Como aprender espanhol rápido? Veja 5 dicas!

Como aprender espanhol

Desconto nota do Enem

¡Hola! ¿Vamos hablar español? Caso não saiba, esse é um dos idiomas com mais falados no mundo, sendo língua nativa em 20 países — como Argentina, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Uruguai e por aí vai. Só pra se ter uma ideia, um estudo* aponta que, até 2050, cerca de 754 milhões de pessoas falarão espanhol.

Se você quer complementar sua formação acadêmica e competências profissionais, inclusive, precisa ver como aprender espanhol ajuda nesse sentido! Já que é parecido com o português, muitos brasileiros consideram esse idioma bem fácil de absorver.

Mas, pra não cair nas armadilhas da língua, é preciso se dedicar na aprendizagem. E é sobre isso que vamos falar a partir de agora. É possível criar uma rotina de estudos por conta própria e aprender espanhol bem rápido. Confira as dicas que a Pitágoras preparou!

Cante e acompanhe músicas no idioma

A canção Despacito, de Luis Fonsi, foi uma febre no mundo inteiro há alguns anos. Além dela, outros sucessos em espanhol despontaram no universo da música e conquistaram o público de várias idades. A gente pode citar aqui os artistas Ricky Martin e Shakira ou o grupo Rebelde (RBD).

Então, por que ficar só no refrão, né? Uma ótima maneira de aprender espanhol é ouvir músicas no idioma e tentar acompanhar a letra. Muitas faixas são românticas e com um ritmo lento, o que ajuda bastante na hora de treinar os ouvidos.

O Spotify tem uma boa playlist pra você começar hoje mesmo, que tal?

Assista a novelas mexicanas

Quem é que nunca assistiu a uma boa e velha novela mexicana não sabe o que é paixão e sofrimento. Brincadeiras à parte, essas produções da teledramaturgia são um prato cheio pra quem quer saber como aprender espanhol. La Usurpadora, Rubi, Marimar e tantos outros clássicos da televisão rendem boas lágrimas, risadas e expressões novas pra usar.

Além disso, também temos El Chavo del Ocho, o famoso Chaves, sem falar de outras séries aclamadas, como La Casa de Papel, Narcos e Club de Cuervos, todos disponíveis na Netflix. É só fazer uma pipoca, ativar a legenda e aproveitar bons momentos de lazer enquanto aprende uma segunda ou terceira língua.

Leia tudo que puder em espanhol

Outra atitude que ajuda demais é aproveitar situações cotidianas pra manter contato com o idioma. Por isso, se for ler alguma coisa, veja se dá pra ser em espanhol: vale com revistas, livros, notícias, receitas ou conteúdos na internet.

Quando a gente tem um plano de carreira, aliás, esse empenho em se aproximar da língua pode fazer muita diferença lá na frente. Afinal de contas, o mercado hoje opera de forma global, e as chances de atuar em outro país — como os de Língua Espanhola — são maiores!

Que tal, por exemplo, ler Gabriel García Márquez ou Miguel de Cervantes e as aventuras de Dom Quixote no idioma original? Também é possível acompanhar as últimas notícias pelo El Mundo, um dos maiores jornal da Espanha, ou pelo El País. Ainda temos o La Opinión, que é o periódico espanhol mais popular nos Estados Unidos.

Ouça podcasts em espanhol

A mesma dica anterior vale quando o assunto é podcast, combinado? Esse tipo de material é muito útil pra treinar a escuta e otimizar o tempo, porque você pode ouvir enquanto anda a pé, no transporte público ou de carro — ou no chuveiro, nas horas vagas, durante a faxina…

Tour pela prova do Enem

As opções são várias:

O lado bom de praticar essa habilidade é que nós absorvemos melhor a língua na sua forma usual, porque geralmente, os podcasts são de assuntos atuais e de pessoas fluentes conversando. É um jeito ótimo de aprender rápido e atingir um bom nível de espanhol.

Pratique conversação online

Já passamos por dicas pra aprender espanhol que potencializam a leitura e a escuta, então, está faltando uma parte muito importante: a conversação. O que adianta conhecer uma língua se a gente não tiver a oportunidade de usá-la, né? Por isso, não tenha vergonha de arriscar.

Hoje é muito mais fácil ter contato com outros falantes de um idioma estrangeiro. Então, não precisamos esperar aquela oportunidade única de viajar ou fazer intercâmbio em outro país pra colocar em prática o que aprendemos. Se você puder fazer isso, ótimo! Mas com sites e outros recursos online, já é possível hablar en español.

As redes sociais são uma forma interessante de fazer amizade com nativos falantes de espanhol, mas também há alguns aplicativos próprios pra conversação, como o italki. Outra maneira de praticar todas as competências da língua é o Duolingo. Nesse app, você se diverte enquanto sobe níveis, ganha vidas e completa missões.

Como aprender espanhol na faculdade impacta minha carreira?

A maior sacada, no fim das contas, é escolher algo de que você realmente gosta e aproveitar esse interesse pra ampliar seus conhecimentos em outra língua. Todas estas dicas, por exemplo, também servem pra aprender inglês rápido ou qualquer outro idioma que você desejar.

O importante é investir naquelas opções que mais trazem oportunidades no mercado — e, sem dúvidas, a Língua Espanhola divide espaço com a Língua Inglesa. Até mesmo durante a formação acadêmica, elas se fazem presentes nos conteúdos de algumas disciplinas, sabia? Afinal, muitos teóricos são de nacionalidades estrangeiras, e seus trabalhos são consultados no decorrer da faculdade.

Aqui na Pitágoras, certamente esse intercâmbio de conhecimentos e culturas é uma realidade. E, se você gosta bastante da área, tem até como aprender Espanhol de um jeito mais aprofundado. Sim, entre os tipos de cursos de Letras, há a Licenciatura em Espanhol, com diversas disciplinas voltadas a essa segunda língua. Já imaginou?

Agora é sua vez!

Enfim, quando a ideia é buscar formas de como aprender Espanhol rápido, toda ajuda é bem-vinda, concorda? O importante é dar o primeiro passo e não ficar aguardando o momento ideal pra começar. Aliás, como diz o poeta Antonio Machado, “Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”. Então, apenas tome a iniciativa e vá em frente!

E aí, gostou de saber como aprender espanhol? Então, aproveite e confira algumas estratégias pra estudar em casa sem perder o foco!

* Cervantes

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados