Como será o Marketing do futuro e como se preparar para a demanda?

estudante conferindo novidades sobre o marketing do futuro

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Houve um tempo em que o Marketing era uma profissão do futuro, sem a qual nenhuma empresa sobreviveria. Embora essa previsão tenha se tornado uma realidade, a área não deixa de se renovar a cada dia. Existem diversos motivos para isso, sendo os principais deles: a tecnologia, a preocupação com a sustentabilidade, os novos hábitos de consumo e a política.

Quer saber como será o Marketing do futuro e começar a se preparar desde agora? Então, continue a leitura! Por aqui, você vai conferir as respostas para as seguintes questões.

  • Quais os principais pontos do Marketing do futuro?
  • Como se preparar para o futuro do Marketing?

Quais os principais pontos do Marketing do futuro?

Você já conhece as bases da transformação que vem ocorrendo na área. Mas, para entender qual é o futuro do Marketing, precisamos passar por alguns pontos obrigatórios em seu portfólio profissional. Venha conosco!

Automação

Quem trabalhou com e-mail marketing no passado sabe que o cenário mudou bastante com o avanço da tecnologia. Os disparos, que eram feitos de forma manual, ganharam possibilidades únicas de automação, agilizando a rotina do profissional e reduzindo erros.

A automação no Marketing é uma maneira de tornar as atividades escaláveis e liberar o profissional para serviços que realmente precisam de sua atenção. Com essa ajuda, é possível adicionar uma dose extra de personalização no contato com o público.

Uso de Inteligência Artificial

Com essa tecnologia, já é possível fazer indicações mais próximas ao gosto dos consumidores. O futuro reserva boas notícias para os profissionais do Marketing quando se fala em Inteligência Artificial. Trabalhar com comunidades e fazer análises profundas de mercado será tão fácil como respirar.

Além disso, veremos ganhos nas campanhas digitais e em ofertas personalizadas para cada tipo de consumidor, maiores possibilidades de segmentação do público e uma geração de conteúdo de qualidade. Os recursos de reconhecimento de imagens e de voz serão bastante úteis também.

Realidade aumentada

Quando o consumidor visualiza como o produto ou serviço será importante para sua rotina, a decisão de compra tem grandes chances de ser positiva. A realidade aumentada chegou ao mercado para revolucionar esse cenário. Para uma loja de vestuário, por exemplo, ajuda o cliente a ver como a roupa ficaria sem nem mesmo provar. Ou, então, para o comércio de decoração, como um móvel se encaixaria no ambiente.

Consciência ambiental

As pessoas estão entendendo aos poucos a relevância de preservar o meio ambiente. Com isso, deixam de comprar produtos testados em animais ou que são nocivos de alguma forma à natureza. O time de Marketing das empresas tem que ficar de olho nessa questão e ajudar a adequar o negócio à sustentabilidade.

Atendimento por chatbots

Hoje, os chatbots já fazem pré-atendimentos em diversos e-commerces e demais portais espalhados pela internet. É uma solução simples que não deixa o consumidor esperando por muito tempo e, em alguns casos, consegue resolver a demanda por ali mesmo. O futuro é que esse serviço seja ainda mais inteligente.

Com o Aprendizado de Máquina, a tendência é que esses robôs consigam respostas ainda mais próximas às do ser humano e com maior precisão. Também poderão fazer uma nutrição de leads (clientes em potencial) certeira e coletar dados valiosos para o negócio.

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Como se preparar para o futuro do Marketing?

Se você deseja trabalhar na área, principalmente como gerente de Marketing, saiba que conhecer as teorias e as técnicas não é o suficiente. Para tornar-se um profissional de sucesso, é preciso entender e viver o mercado. Algumas dicas podem ajudar você nessa missão, veja só!

Dominar as ferramentas tecnológicas

Você pode estar se perguntando: “Então, para dominar o Marketing do futuro, eu preciso ser um programador também?”. Calma, não é bem assim! Não é necessário ser um expert em cada funcionalidade das tecnologias, mas é muito importante conhecê-las. Dessa forma, dá para entender quais funcionam melhor para o seu negócio.

Mesmo que não as use agora, pode ser que, no futuro, elas sejam de alguma valia para a sua carreira — considerando que os avanços tecnológicos são desenfreados! Nessas ferramentas, também entram as redes sociais, os aplicativos de produtividade e assim por diante. Mas procure ir além e compreenda o que movimenta esses mercados, como os já citados Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial.

Conhecer a mente do consumidor

Com a crescente consciência ambiental de que falamos, os hábitos de consumo naturalmente começam a mudar. Os potenciais clientes estão cada vez mais em busca de empresas com produtos ou serviços responsáveis. Se um empreendimento não se adéqua, a concorrência passa na frente.

Ter isso em mente é um diferencial em sua jornada para se tornar um profissional de sucesso no Marketing. E tem mais: entender qual é a persona do seu negócio ajuda nas tomadas de decisão acertadas e no direcionamento do produto ou do serviço. Estar presente nas plataformas de comunicação em que seu público se encontra é fundamental.

O networking nas redes sociais é um poderoso aliado do profissional de Marketing do futuro. Isso porque ele consegue bons insights direto com seu público e pode transmitir melhor os valores do negócio (em vez de somente os benefícios do que ele comercializa).

Fazer uma faculdade na área

Quer saber como se tornar um profissional completo e mais próximo de todo esse conhecimento necessário? O melhor caminho é investir em um curso superior de Marketing. De olho nas tendências específicas de cada segmento, aqui na Pitágoras, você pode seguir no curso de Marketing ou de Marketing Digital. É na graduação que você tem não apenas os primeiros contatos com a área, mas se aprimora a partir de trocas de experiências e vivências práticas.

Está gostando deste assunto? Que tal ouvir uma entrevista com um especialista da área? Confira abaixo!

Além disso, na faculdade, você tem a importante força dos professores, que já são profissionais com profundo entendimento do ramo de Marketing. O diálogo com eles será muito mais enriquecedor do que a leitura de teorias em livros didáticos. Afinal, eles estiveram no mercado e conhecem os desafios e tendências do Marketing Digital e tradicional. Isso sem falar que ainda podem indicar você a uma vaga de emprego, se houver a oportunidade!

Inclusive, quando você investe em um curso de ensino superior, já tem a chance de se desenvolver enquanto profissional logo na faculdade. As possibilidades de estágio são altas, principalmente quando o estudante tem o apoio da instituição — aqui na Pitágoras, temos o Canal Conecta, o portal de empregabilidade mais completo do mercado.

Agora que você entendeu melhor como será o Marketing do futuro, não deixe de se preparar. Já entre em contato desde cedo com tecnologias e inovações, desenvolvendo uma visão estratégica que fará a diferença em sua carreira. Para isso, conte com a ajuda de uma faculdade que ofereça excelência em ensino, infraestrutura e conteúdo programático.

Se é isso que você busca, temos a solução! Venha conhecer a Pitágoras! Basta entrar em contato com nossos consultores para saber mais sobre os cursos e as vantagens de estudar aqui conosco.

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