnico Marítimo.

Como aumentar suas chances em concursos de Engenharia de Produção?

Os concursos na área de Engenharia de Produção recebem muitos candidatos por vaga, o que demanda dos participantes cuidados especiais pra se destacar e aumentar as chances de aprovação.

Tour pela prova do Enem

Tenha uma base sólida da graduação

As provas de Matemática, Física e a prova específica trazem questões com noções simples e complexas de cálculo e lógica que são exercitadas por alunos que passam pela graduação em Engenharia de Produção.

Aqui na Pitágoras, veja algumas disciplinas da grade curricular de Engenharia de Produção que abordam esses assuntos:

  • Logística Empresarial;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Física Geral e Experimental (Energia);
  • Física Geral e Experimental (Mecânica);
  • Métodos Matemáticos;
  • Pesquisa Operacional – Programação Matemática.

As provas do concurso pra engenheiros de produção comumente trazem questões sobre estática, eletricidade, eletromagnetismo, cálculo numérico, álgebra linear, probabilidade e estatística. lógica empresarial e análise financeira. Para as mais específicas, vale entender tudo sobre Engenharia de Produção que você aprende na graduação.

Vale lembrar que o diploma de Engenharia de Produção é uma das exigências pra disputar uma vaga na área. Pra fazer parte do Corpo de Engenheiros da Marinha, por exemplo, é preciso passar pela prova de títulos, na qual sai na frente de quem graduação e especializações.

Se o candidato fez o curso técnico em Engenharia de Produção, é possível disputar uma vaga para os cargos de nível médio.

Busque experiência profissional

A experiência profissional não é um dos requisitos na disputa por uma das vagas do concurso de Engenharia de Produção. Contudo, esse não deixa de ser um fator fundamental pra uma carreira de sucesso.

A familiaridade com as práticas e métodos de trabalho facilita a sua rotina e mostra a seus supervisores que você tem capacidade de subir na hierarquia de uma empresa. No setor militar, por exemplo, quanto mais alto é o seu cargo, melhor são o salário e os benefícios associados.

Você pode ir atrás de experiência profissional durante a faculdade, no momento de realizar os estágios que são exigidos na grade curricular de Engenharia de Produção. Antes disso, também há a possibilidade de buscar estágios remunerados em empresas e Engenharia.

Comece a estudar com antecedência

Confira se o edital para o concurso escolhido já saiu. Você encontra o documento no site oficial da empresa que promove o certame ou mais informações nos perfis em redes sociais. Se não localizou, entre em contato com a empresa e/ou recorra aos editais dos anos anteriores pra ter uma ideia de como funciona o concurso.

Quanto antes você fizer essa pesquisa, melhor. O concurso da Petrobrás, por exemplo, recebe centenas de candidatos, inclusive para as vagas de engenheiro. Muitos deles vêm se preparando desde o último concurso promovido pela empresa.

Então, comece seu planejamento pelo menos no semestre anterior ao que será realizado a prova. Essa é uma dica valiosa de como estudar para o concurso de Engenharia de Produção.

Aqui na Pitágoras, você tem todo o preparo pra esse tipo de processo seletivo. Além das aulas, são diversas as oportunidades de aprender com vivências –– como com as Trilhas de Carreira e a Aula Destaque.

Inscreva-se no vestibular!

Chegamos ao final do conteúdo. Esperamos que as informações ajudem você que está em busca de um concurso de Engenharia de Produção. Agora, veja o que ainda falta pra aumentar suas chances na seleção e conquistar uma vaga no setor público. Comece seu planejamento com antecedência!

E se você ainda vai prestar o vestibular, faça agora inscrição online no vestibular da Pitágoras e venha estudar com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados