Como ser uma enfermeira de sucesso? Veja aqui!

como ser uma enfermeira de sucesso

Desconto nota do Enem

Quando entramos em um curso superior, é bem comum termos a sensação de estarmos completamente perdidos. Afinal, é algo muito novo e não sabemos bem como agir, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos um artigo especial pra você, que está pensando em se tornar um bacharel em Enfermagem! Nosso objetivo é fornecer dicas pra saber como ser uma enfermeira de sucesso (ou enfermeiro, claro!) e se destacar em sua vida profissional logo após a graduação.

E aí, tudo pronto? Então, vem com a gente e descubra algumas informações imperdíveis pra qualquer futura enfermeira. Boa leitura!

Como ser uma enfermeira de sucesso?

Em primeiro lugar, vamos conversar sobre alguns fatores que certamente contribuirão pra que você se transforme em uma enfermeira de sucesso! Vamos lá!

Defina um foco pra atuar

O primeiro passo pra conseguir o sucesso na área da Enfermagem é: escolher o seu foco de atuação.

Conhecer as diferenças entre um curso de auxiliar, técnico ou faculdade de Enfermagem, por exemplo, é um bom lugar pra começar. Lembrando que a graduação é a opção que proporciona não apenas melhores remunerações (em torno de R$ 3.390,43*), mas também mais oportunidades de trabalho!

Há ainda outras dúvidas, como optar por Medicina, Fisioterapia, Enfermagem ou Biomedicina, entre outros cursos. Esteja com tudo bastante definido antes de dar o próximo passo!

Escolha uma faculdade de prestígio

Depois, é fundamental que você tenha a preocupação de estudar Enfermagem em uma faculdade prestigiada no mercado de trabalho.

Tenha em mente que você carregará, pra sempre, o nome da instituição em seu currículo. Sendo assim, é imprescindível que ela seja não apenas bem-vista pelos empregadores, mas que também tenha um foco em qualificá-lo da melhor forma possível para o futuro na profissão e pra possíveis especializações.

Faça estágios

Começou a faculdade? Ótimo! Agora é hora de pensar na sua qualificação para o mercado de trabalho.

Ao longo do curso, o melhor jeito de conseguir isso é investindo em um bom estágio de Enfermagem. E não pare apenas em um: explore as diferentes áreas da profissão pra escolher aquela que mais combina com você e com os seus objetivos.

Trace objetivos profissionais

Já que estamos falando sobre objetivos, a nossa próxima dica é: trace um plano profissional pra sua carreira! E já adiantamos que não precisa saber tudo sobre o curso de Enfermagem pra começar.

É claro que esse plano mudará ao longo de sua faculdade, mas ao conhecer as diferentes áreas e possibilidades, comece a anotar aquilo que deseja para o seu futuro. Vá fazendo as alterações necessárias no decorrer do tempo e já comece a batalhar por aquelas que você julga fundamentais para o seu sucesso! 

Tour pela prova do Enem

Invista em especializações

Conforme for bolando o seu plano pra uma carreira de sucesso, considere sempre o investimento em uma especialização de Enfermagem. Ainda que a área generalista traga ótimas oportunidades para os recém-formados, é interessante focar também em um nicho de trabalho.

Com as especializações, você poderá trabalhar com um público-alvo específico, destinando seus esforços para uma qualificação mais aprofundada em um determinado assunto. Para o mercado, a busca de profissionais especializados se torna cada ano maior e, assim, você também terá acesso aos melhores salários e colocações!

Reforce o seu network

Quer mais uma dica imperdível pra obter sucesso na Enfermagem? Agora, recomendamos que você sempre fique de olho em seu network, ou seja, na rede de contatos profissionais construída ao longo de sua carreira!

Em qualquer área, ter bons contatos faz toda a diferença. Essa rede pode começar a ser tecida logo na faculdade, com o desenvolvimento de bons relacionamentos com professores e colegas de sala.

Tenha comprometimento com seus pacientes

Esta dica tem a ver com o tratamento dado aos pacientes. A humanização é uma das principais tendências da Enfermagem atualmente e deve ser levada à risca na construção de boas relações também com aqueles que são cuidados por você.

Comece a desenvolver esse cuidado logo em seus estágios durante a faculdade e, ao ser uma referência de humanidade e competência para os seus pacientes, o seu sucesso na área estará mais do que garantido.

Nunca pare de estudar

Por fim, a nossa última dica é: nunca pare de estudar! Esse é um fator determinante pra construção de um bom currículo de Enfermagem e pra obtenção de muito sucesso nessa área.

Continue sempre se atualizando, seja por meio de novos cursos, mestrados, doutorados, palestras com certificação e muito mais. Assim, você oferece aos seus pacientes os cuidados modernos e se mantém sempre ativo no mercado competitivo!

Como escolher uma faculdade que seja referência no ensino?

Um de nossos primeiros pontos ao falar sobre as dicas pra se tornar um profissional de sucesso na Enfermagem foi justamente referente à escolha de uma faculdade conceituada e que atenda às suas necessidades de ensino.

Mas como fazer isso? É bem simples! Basta ficar atento a alguns pontos que são indispensáveis em qualquer instituição de boa qualidade. Alguns deles são:

  • comprometimento com a qualificação do estudante;
  • preocupação com a inserção do aluno no mercado de trabalho;
  • corpo docente qualificado;
  • infraestrutura adequada para o aprendizado da Enfermagem;
  • inclusão de ferramentas tecnológicas no ensino;
  • grade curricular constantemente atualizada.

E na Pitágoras você tem acesso a tudo isso e muito mais! Alguns de nossos diferenciais mais marcantes são:

  • Aula Destaque: uma estratégia de parceria com profissionais que são referência na área de saúde que ministram, gratuitamente, aulas 100% online para os nossos estudantes;
  • Canal Conecta: um portal de empregabilidade que conecta os alunos com as melhores vagas de estágio de sua região;
  • Trilhas de Carreira: cursos online com certificados pra otimizar o seu currículo;
  • Habilidades Digitais: disciplinas online que trabalham conceitos como marketing, empregabilidade, empreendedorismo e outros pontos que serão fundamentais para a sua carreira na Enfermagem!

Agora é com você!

Você já sabe tudo que há para saber sobre como ser uma enfermeira de sucesso. Agora, o seu futuro está nas suas mãos! Invista em uma faculdade conceituada no mercado e comece a sua graduação com uma mentalidade focada em seu futuro. Assim, sua preparação pra uma carreira bem-sucedida começa desde já!

Pra dar início nesse processo, se inscreva no vestibular de Enfermagem da Pitágoras. Vamos construir um futuro de sucesso juntos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados