Como focar nos estudos e impulsionar a carreira?

estudante focando nos estudos

Você já passou por uma situação em que precisava muito focar nos estudos, mas não sabia como? Pois é! Ser uma pessoa centrada na hora de estudar pode ajudar bastante a impulsionar sua carreira.

Mais que isso, manter o foco na faculdade, por exemplo, significa buscar melhorar sempre e acumular conhecimento. Isso vai ser muito importante na hora de conseguir um emprego legal, de que você goste e no qual se sinta realizado no dia a dia profissional.

Pensando nisso, tivemos a ideia de escrever este post pra te ajudar a entender como se concentrar nos estudos — seja pra focar na aula ou em casa. Nas próximas linhas, nós aqui da Pitágoras separamos dicas valiosas pra você coloque em prática. Vamos juntos?

Estude sozinho

Pode parecer entediante, mas estudar sozinho é uma das melhores formas de manter o foco na hora que você está com o tempo um pouco mais apertado. Não entenda mal, por favor. Ter um grupo de estudos é um método ótimo e ajuda a descobrir nosso estilo de liderança, entre outras vantagens. Mas sempre tem aquele colega que começa uma conversa paralela. Sem contar que cada um pode ter um ritmo bem diferente de estudo, né?

Se você é do tipo que tem uma inteligência interpessoal forte e produz muito melhor quando tem companhia, não precisa deixar de frequentar os grupos. Mas, em vez de estudar sempre com colegas, faça isso só um dia da semana. Nos outros, bora tentar estudar sozinho? Você pode se surpreender!

Revise a matéria no mesmo dia

Essa dica é ótima pra fixar um conteúdo que ainda está fresco em sua mente! Isso porque tem dias que não tem como focar na aula. Quando o professor está explicando a matéria, a gente pode perder uma parte do que foi explicado. Ainda acontece, às vezes, de você não entender algum conceito e ficar com vergonha de tirar a dúvida.

Quando a gente revisa a matéria no mesmo dia, é possível superar essas e outras situações. Você relembra cada detalhe que passou despercebido, e consegue tirar as dúvidas ao rever o conteúdo com mais atenção, ou conferindo fóruns sobre o assunto.

Desligue os aparelhos eletrônicos

Ah, os aparelhos eletrônicos! O que dizer desses dispositivos que já são figurinha carimbada no dia a dia de quase todo mundo? É muito comum as pessoas fazerem suas atividades com algum aparelho eletrônico ligado, seja a TV, o rádio ou o celular. A gente pode apostar que você está lendo este artigo de uma telinha que cabe nas mãos, não está?

Apesar se serem muito úteis, esses aparelhos têm um potencial enorme de atrapalhar a sua concentração e desviar o seu foco. Então, na hora de estudar, nada de ver episódio de série enquanto lê, viu? Nem dar aquela checada no WhatsApp, ou visitar os stories do Instagram! Principalmente porque essa prática quase sempre vira uma hora inteira perdida de estudo sem você nem perceber.

“Então eu preciso abandonar meus eletrônicos?”, você deve estar se perguntando. A resposta é simples: não, claro que não. Mas que tal separar um tempo só pra isso? Se você reserva um momento da sua rotina de estudos só pra ficar de bobeira nas redes sociais, ou pra descansar um pouco, isso pode até te ajudar a se concentrar melhor quando estiver com a mão na massa.

Estude em local organizado

Outra dica boa pra ter foco nos estudos é sentar sempre no mesmo lugar da casa. Assim, seu cérebro entende que, quando você está ali, é hora de se concentrar e estudar.

Além disso, procure manter tudo arrumado. Isso é importante porque, estudando em um lugar organizado, você não vai perder um tempo valioso pra procurar alguma coisa que esteja precisando, seja material de apoio ou um objeto simples, como lápis e papel.

Por falar nisso, uma boa ideia é deixar sua mesa de estudo preparada um dia antes, com todos os materiais separados. Por exemplo, se vai estudar Português e Matemática e os conteúdos serão verbos intransitivos e probabilidade, pode separar uma videoaula que fale de gramática e uma apostila de exercícios pra praticar os números.

Leia ouvindo música instrumental

Muita gente prefere o silêncio pra estudar, mas também tem quem gosta de algum barulho de fundo, pra focar no assunto ou pra abafar outros ruídos da casa. Esse é o seu caso? Então, temos uma dica muito boa pra você! Prefira as músicas instrumentais, porque elas podem ajudar a manter a atenção.

O legal é que essas trilhas sonoras pra estudo são muito fáceis de encontrar. Por exemplo, no YouTube mesmo existem várias playlists com 3, 5 e até 10 horas só de músicas instrumentais pra focar. Escolha a sua e comece os estudos!

Se instrumental não for a sua praia, tente ouvir aquelas músicas num idioma que você não domina. Isso porque as letras podem confundir o nosso cérebro com as informações. Você pode começar a cantarolar, e pronto: o foco foi embora! E a gente não quer isso, né?

Faça resumos

Ter o hábito de fazer resumos vai te ajudar a memorizar as matérias com facilidade. Como? Bom, uma das formas é anotar palavras-chave ligadas aos assuntos mais importantes do conteúdo. Tem também quem goste de grifar os materiais ou fazer anotações.

O fato é que o resumo te ajuda a focar o que importa e não perder tempo com assuntos menos importantes do conteúdo. Normalmente, também é um material fácil de carregar. Você consegue levar seu resumo pra todo canto sem dar volume ou peso na mochila. Isso sem falar em como ele ajuda a melhorar a comunicação escrita!

Quer algumas dicas bônus? É pra isso que estamos aqui! Veja só estas:

  • dividir seu tempo em pequenos blocos de estudo;
  • alternar os assuntos do dia;
  • usar a metodologia S.M.A.R.T.;
  • em vez de estudar a teoria e depois ir para os exercícios, você pode fazer o inverso;
  • desenvolver a cultura do estudo;
  • fazer pausas pra descansar o cérebro e o físico;
  • praticar atividades esportivas pra ganhar motivação e oxigenar a mente;
  • dormir bem, pelo menos 8 horas por dia;
  • respeitar seu relógio biológico.

Saber como focar nos estudos é essencial pra aprimorar os conhecimentos, seja pra quem já sabe qual faculdade fazer ou pra quem ainda está pensando no assunto. Com as dicas deste post, você tem mais chances de desenvolver maior produtividade e colher ótimos frutos!

Gostou do nosso artigo? Então, que tal aproveitar a visita e conhecer algumas das melhores profissões atualmente?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.