Afinal, o que consta no código de ética farmacêutico?

profissional farmacêutica

Desconto nota do Enem

Quem faz a faculdade de Farmácia precisa ter o registro no Conselho Regional de Farmácia pra conseguir atuar na área, além de trabalhar seguindo o que diz o código de ética farmacêutico. Trata-se de um conjunto de normas que regulam o exercício profissional e estabelecem os direitos, deveres e proibições.

Não se trata de uma simples burocracia: são regras superimportantes que mostram como deve ser a postura dele no emprego em Farmácia, que tem média salarial de R$ 3.516,45*. Assim, o profissional pode usar seus conhecimentos pra garantir boas práticas de saúde pública, o que acaba sendo uma proteção pra toda a população.

Quer ficar por dentro dos principais pontos desse documento, que deve ser seguido por todos que fizeram o curso de Farmácia? Então, não perca o post que a gente da Pitágoras preparou pra você!

Objetivos de um código de ética

Quando o assunto é alguma profissão da área da saúde, não dá para as pessoas trabalharem da forma que quiserem ou de qualquer jeito. Além da bagunça nos atendimentos, uma situação como essa traria um risco bem grande para os pacientes. É justamente pra colocar ordem nisso tudo que existem as normas de várias carreiras, como as que estão no código de ética da Farmácia.

É um documento que deve ser cumprido por todos que atuam nessa área, já que o objetivo é regular o que faz um profissional de Farmácia e sua conduta. Ele deve trabalhar sempre de acordo com a ciência pra honrar seu diploma e proteger toda a população.

É um lance muito sério. Por isso, quem faz carreira em Farmácia precisa ficar ligado nessas regras pra trabalhar do jeito certo, ou seja, evitando problemas com o conselho farmacêutico, como:

  • advertência;
  • multa;
  • suspensão das atividades de 3 meses a um ano;
  • perda do registro profissional.

Direitos do farmacêutico

Quer saber quais são os direitos desse profissional pra qualquer uma das áreas da Farmácia que ele seguir? Vamos lá! O primeiro deles é poder trabalhar sem ser discriminado por sua idade, religião, raça, cor, sexo, nacionalidade, condição social ou visão política.

O documento diz ainda que ele pode entrar em contato com quem prescreveu a receita, no caso, o médico, se necessário, pra garantir a eficácia e segurança do uso dos medicamentos.

E sabe aquele negócio de letra difícil de ler na receita? Então, o código de ética diz que o farmacêutico pode exigir dos profissionais de saúde que eles façam uma prescrição que seja legível.

O profissional pode ainda se recusar a trabalhar em locais públicos ou privados que não tenham condições ou remunerações dignas ou que o prejudiquem. A exceção nesse caso fica por conta de situações de urgência ou emergência, visto que seu trabalho tem papel importante para a saúde pública.

Tour pela prova do Enem

Aqui vale lembrar em como a faculdade de Farmácia na pandemia teve um papel especial na produção mais rápida de medicamentos e produtos de higienização.

Deveres do farmacêutico

Se você quer seguir a carreira em Farmácia, precisa ficar ligado em quais são os deveres do farmacêutico ainda na faculdade.

Pra isso, o legal é contar com uma instituição de ensino de destaque no mercado. Aqui na Faculdade Pitágoras, você faz o curso de Farmácia nas modalidades de ensino presencial ou semipresencial com uma boa infraestrutura de laboratórios e recebe a melhor formação com professores altamente qualificados. Assim, vai ter todo o conhecimento de que precisa, inclusive em relação à conduta ética nessa área da saúde.

O código de ética da categoria diz que o farmacêutico precisa sempre respeitar a vida humana e não fazer parte de atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica de qualquer pessoa. Deve ainda se manter atualizado com os conhecimentos técnicos e científicos pra sempre desempenhar sua atividade com melhor qualidade.

Deve ainda conhecer por inteiro esse documento e comunicar pra autoridades sanitárias, sempre com discrição, algum fato que vai contra o código de ética da profissão. Em outras palavras: precisa garantir que essas normas sejam seguidas não só por ele, mas pelos outros colegas.

O farmacêutico tem o dever de se colocar à disposição dos governos, caso seja chamado, em situações mais graves –– mesmo que não ele não seja remunerado ou tenha qualquer vantagem pessoal. São os casos de:

  • conflito social interno
  • catástrofes;
  • epidemias.

Apesar de esse profissional ter a função de orientar a população quanto ao uso de medicamentos, ele tem que respeitar a escolha da pessoa sobre sua saúde e bem-estar. Pode intervir só se tiver algum laudo médico ou decisão judicial que mostre que ela é incapaz de opinar em questões como essa.

Proibições do farmacêutico

A gente explicou o que é o código de ética farmacêutico, mas falta falar sobre as proibições pra esse profissional, né? Entre elas estão:

  • participar de qualquer tipo de experiência em ser humano, com finalidade de guerra ou de motivos relacionados à raça;
  • exercer atividade na área causando algum dano físico, psicológico ou moral na pessoa;
  • aceitar uma remuneração menor do que a estabelecida pelo piso salarial da categoria;
  • deixar que seu nome seja usado por alguma instituição em que ele não exerça efetivamente sua função de farmacêutico;
  • realizar ou participar de algum ato fraudulento associado a sua profissão;
  • anunciar produtos farmacêuticos ou processos que sejam capazes de induzir ao uso indiscriminado de medicamentos;
  • fornecer, produzir, dispensar fórmula ou medicamento sem a identificação sobre a substância ativa e quantidade, com exceção pra atividades hospitalares internas, em que é permitida a codificação do medicamento fracionado, mas sem omitir seu nome ou fórmula;
  • fornecer ou deixar que outros forneçam medicamento pra uso diferente da sua finalidade;
  • trabalhar em local que não tenha o registro nos órgãos de fiscalização sanitária;
  • atuar em alguma função pública como farmacêutico e cobrar ou receber remuneração de usuários pelo serviço.

Se você gosta da área da saúde e quer atuar na Farmácia pode pesquisar mais sobre o código de ética farmacêutico e entender o que deve ou não fazer no exercício dessa profissão. Pra se preparar bem pra essa carreira, conte com a Pitágoras.

Não perca tempo e comece agora a escrever uma história de sucesso nessa área: se inscreva no vestibular online da Pitágoras!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados