Como passar no vestibular de Enfermagem? Veja como se preparar

como passar no vestibular de enfermagem

Desconto nota do Enem

Além de estar em constante expansão, a área da saúde sempre apresenta alta demanda no mercado. Nesse campo, uma das profissões que mais vêm se destacando nos últimos tempos é a do enfermeiro, sobretudo em meio à pandemia do Covid-19. Por se tratar de um profissional indispensável ao bem-estar da sociedade, muitas pessoas têm o sonho de cursar Enfermagem e fazer a diferença na vida do próximo.

Mas você já sabe como passar no vestibular de Enfermagem? Se quiser começar sua rotina preparatória pra prova, continue por aqui! Neste post, a gente lista 7 dicas infalíveis pra te ajudar a se sair bem no exame.

Vamos conferir cada uma em detalhes?

Foque as matérias que você tem aptidão

A principal missão de um enfermeiro é cuidar da vida e fazer o diagnóstico de Enfermagem. Pra isso, ele precisa ter um conhecimento completo sobre o organismo do ser humano e os remédios que podem ajudar no tratamento de doenças. É justamente por esse motivo que o candidato a esse curso costuma ter bastante interesse por matérias ligadas às Ciências Biológicas.

Sendo assim, a primeira dica de como passar no vestibular de Enfermagem é dar uma atenção especial a disciplinas como Química e Biologia, por exemplo. O melhor de tudo é que, dessa forma, você já vai se familiarizando com muita coisa que vai estudar na faculdade.

Mas é preciso destacar que é igualmente importante estudar o conteúdo que você apresenta mais dificuldade. Afinal de contas, eles precisam de uma atenção especial pra que sejam devidamente assimilados, concorda? Aqui, uma sugestão é intercalar o “complicado” com o “tranquilo” pra que não falte motivação.

Crie um cronograma de estudos focado no edital

É impossível falar sobre como passar no vestibular de Enfermagem sem mencionar o edital. Isso porque é nesse documento que estão centralizadas todas as informações pertinentes ao processo seletivo, como número de vagas disponibilizadas, critérios classificatórios e desclassificatórios e, é claro, os conteúdos cobrados.

Sendo assim, o próximo passo pra passar no vestibular de Enfermagem é ler o edital e criar um cronograma de estudos baseado nele. Observe as disciplinas cobradas e distribua-as ao longo da semana pra se dedicas nos horários que tem disponível. Ah, e uma dica muito importante é fazer da preparação uma rotina, pra se manter focado no seu objetivo de se tornar um enfermeiro.

Treine com simulados e provas antigas

Depois de criar o seu cronograma e dar início à rotina preparatória, o próximo passo é colocar em prática o conteúdo estudado. Afinal de contas, você precisa saber se está obtendo um bom rendimento nos estudos e se é preciso melhorar em determinadas disciplinas, concorda? Para isso, nada melhor do que treinar bastante.

Uma ótima ideia é testar o seu conhecimento por meio de simulados, e de provas antigas do vestibular de Enfermagem. Na internet, você consegue encontrar esses exames anteriores com facilidade, além de listas de exercícios, videoaulas e outros materiais didáticos úteis pra seus estudos.

Tour pela prova do Enem

Busque ajuda em um curso preparatório

Embora seja completamente possível estudar sozinho para o Enem ou para o vestibular de Enfermagem, muitas pessoas sentem dificuldade em assimilar o conteúdo dessa forma. É aqui que os cursos preparatórios entram como grandes aliados. Se você é dessas pessoas que precisam do auxílio de um professor pra absorver as matérias que caem na prova, ingressar em um reforço é uma excelente opção.

Ao frequentar um cursinho preparatório, você assiste às aulas com os professores de cada matéria e pode tirar suas dúvidas em tempo real, o que não é possível quando se estuda por videoaulas já gravadas. Além disso, pode conhecer outros candidatos ao vestibular de Enfermagem e montar grupos de estudo, por exemplo.

Considere faculdades particulares de Enfermagem 

Atualmente, as faculdades particulares têm despertado cada vez mais o interesse dos candidatos ao curso de Enfermagem. Por trás disso, estão motivos como as formas de ingresso diversificadas — que vão desde a nota do Enem ao vestibular agendado —, mais opções de modalidades de ensino, cursos de qualidade comprovada pelo Ministério da Educação (MEC), infraestrutura completa e moderna, entre outros.

Aqui na Pitágoras, não só contamos com todas essas vantagens, como também focamos o seu sucesso e em seu ingresso no mercado de trabalho. Por meio de parcerias com empresas e do Canal Conecta, nosso portal de vagas exclusivo para alunos, você tem muito mais chances de conseguir um estágio em Enfermagem. Interessante, não?

Faça o vestibular de Enfermagem e não somente o Enem

Uma das formas de ingresso pra faculdade de Enfermagem é o Enem. É claro que se trata de um exame de grande importância, mas pra ampliar suas chances de ingressar no curso, faça também o vestibular. Como já vimos, as instituições de ensino particulares disponibilizam formas de ingresso variadas, facilitando o acesso ao nível superior.

Além da prova tradicional, muitas faculdades — inclusive, a Pitágoras — oferecem a opção de vestibular online. Basta se inscrever no processo seletivo pra receber o link do exame. Outra vantagem, além da praticidade, é que você não precisa esperar muito tempo pela nota, como é o caso do Enem pra Enfermagem.

Pesquise sobre as opções de bolsa em Enfermagem 

Quem não quer entrar pra faculdade com uma bolsa para Enfermagem? Ao contrário do que muitos ainda imaginam, conseguir uma não é algo tão complicado assim, sabia? Aqui, na Pitágoras, temos como foco fazer com que o valor do curso caiba no seu orçamento. Pra isso, ofertamos programas de bolsas de estudo, descontos, parcerias e convênios. Vale a pena dar uma conferida e ver qual opção se aplica a seu caso.

Agora é com você!

Com nossas dicas de como passar no vestibular de Enfermagem, você tem tudo para ingressar de primeira na faculdade. Lembre-se de que, pra cursar uma graduação de qualidade e trilhar uma carreira de sucesso, é preciso optar por uma instituição de ensino de credibilidade e reconhecida pelo MEC.

Quer saber se Enfermagem é para você? Faça o nosso teste e saiba se você tem o perfil para se tornar enfermeiro! 🧑‍⚕️

Por isso, que tal aproveitar que está aqui e fazer sua inscrição no vestibular de Enfermagem da Pitágoras? É só acessar a nossa página e escolher a forma de ingresso desejada.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 37

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados