Como pedir aumento de salário? 8 dicas para conseguir

dicas para pedir aumento de salário

Desconto nota do Enem

Uma tensão para muitos trabalhadores é saber quando e como pedir um aumento. Apesar de não ser um erro tomar essa atitude, não podemos negar que se trata de um momento delicado e que deve ser pensado com cuidado para não gerar uma crise no ambiente de trabalho.

Afinal, passar uma imagem negativa para o gestor pode ser definitivo e prejudicar seu emprego. Além disso, dependendo da situação criada, os prejuízos para a sua carreira são arrastados até por algum tempo.

Melhor evitar, não é verdade? Acompanhe os tópicos a seguir e saiba quais são as nossas dicas para favorecer as suas chances de realmente conseguir um aumento!

1. Qualifique-se para conseguir o aumento

Antes de tomar qualquer decisão, a primeira coisa a fazer é refletir sobre a sua qualificação e o seu desempenho como profissional. É natural que funcionários mais preparados sejam valorizados (inclusive financeiramente) e isso depende muito da disposição de cada um em evoluir.

Logo, o melhor caminho para justificar um aumento de salário é investindo em capacitação. Por exemplo, fazer uma faculdade é essencial para adquirir as competências necessárias a fim de trabalhar em uma determinada área. Porém, cursos complementares e outros tipos de conteúdos também são muito importantes para não estagnar o seu desenvolvimento.

Ser um trabalhador atualizado, competente e comprometido são aspectos que certamente vão ajudar a ter sucesso na missão de conseguir um salário maior. Se você não demonstrar profissionalismo, as chances devem ser bem pequenas.

O vídeo abaixo, mostra como o Ministério da Educação reforça que o profissional capacitado consegue as melhores oportunidades no mercado.

2. Escolha o ambiente adequado

Outro erro a ser evitado é não escolher o ambiente e o momento apropriados para pedir o seu aumento. A ocasião adequada é um ponto favorável que faz toda a diferença para ter uma resposta positiva.

Isso quer dizer que fazer o pedido de qualquer jeito não é o ideal. Uma boa ideia é marcar uma reunião com o seu chefe, de preferência em um local onde vocês possam ter essa conversa em particular — pois é possível que a presença de outras pessoas cause constrangimentos e acabe com os seus planos. Então, compareça no horário marcado e exponha os argumentos com calma, clareza e respeito pelo seu superior.

3. Não se sinta acanhado

Tenha em mente que você está dentro do seu direito de reivindicar uma remuneração melhor e que não precisa se sentir mal por isso se está cumprindo bem com a sua parte dentro da empresa.

Contudo, é imprescindível equilibrar as coisas e agir com ponderação. Ao mesmo tempo em que não é necessário sentir culpa ou timidez, o excesso de autoconfiança também pode ser arriscado e soar como arrogância. O objetivo é ter uma conversa sincera, transparente e confortável para ambas as partes.

4. Argumente sem chantagear

É claro que você deve ter os seus argumentos para querer uma remuneração maior, inclusive por motivos financeiros pessoais que nem precisam ser citados.

Tour pela prova do Enem

No entanto, pedir um aumento não pode parecer uma espécie de chantagem em nenhuma hipótese, ainda mais citando um possível pedido de demissão ou oportunidade melhor em outro emprego.

Suas razões devem ser baseadas na sua performance como funcionário, bem como no seu interesse de impulsionar a carreira e de contribuir com a empresa. Evite colocar em jogo causas pessoais e, ainda que o seu salário esteja muito defasado, não use um tom invasivo. Foque o valor do seu trabalho para passar uma imagem positiva.

5. Considere o cenário financeiro da empresa

Em um mundo ideal, todos os bons colaboradores deveriam receber ótimos salários como sinal da valorização dos seus serviços. Só que isso nem sempre depende apenas da vontade do seu gestor.

A folha de pagamentos de uma empresa precisa ser muito bem controlada, até porque existem vários outros gastos envolvidos na manutenção de um negócio. Em vista disso, todo o cenário financeiro deve ser avaliado antes de qualquer decisão. Essa pode ser uma das causas do gestor não poder oferecer um aumento em determinadas épocas, sobretudo se houver uma crise ou qualquer dificuldade.

Pedir um salário maior nessas situações é como “gastar a sua chance”, sabendo que o contexto não é favorável. Assim, procure identificar o momento que a empresa vive e tente expor suas intenções perto da época de planejamento orçamentário.

6. Não espere uma aprovação imediata

Paciência é a palavra-chave nesse processo. A não ser que o seu chefe já esteja pensando em dar um aumento para você ou a empresa viva uma condição muito oportuna para isso, é esperado que ele peça um tempo para analisar o pedido.

A probabilidade de ter uma aprovação imediata tende a ser baixa, visto que não se trata de uma decisão tão simples. Portanto, seja paciente e saiba respeitar o tempo de resposta. Uma sugestão é marcar um prazo para uma próxima conversa — é claro que se houver espaço para fazer esse tipo de combinado com o chefe.

7. Ouça o que seu chefe tem a dizer

Seja qual for a situação, nunca deixe de ouvir o que a outra parte tem a dizer. A empatia deve existir de ambos os lados para que a relação seja saudável e renda bons frutos.

Escute e considere os argumentos do gestor, fazendo as suas ponderações com cautela. Pode ser que ele aproveite para dar um feedback sobre o seu desempenho ou dê uma previsão de quando o aumento poderá acontecer. Absorva todas as informações com calma e reflita depois.

8. Esteja preparado para uma resposta negativa

Por fim, vá para a conversa preparado para ter que enfrentar uma resposta negativa ao seu pedido. Como já foi falado, muitos fatores influenciam a decisão de um aumento, e você precisa ter consciência de que o seu desejo pode não ser concretizado.

Ouvir não faz parte, não é mesmo? Nessas horas, é fundamental manter a calma e lidar com as emoções para não desviar a sua postura ou ficar desmotivado.

A partir de então, comece a pensar nas suas alternativas para decidir o que fazer se não estiver disposto a acatar a resolução do seu chefe. Talvez seja o caso de ativar o seu plano de networking profissional e buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Nesse sentido, os alunos aqui da Pitágoras contam com Canal Conecta, um portal com vagas de emprego e de estágio oferecidas de acordo com o seu perfil profissional.

Embora não haja uma fórmula ideal para saber como pedir aumento de salário, essas dicas devem ajudar a conduzir essa missão de forma mais equilibrada. O que importa é que tudo isso não vire um conflito ou prejudique você profissionalmente.

Como você viu, investir na sua formação é um excelente argumento para conseguir um aumento de salário. Se ainda está em dúvida de qual área seguir, aproveite também para descobrir como escolher entre um curso de Humanas ou de Exatas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 25

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados