Saiba como conseguir um emprego mais rápido em 6 passos

pessoas em entrevista de emprego

Se escolher uma profissão já é uma decisão capaz de deixar qualquer pessoa um pouco perdida ou ansiosa, imagine a pressão de como conseguir um emprego. Afinal, a construção de uma carreira bem-sucedida e a recolocação profissional são grandes desafios que buscamos vencer ao longo da vida, né?

Evoluir profissionalmente e atingir as nossas metas na maioria das vezes não é algo que acontece do dia pra noite. Essa é uma tarefa que demanda tempo e muito esforço. Outra coisa que ajuda bastante é se cercar de informação e conhecimento.

Por isso, a gente reuniu aqui boas dicas do que fazer pra aumentar as suas chances de conseguir uma colocação no mercado de trabalho de maneira mais rápida. Acompanhe o post pra conferir!

Ative sua rede de contatos

Provavelmente, você já ouviu alguém falando que “networking profissional é tudo”, né? Ter uma boa rede de relacionamentos não deixa de ser uma maneira de facilitar que as oportunidades te alcancem ou que você chegue até elas.

Então, vale aproveitar bem as chances de conhecer pessoas e fazer contatos nos mais diversos meios, especialmente dentro da área que pretende atuar.

Essa é uma das razões pelas quais é importante estar sempre se capacitando. O ambiente da faculdade ou de outros lugares ligados ao aprendizado são excelentes pra encontrar gente interessante. Isso sem falar que o simples fato de estar fazendo um curso já é um sinal de que você busca a sua evolução — o que não deixa de ser uma propaganda indireta e positiva.

Não se feche e vença a timidez se for necessário. Seja disponível e fale dos seus objetivos quando puder, como quem manda uma mensagem para o universo. Apenas tome cuidado pra não parecer que está sendo interesseiro ou caçando favores o tempo todo, combinado?

Marque presença no LinkedIn

Já tem um tempo que as redes sociais ocuparam um espaço de enorme importância na nossa rotina. Elas foram muito além da vida social e constituem uma parte essencial do contexto corporativo. Reparou que quase todo tipo de negócio se comunica por meio dessas ferramentas? Inclusive, as utilizam pra divulgar oportunidades de trabalho e procurar profissionais pra suas equipes.

Como o LinkedIn é a plataforma direcionada pra carreira, uma das suas missões é ter um perfil atualizado e marcar presença nessa rede. Tenha consciência de que a sua página vai ser uma espécie de vitrine profissional e não corra o risco de expor o que não gostaria para o seu futuro chefe.

Existem muitas vagas no LinkedIn e, quem sabe, você não consegue alguma delas. Esse até pode ser um jeito de conseguir um emprego mais rápido, se você souber se posicionar e filtrar o que expõe.

Faça inscrição em sites de emprego

Uma alternativa pra conseguir um bom trabalho é fazendo sua inscrição nos processos seletivos. Ao identificar uma oportunidade, demonstre seu interesse em participar da seleção de candidatos. Normalmente, em poucos minutos dá pra completar essa tarefa no próprio site da empresa ou página de divulgação da vaga.

Existem também os sites especializados em emprego que são facilitadores dos tempos modernos. Eles conectam as pessoas que procuram uma chance de trabalhar com instituições que oferecem trabalhos. Em geral, você envia seu currículo ou preenche um cadastro com suas informações particulares pra passar pelos filtros das vagas disponíveis.

Pra quem está com mais pressa, a dica é ficar sempre de olho nos melhores sites de emprego e não ficar esperando pra receber e-mails de alerta ou qualquer outra notificação.

Algumas instituições de ensino oferecem esse diferencial para os seus alunos, pensando no sucesso deles no mercado. Esse é o caso da Pitágoras, que tem o benefício gratuito e exclusivo do Canal Conecta para os seus estudantes.

Se prepare para as entrevistas

Não adianta muito encontrar boas oportunidades se não estiver preparado pra avançar no processo de seleção, certo? Como as perguntas da entrevista de emprego são uma das etapas mais comuns, tenha em mente que é preciso vencer essa fase pra tudo dar certo — o que significa se destacar dos concorrentes e convencer os recrutadores de que você merece a vaga.

Pra isso, pesquise muito sobre a empresa pra entender aspectos como sua história, cultura organizacional e atuação no mercado. Além disso, invista em autoconhecimento pra ter uma performance interessante na entrevista, sabendo explorar o seu potencial e se comportar de maneira adequada.

Lembre que qualquer detalhe é capaz de gerar pontos a seu favor ou contra. Por exemplo, evite falhas como chegar atrasado ou se vestir de forma inapropriada pra ocasião. Pense sempre antes de falar alguma coisa e saiba que a preparação prévia ajuda muito na autoconfiança pra brilhar nesse momento.

Não espere parado

Enquanto não conseguir o que quer, continue em movimento pra aprimorar a sua qualificação profissional e o seu perfil. Leia, faça cursos, desenvolva novas habilidades, participe de eventos da sua área e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece ao seu redor.

Essa é uma estratégia pra aproveitar o tempo de um jeito produtivo e que contribua pra suas chances de conquistar as vagas que deseja. Quem fica estacionado durante esse período de busca por um emprego pode sofrer as consequências disso.

Selecione as melhores oportunidades pra se candidatar

Enfim, uma última dica que muitas pessoas desconsideram e acabam perdidas. O famoso “atirar pra todo lado” nem sempre é uma boa ideia. Na verdade, faz mais sentido selecionar as oportunidades que combinam com o seu perfil e dar prioridade pra vagas que realmente vão mexer com a sua satisfação profissional.

Participar de milhares de processos pode ser cansativo e desgastante, sobretudo quando o resultado não vai ser tão satisfatório. Mantenha o foco e use toda a sua energia pra buscar os seus sonhos, mesmo que esse não seja o caminho mais fácil ou rápido.

No fim das contas, não há grandes mistérios em como conseguir um emprego. A sua dedicação em todas as fases vai ser o fator mais importante pra sair vitorioso nessa missão. Então, não deixe de correr atrás!

Gostou das nossas dicas de como conseguir um emprego? Se você está na busca por um trabalho, saiba que a gente está na torcida pelo seu sucesso. Aproveite pra conferir outra leitura do nosso blog, com sugestões de aplicativos de emprego que podem ajudar nesse momento!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.