Como estabelecer metas realistas e desafiadoras para 2020?

estabelecer metas 2020

Saber como estabelecer metas é uma habilidade que faz toda a diferença no dia a dia e ajuda a alcançar o sucesso pessoal e profissional. Afinal, para realizar sonhos e objetivos de vida, é preciso aprender como traçar caminhos que sejam realmente eficazes, além de ter estratégias que ajudem a driblar os desafios que surgem durante o percurso.

Se você faz parte do grupo que não tem ideia de por onde começar, fique tranquilo! Neste post, vamos mostrar como criar metas profissionais e pessoais para dar aquela motivação extra na sua vida, ajudar se tornar um bom profissional e manter sua rotina organizada e focada.

Aprenda como estabelecer metas realistas e desafiadoras para 2020 com nossas dicas!

Tenha um objetivo claro

O primeiro passo que quem deseja aprender como estabelecer metas alcançáveis deve seguir é ter clareza do que deseja conquistar e quando. Nesse sentido, é importante dividir seus objetivos em curto, médio e longo prazo.

A primeira categoria abrange aquilo que você deseja concluir em até dois anos. Já os objetivos de médio prazo podem ter como data-limite de conclusão de 3 a 15 anos. Por fim, seus sonhos de longo prazo devem ser considerados objetivos de vida.

Para que seus objetivos se desdobrem em metas realistas, é essencial fazer uma reflexão profunda. Você deve garantir que esses sonhos estejam realmente alinhados com seus propósitos de vida e que há a possibilidade concreta de torná-los realidade dentro do prazo que estabeleceu.

Se um dos seus objetivos é, por exemplo, comprar um apartamento, mas você ainda não começou a poupar para o seu sonho nem tem um emprego estável, é mais adequado colocá-lo como algo que gostaria de realizar em médio não em curto prazo. Seja honesto com você mesmo!

Crie um plano de ação

Depois de definir e listar seus objetivos de curto, médio e longo prazo, o próximo passo é criar um plano de ação para cada um deles. Isso nada mais é do que uma estratégia composta por etapas para você finalmente atingir seus objetivos.

Vamos supor que um dos seus objetivos de curto prazo seja encontrar o emprego ideal A primeira etapa para realizar esse desejo é definir quais são as características desse trabalho incrível, não é? Essa será sua primeira meta.

Depois, você parte para a segunda etapa: buscar oportunidades de carreira que preencham os requisitos necessários para se tornarem seu emprego perfeito. Uma das plataformas que pode ajudar a encontrar a vaga de emprego dos seus sonhos é o Canal Conecta, portal de empregabilidade que indica os candidatos ideais para cada vaga publicada, de acordo com exigências de perfil e de qualificação. Sem custo para o candidato, é um benefício para alunos da Pitágoras e outras universidades do grupo. Legal, né?

Lembre-se de que o plano de ação deve ser composto por metas a ser cumpridas para atingir seus objetivos acompanhadas por datas-limite. Se uma das suas metas para encontrar o emprego dos sonhos é conversar com três pessoas que possam ajudar você na sua busca, por exemplo, coloque uma data final para fazer esses contatos (três semanas, um mês etc.).

Além de estabelecer datas para atingir cada meta que faz parte do seu plano de ação, é importante, ainda, colocar um prazo final para o seu objetivo.

Mensure resultados durante o projeto

Mesmo para objetivos de médio e de longo prazo, que demorarão mais tempo para serem atingidos, é importante mensurar os resultados durante o projeto. Caso um dos seus objetivos de longo prazo seja sempre cuidar do seu marketing pessoal, você pode, por exemplo, a cada seis meses, fazer uma avaliação para analisar os resultados que atingiu dentro desse objetivo.

Não se esqueça que mesmo pequenas vitórias podem e devem ser comemoradas! Foi chamado para participar de um evento profissional por conta de um trabalho que fez na faculdade? Celebre essa conquista, afinal, ela vai render pontos para o seu marketing pessoal, colaborando para atingir esse objetivo de longo prazo.

Além de mensurar resultados durante o projeto, é importante também fazê-lo ao final dele, quando o objetivo for finalmente atingido ou, até mesmo, caso você desista dele. Essa avaliação permitirá conhecer os erros e os acertos no caminho, assim como fazer um possível ajuste de rota.

Estabeleça datas para ajustar o planejamento

Além de criar metas, é possível que você tenha que ajustá-las ao longo do caminho. Afinal, como a vida é dinâmica, o seu planejamento também precisa ser. Por isso, é importante estabelecer datas para possíveis ajustes de metas e de objetivos.

Para sonhos de curto prazo, ajustes trimestrais são bem-vindos. Para objetivos de médio e de longo prazo, faça, pelo menos, uma avaliação semestral para garantir que as etapas do seu plano de ação estejam sendo cumpridas. Se necessário, reorganize seus prazos para atingir as metas.

É possível que, ao longo do caminho, alguns objetivos e metas sejam alterados. Isso é natural e desejável. Só garanta sempre que seus objetivos estejam alinhados com quem você é, com sua missão, seus valores e seus propósitos de vida pessoais e profissionais. Isso é o mais importante.

Leve em consideração sua rotina

Por fim, tenha em mente que metas alcançáveis são aquelas que se adequam à sua rotina. Afinal, não adianta colocar como meta ir à academia cinco vezes por semana, duas horas por dia, quando você tem aulas todas as manhãs e tardes de segunda-feira a sexta-feira. Estabelecer parâmetros que não são possíveis de alcançar desmotivam e afastam você do seu objetivo principal.

Não tenha vergonha em começar pequeno. Deseja adotar um estilo de vida mais saudável em 2020? Por que não começar caminhando 20 minutos três vezes por semana? Depois de adquirir este hábito, você pode ir além e aumentar para quatro vezes por semana.

O mais importante para ter sucesso com seus objetivos é criar metas que sejam realmente alcançáveis. Apenas dessa forma você conseguirá ter resultados motivadores. Outro ponto importante é não listar vários objetivos para um curto período. É essencial ter foco e começar com poucos objetivos e metas para aumentar suas chances de sucesso, seja no âmbito pessoal, seja no âmbito profissional.

Siga nossas dicas que mostram como estabelecer metas realistas e comece o ano de 2020 com sua rotina mais organizada e focada!

Gostou desde conteúdo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para ajudar sua família e seus amigos a estabelecerem metas realistas para este ano que está começando!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.