Como pagar uma faculdade particular? Veja 4 dicas

como pagar faculdade particular

Desconto nota do Enem

Pra quem tem um orçamento limitado, arcar com os custos de uma faculdade é um grande desafio. Porém, existem algumas escolhas e opções de trabalho que podem garantir uma graduação no seu currículo.

O mais importante é manter viva a vontade de estudar! Esse esforço é recompensado quando você ingressa no mercado de trabalho: empresas de todos os segmentos estão interessadas em profissionais tecnicamente capacitados para os cargos. As chances de conquistar uma vaga aumentam quanto mais você se especializa.

Se precisa de ajudar pra pagar os estudos, comece pelas maneiras que trouxemos aqui. Você vai encontrar 4 dicas de como pagar uma faculdade particular sem tanto sufoco. Confira!

Considere trabalhar como freelancer

Se você tem uma habilidade em alguma área de atuação e precisa de uma grana extra, existe a possibilidade de prestar serviços como freelancer. Isso vai te ajudar a manter uma segunda fonte de renda e arcar com os custos da faculdade particular.

O freelancer é o profissional que presta serviços pontuais, que também são conhecidos como “freelas“. Dependendo do tipo de trabalho, você pode aproveitar a internet pra fazer o trabalho.

Existem diversas ferramentas digitais, como videochamadas e plataformas de texto, que podem ser usadas a favor da prestação do seu serviço.

Dá pra oferecer seu trabalho pra colegas da sua faculdade e ainda divulgar seus projetos em aplicativos voltados especialmente para o trabalho freelancer. Alguns exemplos são o Upwork, Workana, 99Freelas e GetNinjas.

Curse uma faculdade EAD

Cursos na modalidade de ensino a distância oferecem algumas vantagens pra quem tem um orçamento limitado. A primeira delas é que as mensalidades costumam ser mais acessíveis comparadas às de graduações presenciais.

Isso acontece porque as faculdades economizam gastos com infraestrutura física ao oferecer cursos EAD, como aluguel de prédio e compra de equipamentos para a sala de aula. Essa economia acaba se refletindo no preço das mensalidades cobrado ao público, que tem se interessado cada vez mais por essa modalidade de ensino.

De 2009 A 2019, o salto no número de matrículas em cursos EAD foi de 378,9%, segundo o Censo de Educação Superior divulgado pelo INEP.

Outra vantagem que é responsável por esse aumento na demanda é a flexibilidade do EAD. Milhares de alunos que conciliam trabalho e estudo encontram no ensino remoto uma excelente oportunidade de ter uma formação de ensino superior.

O aluno do EAD tem a possibilidade de escolher os horários pra assistir às aulas, fazer as atividades do curso e estudar os materiais fornecidos pelo Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) da faculdade.

Todas essas atividades podem ser encaixadas no seu calendário pessoal com alguma tranquilidade. Em suma, você aproveite a possibilidade de pagar mais barato e ainda continua trabalhando para arcar com as mensalidades da faculdade.

Tour pela prova do Enem

Conquiste uma bolsa de estudos

Esse é um incentivo que uma faculdade concede a alunos que não podem arcar com o valor integral das mensalidades. Entre os tipos de bolsas de estudo oferecidos por uma instituição de ensino superior, existem diversas oportunidades pra abranger o máximo de estudantes com alguma dificuldade financeira.

O percentual de desconto na bolsa de estudo pode variar de acordo com a forma que o aluno escolheu pra ingressar na faculdade. Aqui na Pitágoras, veja quais são as opções:

  • nota do Enem: além de não precisar fazer a prova do vestibular, você pode ganhar uma bolsa de até 100% das mensalidades usando sua nota do Enem;
  • bolsa de incentivo: quem opta por fazer a prova de vestibular pode solicitar essa bolsa, desde que atenda às normas exigidas pela faculdade;
  • transferência externa: quem entra na Pitágoras por esse processo ganham uma bolsa até o final do curso.

Os estudantes que não atendem aos critérios pra conquistar uma bolsa de estudo não precisam se preocupar. A Pitágoras também oferece ótimas formas de ingressar na faculdade sem dinheiro, a exemplo de alguns descontos.

Tem desconto pra servidores públicos e militares, isenção de taxa na pré-matrícula, abatimento por indicações usando o programa Amigo Vale Prêmio e para alunos do EAD. Além disso, funcionários de empresas conveniadas com a Pitágoras ganham benefícios que valem até o final do curso (graduação ou pós-graduação).

Seja parceiro do App Consultoria Educação

Já pensou em ajudar outras pessoas a chegarem ao ensino superior, e ainda ganhar por isso? Essa é justamente a proposta da Consultoria Educação, um aplicativo que você baixa no celular e começar a indicar cursos de graduação pra pessoas de todas as regiões do país.

A cada matrícula bem-sucedida, você ganha uma comissão. Pra se tornar um consultor, basta baixar o App da Consultoria Educação, preencher o formulário de cadastro e participar da comunidade no Telegram.

Feito isso, você pode começar a indicar nas suas redes sociais os cursos de graduação da Pitágoras e das outras faculdades vinculadas ao App da Consultoria Educação.

O consultor tem acesso às informações dos cursos e ainda pode gerar boletos de matrícula por meio do aplicativo, além de acompanhar seus rendimentos de perto e tirar todas as dúvidas com uma equipe de suporte.

No caso de estudantes do ensino superior, a grande vantagem de trabalhar com a Consultoria Educação é a flexibilidade de horários. No App, você se dedica em casa e define a própria agenda, o que facilita sua rotina de estudos e, consequentemente, a qualidade da sua formação profissional.

Dá pra alcançar o valor que você precisa pra pagar a faculdade ou, se preferir, ganhar uma grana extra e criar uma reserva de emergência. Não há limite de comissões! Quanto mais clientes você conquista, maior pode ser o seu rendimento na Consultoria Educação.

Faça sua inscrição no vestibular!

Essas foram as nossas dicas de como pagar uma faculdade particular. Agora, se você se considera uma pessoa apta a encarar esse desafio, não perca tempo! Como vimos, o investimento na educação de nível superior traz excelentes retornos ao seu futuro. Então, trabalhar pra pagar os estudos é um esforço que vai valer a pena.

Quer começar a construir seu futuro profissional? Venha estudar com a gente. A Pitágoras está com inscrições online abertas para o vestibular. Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados