6 dicas infalíveis de como empreender durante a faculdade

como empreender na faculdade

Fies para medicina Pitágoras
Desconto nota do Enem

Empreender é uma das maiores oportunidades profissionais que alguém pode ter. Além da possibilidade de oferecer valor à sociedade e alcançar uma ótima renda, uma postura ativa também faz toda a diferença no seu sucesso acadêmico e até mesmo pessoal.

Você sabia que é possível desenvolver essa competência desde a faculdade? Sim! Existem formas de aproveitar a graduação para saber como empreender. Seja planejando o próprio negócio, começando uma atividade autônoma, obtendo destaque em um estágio ou emprego etc.

Quer ver como fazer isso? Conheça as dicas que damos neste post e coloque em prática as orientações para ser empreendedor!

1. Participe de eventos de seu interesse

Muitos estudantes limitam a sua formação apenas às aulas da faculdade. Esse é um grande erro, pois o curso superior pode te trazer muito mais. Lembre-se de que ter visão empreendedora permite que você enxergue além e perceba oportunidades em todos os cenários.

Então, uma boa dica de empreendedorismo é superar a sala de aula. Não se contente em ser um ótimo aluno e fazer seus trabalhos. Participe também de atividades extraclasse e compareça a eventos da sua área de interesse. Eles podem ser sobre as matérias da faculdade ou voltado a empreendedores.

Tudo isso pode impulsionar seu crescimento pessoal e profissional. Os eventos geram ótimas chances de atualizar temas das aulas e de ter contato com conhecimentos mais profundos. Desse modo, fica mais fácil ter boas ideias de negócios. Sem falar na possibilidade de conhecer novas pessoas.

A graduação é o período ideal para criar e aproveitar oportunidades. Por isso, procure manter-se atualizado sobre palestras, congressos, grupos de estudos e outras atividades dentro e fora da sua faculdade. Se possível, considere participar de eventos regionais e nacionais em outros estados.

Já pensou também em organizar eventos com seus amigos e professores? Experiências como essas podem ampliar muito a sua visão do curso e da profissão. E não é exatamente isso que um empreendedor faz? Você precisa diversificar suas experiências para conseguir inovar e oferecer novos produtos ou serviços à sociedade.

2. Tenha dedicação e disciplina

Se o seu desejo é empreender na faculdade, saiba que não há como fazer isso sem foco e comprometimento. Ser uma pessoa dedicada e disciplinada é um requisito para quem quer utilizar todas as chances de crescimento.

Nossa orientação é que você tenha iniciativa e busque aquilo que vai te ajudar nos seus objetivos. Um grande exemplo disso é se aproximar dos professores na faculdade. Aqui na Pitágoras, nós temos um corpo docente qualificado e experiente, pois entendemos que isso é fundamental para os alunos.

Então, tente extrair o máximo dessa vantagem. Use sua comunicação interpessoal com os professores, troque experiências, compartilhe suas ideias e veja como eles podem ajudar a melhorá-las. Afinal, eles têm experiência no mercado de trabalho no qual você deseja entrar.

Tenha em mente que não é necessário esperar o final da graduação para dizer “quero empreender”. Pelo contrário, no mundo atual, existem muitos jovens universitários lançando tendências antes mesmo de receber o diploma. Seja mais um deles.

3. Acompanhe as mudanças do mercado

Empreender não significa apenas abrir uma empresa. É preciso acompanhar as mudanças do mercado — e até mesmo se antecipar a elas — para manter seu negócio funcionando da melhor forma. Do contrário, muitos obstáculos vão atrapalhar seus planos.

Conhecer o mercado e ser criativo são elementos centrais para quem deseja empreender, na faculdade ou fora dela. Pense sobre as necessidades e os desejos do público-alvo da sua área e tente listar formas de atendê-los de maneira inovadora.

Tour pela prova do Enem

Muitos negócios incríveis começaram ainda na faculdade, porque os empreendedores conseguiram observar nichos de mercado que ainda podiam ser explorados. Para isso, ficar atento às mudanças é essencial. Especialmente as que estão relacionadas à tecnologia.

4. Desenvolva soluções criativas para o seu negócio

Quem pensa que uma empresa só tem sucesso se inventar um produto revolucionário do zero está muito enganado. Veja o exemplo de Steve Jobs, que foi um empresário muito bem-sucedido na Apple. Ele não precisou inventar os celulares ou os computadores.

O que o fez alcançar o sucesso foi desenvolver soluções criativas pensando nos produtos que já existiam. Logo, a criatividade não tem a ver apenas com criar algo, mas também aperfeiçoar ou modificar itens e serviços que você acredita que podem ser melhorados.

Utilize a infraestrutura da faculdade a favor da sua postura empreendedora. Estude bastante, participe de pesquisas, frequente a biblioteca e os laboratórios, dialogue com seus colegas e professores e tenha sempre a iniciativa de questionar. Esses passos fortalecem o empreendedorismo e te dão ideias interessantes sobre o que fazer.

5. Crie um bom networking

Uma das maiores dicas de empreendedorismo é construir um networking eficiente. Acredite: nenhum empresário chega a bons resultados sozinho. Ainda que não tenha sócios, ele precisa desenvolver relações de parceria com mentores, colegas, fornecedores, clientes etc.

Então, por que não começar desde já? Valorize os relacionamentos que você faz na faculdade. Alguns colegas de curso podem ser seus companheiros na empresa. Os professores também podem ser seus mentores ou, quem sabe, futuros sócios no negócio.

Lembra que te incentivamos a participar de eventos? Eles também são ótimos para ampliar o networking. Conheça pessoas e adicione-as à sua lista de contatos. No futuro, sua rede de relacionamentos vai fazer toda a diferença.

Aqui na Pitágoras, temos um recurso que funciona como networking para nossos estudantes: o Canal Conecta. Por meio dele, você pode encontrar oportunidades de trabalho e conhecer empresas que agreguem valor à sua carreira.

6. Procure um estágio para conquistar experiência

Por fim, acreditamos que ser estagiário em uma empresa é uma vivência muito rica para quem tem vontade de empreender. Nada melhor do que conviver com pessoas que constroem diretamente um negócio de sucesso todos os dias, não é mesmo?

Fazer um estágio durante a faculdade é ótimo para ter contato com o mercado de trabalho e aprender habilidades práticas de liderança e de empreendedorismo. Além disso, você pode ter diversas ideias como estagiário para aperfeiçoar sua área de trabalho.

Conquistar experiência é muito importante em qualquer carreira. O empreendedorismo não é uma opção apenas para estudantes de cursos como Administração. Você pode empreender em qualquer área, desde que siga os passos necessário para adquirir as competências.

Confira também as dicas do Canal Conecta em relação aos primeiros passos para empreender:

Quer ser dono do próprio negócio? Coloque em prática nossas dicas sobre como empreender e conquiste seus objetivos. Mas lembre-se: não deixe seus estudos de lado. A conclusão da faculdade deve ser vista como uma das etapas essenciais para crescer como empreendedor!

Gostou da leitura? Aproveite para saber qual é o salário do brasileiro e o que fazer para ganhar mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados