Conheça tudo sobre a área de Comércio Exterior

Desconto nota do Enem

Se você se interessa por carreiras e profissões dinâmicas, acompanhe o post a seguir, que vai te contar tudo sobre a área de Comércio Exterior, uma carreira repleta de aprendizados, desde a graduação, até a conquista da sua senioridade profissional.

Fique conosco e aproveite o conteúdo a seguir!

O que é Comércio Exterior?

Antes de mais, é fundamental conceituar essa profissão, que apesar de ter um nome quase autoexplicativo, abrange outras tantas habilidades para além do entendimento sobre comércio. 

Assim, o apelidado Comex, é uma carreira que demanda inúmeras competências do profissional, como, por exemplo, conhecer diferentes idiomas. Ou seja, não basta apenas compreender o que é Comércio Exterior, deve-se unir estes conhecimentos a tantos outros.

De qualquer forma, o Comércio Exterior é uma carreira que visa profissionalismo em torno das atividades de comercialização de produtos entre países, assim como outros pontos mercantis que os englobam. Então, vendas, operações, logística, importação, exportação e planos de ação fazem parte da profissão.

E, vale dizer, que de modo prático, o Comércio Exterior é uma carreira antiquíssima, considerando que os chineses, por exemplo, criavam logísticas complexas sobre trajeto e venda de seda. Assim, suas atividades envolviam a análise da demanda de produto, mediação, logística de transporte pelo rio Nilo e venda.

Em suma, comercializar é uma prática desde a implantação de sistemas econômicos. Mas, profissionalizar e capacitar pessoas com o objetivo de sofisticar e tornar mais eficiente estes fluxos, faz parte do conceito do que é Comércio Exterior, bem como a criação dessa carreira tão importante.

O que se estuda no curso de Comércio Exterior?

Primordialmente, é importante mencionar que o curso de Comércio Exterior pode ser realizado em modalidades formativas diferentes. A primeira delas, é o tecnólogo, que possui uma grade enxuta e visa atender as demandas do mercado de trabalho. A outra, é o bacharelado, mais longo e com uma grade curricular extensa, porém, com diversas possibilidades pós formado, como, por exemplo, adentrar no meio acadêmico.

Dessa forma, iremos mostrar algumas das disciplinas encontradas no curso superior em Comércio Exterior. Confira abaixo:

  • Direito aplicado aos negócios;
  • Homem, cultura e sociedade;
  • Legislação no Comércio Exterior;
  • Gestão Aduaneira em Importação;
  • Gestão Aduaneira em Exportação;
  • Logística;
  • Estatística;
  • Ética e responsabilidade socioambiental;
  • Entre outras.

Além disso, ao longo do curso de Comex, caso o estudante opte pelo bacharelado, o estágio é obrigatório, bem como as entregas que o envolvem. E, naturalmente, o trabalho de conclusão de curso, popularmente conhecido como “TCC”.

Em conjunto, como mencionado anteriormente, para além dos aprendizados básicos, o que garante alavancar a sua carreira, é o desenvolvimento de outras habilidades e competências fundamentais para um bom profissional.

Dessa maneira, invista, ao longo da sua graduação, em cursos de idiomas. Assim, ao terminar o curso, você estará habilitado tanto nas obrigatoriedades, como nos instrumentos necessários para tornar-se um profissional de ponta.

Tour pela prova do Enem

Carreiras na área de Comércio Exterior 

Diante de tantas mudanças no mercado mundial, é natural que o profissional de Comércio Exterior seja cada vez mais demandado, assim como qualificado, de modo proporcional.

Então, confira a seguir algumas das carreiras mais visadas pelo mercado e almejada pelos estudantes:

Consultoria e Marketing Internacional

Atualmente, a área de consultoria tem crescido de modo exponencial. E, este setor, viabiliza o trabalho autônomo – até no ramo de Comércio.

Dessa forma, o profissional que embarca no ramo de consultoria, pode estar vinculado a uma empresa ou pode prestar serviços pontuais.
|
Ainda, a sua responsabilidade envolve assessorar, criar planos de ação e negociar com outras empresas. Também, analisar tanto o mercado, quanto os riscos que envolvem o projeto e os seus planos de ação.

No mais, é fundamental especializar-se e conhecer como relacionar Marketing ao aspecto mercantil, considerando todos os benefícios às empresas quando se relaciona comércio a marketing de modo inteligente e estratégico.

Gerenciamento financeiro e cambial

O gerenciamento financeiro envolve todas as etapas do fluxo. Então, o profissional deste setor tem responsabilidades relacionadas a movimentação financeira e aos câmbios, para serem realizados de modo estratégico, lucrativo e funcional. 

Por fim, é necessário conhecer os períodos onde se encontram melhores taxas de câmbio, tanto na solicitação de compra, nos investimentos e nas vendas.

Importação e Exportação

O profissional que atua no ramo de importação e exportação tem de possuir inúmeras capacitações. Então, conhecer produtos, matérias-primas e aspectos socioeconômicos dos países é imprescindível para a mediação e realização de bons negócios.

Também, no Comércio Exterior, apesar de ser uma área antiga, segue promissora nos dias de hoje. E, por fim, com o crescimento de determinados setores, os países necessitam de profissionais capacitados para manter a curva de crescimento.

Assim como aumentá-la, conciliando com todo o aspecto legislativo e de responsabilidade socioambiental.

A Faculdade Pitágoras viabiliza o sonho de fazer a Faculdade de Comércio Exterior!

Se você percebe, após essa leitura, que Comex pode ser o seu futuro; embarque conosco no seu sonho. A Faculdade Pitágoras conta com um corpo docente de ponta, que te prepara para todos os desafios e vitórias tanto do ensino, quanto do mercado de trabalho.

Também, com as diferentes modalidades de ensino, você pode começar hoje mesmo a trilhar a estrada da sua carreira. Confira todas as possibilidades da Pitágoras e participe do processo seletivo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados