Como funciona o vestibular online na prática?

como funciona vestibular online

Desconto nota do Enem

O momento de fazer um vestibular é extremamente especial. Nessa hora, sentimos uma série de emoções diferentes. Ansiedade, insegurança, esperança… é um verdadeiro mix de sensações, difícil ser explicado! Afinal, estamos falando sobre o primeiro passo rumo ao nosso sonho, né?

O que poucas pessoas sabem é que, hoje em dia, o vestibular não precisa ser feito exclusivamente de um jeito. Ainda que o modo tradicional — em sala de aula, papel e caneta em mãos, com fiscais etc. — seja muito importante, há alternativas que têm como objetivo facilitar a sua vida!

Uma delas é a prova a distância. Já ouviu falar sobre ela? Não? Sim, mas tem dúvidas sobre como funciona o vestibular online? Então, esse post foi feito especialmente pra você! Nele, responderemos às principais perguntas sobre o assunto. Vamos lá!

O que é o vestibular online?

O próprio nome já nos dá uma boa dica do que é o vestibular online, não é? Estamos nos referindo a uma avaliação a distância, feita por meio de um dispositivo digital (como um computador) e que tem função de conceder vagas em faculdades públicas ou privadas aos candidatos.

Essa modalidade é aceita pelo MEC?

Claro que sim! O vestibular online é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como uma modalidade pra oferta de vagas em ensino superior no Brasil.

Uma prova disso é a inclusão do Enem Digital, modalidade do Exame Nacional do Ensino Médio que também utiliza computadores pra realização dos exames. A primeira edição dessa forma aconteceu em 2020, e a previsão é que todo o processo seletivo seja feito dessa forma até 2026.

A diferença é que o Enem Digital é feito em escolas credenciadas e conta com a presença de fiscais de prova, enquanto o vestibular online é realizado na casa do estudante, em uma plataforma segura e intuitiva. Por isso, nem todas as instituições são liberadas pelo MEC pra ministrar esse tipo de prova.

Como funciona o vestibular online?

Agora, veremos alguns pontos cruciais pra que você compreenda o funcionamento desse estilo de prova. Confira!

O edital

A leitura do edital é imprescindível pra realização de uma boa prova. Confira a página do vestibular online da Pitágoras e tire algumas de suas dúvidas sobre a realização desse exame! Além disso, você receberá mais instruções após a conclusão de sua inscrição.

Quem pode realizar

Qualquer estudante com um dispositivo com acesso à internet poderá realizar a prova. Basta ficar de olho na opção selecionada no ato de inscrição para o vestibular!

A aplicação

O estudante tem algumas tentativas pra realização da prova. Ele não poderá pausar o exame após iniciá-lo, utilizar a função copiar/colar e tampouco mudar de abas enquanto a prova estiver sendo feita. Por isso, fique de olho! Fora isso, tudo funciona da mesma forma que um vestibular normal.

A duração

A prova online também tem um tempo que deve ser respeitado. Na Pitágoras, a duração mínima do exame é de 1 hora.

A correção

A correção dos vestibulares online é feita seguindo os mesmos critérios observados nas provas presenciais. A diferença está na velocidade, já que é muito mais fácil automatizar os gabaritos quando eles são entregues digitalmente.

Tour pela prova do Enem

A proposta de prova

A prova online segue os mesmos critérios de um vestibular tradicional. São fornecidas questões e alternativas pra cada pergunta, sendo apenas uma a correta. O estudante também precisará realizar uma redação, que é feita completamente online.

Em alguns casos, o estudante só deve entregar uma redação de acordo com a proposta do vestibular online. Sua pontuação será avaliada com base no desempenho no texto.

As matérias cobradas

As matérias que caem no vestibular online seguem o mesmo padrão das disciplinas e conteúdos abordados no Enem. Por isso, a preparação pra um exame também será o suficiente pra mandar bem nos vestibulares próprios das instituições!

Os cursos

A realização do vestibular online é uma possibilidade para o ingresso na maioria dos cursos. No entanto, algumas instituições podem apresentar exceções. Pra isso, é fundamental que você tire as suas dúvidas diretamente com a faculdade pretendida.

Você pode entrar em contato com a Pitágoras caso precise saber de algo, ok?

Os materiais necessários

Pra realizar esse tipo de prova, tudo que o estudante precisa é de um dispositivo com acesso à internet. Além disso, é imprescindível que a conexão seja estável pra evitar problemas. Separe também folhas para o rascunho das questões e um lanchinho pra evitar pausas desnecessárias!

Quais são as vantagens de fazer um vestibular online?

Alguns dos benefícios de realizar a sua prova de vestibular online são:

  • modernização das provas;
  • menos tempo gasto;
  • conforto;
  • segurança;
  • diminuição da insegurança graças à comparação com outros candidatos;
  • mais tranquilidade;
  • menos gastos com transporte e alimentação;
  • ausência de problemas como atrasos graças ao trânsito, ao clima, entre outros.

Em resumo, o vestibular online é uma prova que traz tranquilidade pra um momento já tão estressante para os candidatos! Isso é refletido em um resultado muito mais satisfatório.

Onde fazer o vestibular online?

Você pode fazer esse tipo de exame em algumas instituições, incluindo o vestibular online da Pitágoras! Algumas das vantagens de fazer a nossa prova são:

  • ingresso em cursos repletos de diferenciais e em uma instituição altamente reconhecida no mercado;
  • possível redução dos preços dos cursos por meio de bolsas;
  • obtenção de descontos na faculdade;
  • possibilidade de realização do vestibular de verão e também no meio do ano;
  • segurança, conforto e confiabilidade!

Lembrando que, caso você prefira, também é possível ingressar na Pitágoras por meio do uso da nota do Enem, que substitui o vestibular online. Confira todas as nossas formas de ingresso e fique por dentro das possibilidades!

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre como funciona o vestibular online? Essa é uma modalidade de ingresso no ensino superior que foi feita especialmente pra tornar a sua vida mais fácil. Por isso, não tenha dúvidas: quando for agendar a sua prova, priorize o exame digital e confira todos os seus benefícios!

Ei, não vá embora ainda! Aproveite que a página ainda está aberta e confira mais um material incrível da Pitágoras! Dessa vez, vamos explicar pra você como ingressar na faculdade caso você não tenha dinheiro pra bancar um curso de nível superior. Esperamos que goste!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados