Veja como colocar cursos no currículo de forma atraente

como colocar cursos no curriculo

Você sabia que o currículo é seu cartão de visitas pra participar de qualquer processo seletivo de emprego? É por isso que todas as informações inseridas devem aparecer de um jeito atrativo aos olhos do recrutador, pra conquistá-lo em poucos segundos, já que esse é o tempo que ele leva pra escolher ou descartar o seu documento.

Então, aqui vai uma pergunta: você sabe como colocar cursos no currículo de maneira atraente? Pois bem, essa é uma informação das mais importantes, que faz diferença porque identifica sua bagagem de conhecimento acadêmico e específico da área de atuação.

Como desejamos que você se dê bem nas entrevistas de emprego, criamos este post pra mostrar como colocar cursos no currículo em uma disposição que chame a atenção do recrutador na hora da triagem. Aproveite a leitura!

Dê destaque aos cursos de nível superior

Os cursos de graduação no currículo estão entre as informações que merecem maior destaque, em razão de sua relevância para o recrutador. Isso porque a formação acadêmica é o que determina sua capacitação profissional pra ocupar a vaga –– sendo, muitas vezes, um requisito indispensável pra que você continue no processo seletivo.

Com isso, em todos os tipos de currículo, reserve um espaço especial pra essas informações, preferencialmente logo abaixo dos seus objetivos profissionais ― que devem abrir a sequência de itens. Ou seja, sua formação acadêmica deve vir logo em seguida.

Escolha os cursos relevantes pra vaga em questão

É possível que, durante sua formação profissional, você tenha contato com diferentes cursos. Alguns deles, porém, não são necessariamente relevantes pra vaga para a qual você está se candidatando.

Sobretudo no caso dos cursos livres no currículo, escolha somente aqueles que seriam úteis pra vender sua imagem durante o processo seletivo. O objetivo é demonstrar ao recrutador que sua formação extracurricular contribui pra empresa.

Por exemplo, se você vai tentar uma vaga pra área financeira, talvez não seja importante inserir um curso de guia turístico, por exemplo –– a menos que tenha alguma relevância para um nicho de mercado da empresa em questão. Por outro lado, se for pra Turismo, talvez uma formação na área financeira chame a atenção do recrutador, porque demonstra que sabe lidar com dinheiro. Como você vê, essas informações dependem do contexto do cargo.

Por falar em vagas, visite agora mesmo o Canal Conecta! Esse é um portal de empregabilidade exclusivo pra nossos alunos. Além de oferecer as melhores vagas, procura reunir candidatos e empresas com expectativas e perfis similares. Tudo pra que você encontre as melhores oportunidades de emprego.

Use a ordem cronológica inversa

Outro ponto importante de como inserir cursos no currículo é adotar a ordem cronológica inversa –– na verdade, isso vale para todos os campos. Sendo assim, sempre comece a inserir dos recentes para os mais antigos.

Optar pela ordem cronológica inversa tem o objetivo de fazer o recrutador notar como anda sua atualização, que deve ser constante. Inclusive, mesmo que você esteja procurando recolocação profissional, não deixe de estudar, porque há muitos cursos livres e gratuitos que podem fazer a diferença. Esse é o caso das certificações que, ao se unirem à sua formação acadêmica, dão ainda mais peso ao currículo.

Além disso, essa é uma maneira de preencher grandes espaços de tempo entre cursos de maior duração, como é o caso da graduação e pós-graduação.

Quer uma dica? Em alguns casos, inserir uma imagem sua pode transmitir maior seriedade profissional. Descubra aqui como fazer um currículo com foto!

Sua abordagem deve mudar de acordo o nível de experiência

Pra cada nível de experiência, é necessário adotar um tipo de abordagem em seu currículo, especialmente na hora de inserir informações sobre qualificação profissional e atuação. Quanto mais alto o cargo pretendido, mais específico deve ser o conteúdo, pra demonstrar que você tem capacidade de ocupar aquela vaga. 

Você sabe qual é o seu nível de experiência em sua área profissional? Em geral, as empresas adotam nomenclaturas específicas, podendo ou não ser diretamente relacionadas com o seu tempo de formação. São elas:

  • sênior: são os profissionais com mais de 10 anos de formados e que desenvolvem tarefas amplas, como ocupando cargos de gestão;
  • pleno: profissionais entre 5 e 10 anos de formados, que desenvolvem tarefas de maior complexidade que os de nível júnior e podem ocupar algum cargo de gestão; 
  • júnior: são os profissionais em início de carreira. Desenvolvem as tarefas mais simples e normalmente não ocupam cargos de gestão.

Detalhe quando o curso foi concluído

Ao inserir um curso em seu currículo, não se esqueça de indicar a data de conclusão. Essa informação é relevante especialmente para os cursos de graduação e pós-graduação, por serem mais longos e estarem diretamente relacionados com sua experiência profissional.

Indicar o período completo de início e término também é uma maneira de demonstrar à pessoa que estiver com seu currículo em mãos que você não esteve parado por um longo tempo, especialmente no caso de cursos de maior duração.

Não se esqueça dos cursos de extensão e certificações

Valorize os cursos de extensão universitária e certificações. Esse tipo de capacitação tem grande relevância em seu currículo, porque se trata de conhecimentos específicos que complementam a formação acadêmica. Algumas empresas até pedem que seus colaboradores conquistem esses conhecimentos pra exercerem determinadas funções.

As certificações costumam ter alto valor em Sistemas de Informação e Gestão Financeira, entre outros cargos administrativos, por exigirem conhecimentos de padrão nacional e internacional. A extensão universitária, por sua vez, é essencial pra qualquer profissão, porque aprofunda conhecimentos pontuais, que são importantes pra área de atuação.

Busque destaque no currículo!

Viu só como colocar cursos no currículo pode impressionar o recrutador? Saiba que manter-se atualizado, criando uma espécie programa pessoal de formação continuada, é essencial pra garantir sua competitividade no mercado. Invista o tempo todo em capacitação.

Inclusive, se você ainda não se formou na faculdade ou deseja retomar os estudos, saiba que a Pitágoras tem uma ampla gama de cursos pra garantir a melhor formação profissional. Desse jeito, fica muito mais fácil vencer a concorrência!

Quer saber mais dicas de como preparar seu currículo? Continue conosco na leitura deste outro artigo sobre currículo online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content