Como funciona uma faculdade EAD? Veja aqui

como funciona faculdade ead

Desconto nota do Enem

Os cursos a distância têm ganhado cada vez mais visibilidade por conta da pandemia do coronavírus. Com a necessidade do distanciamento social, foi preciso adaptar o perfil educacional a este momento atípico. Mas não só nesse contexto eles se destacam: o EAD já era uma tendência por suas diversas vantagens ao estudante, como flexibilidade e praticidade. Por isso, a demanda por graduações online é alta e o mercado as enxerga com ótimos olhos.

Mas mesmo com tanto sucesso, é normal que algumas pessoas ainda tenham dúvidas sobre como funciona a faculdade EAD. Afinal de contas, de que forma ela beneficia os estudantes? Como são as aulas? Os cursos são 100% online ou há outras possibilidades? Foi pensando em solucionar esses e outros questionamentos que preparamos este post completo. Confira!

O que é uma faculdade EAD?

Já comentamos que, entre os tipos de faculdade, a faculdade EAD vem se destacando por diversos motivos. Trata-se da modalidade de ensino em que você não frequenta a unidade física da instituição de ensino para assistir às aulas — ou, a depender do curso escolhido, deve comparecer ao polo de apoio apenas de 1 a 3 vezes por semana.

Assim, em uma graduação a distância, você se torna o protagonista de seus próprios estudos, pois monta o seu cronograma e estuda de acordo com o tempo que tem disponível. Basta contar com um computador conectado à internet pra acessar, em uma plataforma, as videoaulas e outros materiais — apostilas, livros, exercícios e até mesmo algumas provas digitais — relacionados com o curso

Qual é a diferença entre 100% online e o semipresencial?

Quando o assunto é o que é curso EAD, é necessário entender que, dentro da modalidade a distância, existem duas possibilidades de formação: a 100% online e a semipresencial. Abaixo, reunimos as características de cada uma delas. Veja só!

100% online

Como o próprio nome já indica, o curso 100% online é inteiramente virtual, com exceção de algumas avaliações semipresenciais no polo de apoio por semestre. Sendo assim, você não precisa ir à faculdade todos os dias pra assistir às aulas e fazer as atividades da graduação. Pra tanto, basta entrar no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma interativa a qual somente alunos e professores têm acesso.

Semipresencial

Já as formações semipresenciais unem o melhor do EAD e do presencial. Isso porque parte da carga horária é cursada online, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e o restante em sala de aula, em uma frequência de 1 a 3 vezes por semana.

Nos encontros presenciais, o aprendizado ocorre via videoconferência ao vivo com os professores e em atividades práticas nos laboratórios do polo de apoio.

Como é a rotina de estudos e interação?

Em uma faculdade EAD, quem assume o controle de sua rotina é o próprio estudante. É você quem monta o seu cronograma de estudos e escolhe quando e de onde estudar. Dessa forma, fica muito mais fácil conciliar a faculdade com o trabalho e outras atividades, concorda?

Tour pela prova do Enem

Em um curso 100% online e na parte virtual de uma formação semipresencial, as videoaulas são gravadas pelos professores e ficam na plataforma pra que você assista quantas vezes quiser. Também existem várias funcionalidades que tornam o ensino mais atrativo e dinâmico. Caso queira tirar dúvidas ou interagir com professores e colegas, basta utilizar ferramentas como chat e fórum de debates.

Sendo assim, não é preciso se preocupar. Você definitivamente não fica “solto” ou sem apoio em uma faculdade EAD. Pelo contrário! Aqui, na Pitágoras, oferecemos suporte contínuo e individualizado –– sem falar na presença dos tutores EAD que atuam como mediadores entre você e conteúdo, os guiando em sua trajetória e solucionando eventuais dúvidas.

Quais são as principais vantagens?

Agora que você já sabe o que é faculdade EAD e como ela funciona, chegou o momento de conhecer as suas vantagens. Assim, é possível colocá-las na balança no momento de escolher em qual modalidade de ensino ingressar. São elas:

  • flexibilidade pra montar seus próprios horários;
  • excelente custo-benefício, com mensalidades mais baratas e redução de gastos;
  • desenvolvimento de habilidades importantes para o mercado, como organização, proatividade, disciplina, foco entre outras;
  • aquisição de uma vivência digital, outra habilidade observada pelos recrutadores;
  • comodidade pra estudar no conforto de casa.

Como escolher a faculdade ideal?

A escolha da instituição de ensino deve ser feita com muita atenção e zelo. Afinal, o investimento no nível superior precisa ser de alto retorno, já que é um marco na vida de qualquer um. Por isso, a informação e a pesquisa devem ser suas principais aliadas nesse momento.

Pensando em facilitar tudo isso para você, listamos abaixo algumas das características das melhores faculdades EAD. Utilize os critérios abaixo na hora de prestar vestibular, combinado? Vamos lá:

  • avaliação do MEC — é muito importante observar se os cursos oferecidos pela instituição, independentemente da modalidade, são reconhecidos e bem-avaliados segundo os indicadores do MEC;
  • corpo docente — deve ser amplamente qualificado e atualizado;
  • infraestrutura — as melhores faculdades EAD oferecem infraestrutura completa para a realização do curso, tanto online quanto presencialmente, nos polos de apoio;
  • formas de ingresso — formas de ingresso simplificadas (nota do Enem, vestibular online etc.) são um ótimo diferencial no momento de escolher uma faculdade EAD;
  • parceria com empresas — outro diferencial é a parceria com empresas, te ajudando a encontrar uma vaga de estágio ou emprego e a sair da faculdade com amplas oportunidades;
  • programas de bolsas — quem não quer se graduar pagando menos? Os programas de bolsas, descontos e convênios oferecidos pelas melhores faculdades fazem o valor da mensalidade caber no bolso.

Sabia que aqui, na Pitágoras, preenchemos todos esses requisitos? Ou seja, não é preciso ir muito longe em sua busca. Vale destaque para o portal Canal Conecta, exclusivo para nossos alunos, As Trilhas de Carreira e as Habilidades Digitais.

Vem pra melhor faculdade EAD!

Agora você já sabe como funciona a faculdade EAD e pode entender que, dentro desse modelo, existem os cursos 100% online e semipresenciais. Ah, e não se esqueça de que tão importante quanto escolher a opção ideal é decidir por uma instituição de ensino de qualidade e credibilidade, que ofereça graduações bem-avaliadas pelo MEC e foque o sucesso do aluno. Por isso, queremos te convidar pra estudar na Pitágoras. Que tal?

Agora é com você. Aproveite que está aqui para fazer a sua inscrição no vestibular e dar início a uma carreira de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados