Afinal, o que faz o profissional de Ciências Econômicas?

profissional de ciências econômicas

Desconto nota do Enem

Já reparou que economia é um tema sempre em alta nos noticiários? Se você se curte o assunto e tem afinidade com ele, é bem provável que já tenha pensado no curso de Ciências Econômicas. Acertamos?

Mas você sabe de verdade o que é Ciências Econômicas? O que faz uma pessoa formada nessa graduação? Pois saiba que a atuação de um economista vai muito além do que vemos nos programas da TV que contam com especialistas na área.

Vem com a gente pra conhecer melhor sobre essa carreira promissora, o que faz o profissional de Ciências Econômicas e como ter sucesso na área!

Quais são as principais competências do economista?

Pra saber o que faz um profissional de Ciências Econômicas, vale entender primeiro quais são as principais competências da sua personalidade e como elas estão ligadas com a sua atuação.

Veja só se você tem o perfil de um economista!

Facilidade com cálculos matemáticos

A primeira habilidade está ligada à facilidade de fazer cálculos matemáticos. A rotina do economista é cheia de números e contas que vão bem além do somar e subtrair. Assim, saber lidar com eles torna o trabalho muito mais simples.

Formando na área, você vai ser responsável, por exemplo, por fazer o planejamento econômico e financeiro dentro das empresas. Então, precisa se dedicar à pesquisa e também à análise de mercados e preços, renda, encaixe na atual situação econômica e assim por diante. Tudo isso envolve números e grandezas, e se dar bem com eles te ajuda a manter uma rotina otimizada.

Raciocínio lógico

O pensamento lógico está presente em diferentes situações da nossa vida, né? As pessoas que têm essa característica conseguem fazer comparações, generalizações e abstrações, chegando a um resultado ou conclusão.

Para o seu trabalho de economista, essa habilidade é pra lá de importante, já que precisa dar respostas com a maior confiabilidade possível em diferentes situações.

Dinamicidade

Outra característica importante é ser dinâmico. A economia é algo que muda o tempo todo, assim como o mercado a ela ligado. Então, ter a capacidade de se adaptar a essas mudanças é o grande segredo pra ter sucesso como profissional.

Ser dinâmico também é fundamental pra enriquecer esse aprendizado. Você precisa estudar com frequência e se atualizar de acordo com as demandas novas que surgirem pelo caminho. Isso sem falar que deve ter a habilidade de sugerir a implementação de ideias inovadoras, o que diferencia o seu trabalho.

Quais são as suas principais áreas de atuação?

As áreas de Ciências Econômicas têm matérias que vão da macroeconomia, estatística aplicada, passando pela economia brasileira e mundial até a economia aplicada a setores específicos, como é o caso do público.

Qualquer área de atuação que você escolher, é preciso conhecer todos esses assuntos. Eles vão fazer parte das suas atividades diárias e podem te ajudar a decidir por qual caminho seguir. Conheça algumas delas!

Mercado financeiro

Quando se trata do setor privado, a grande aposta é a atuação no mercado financeiro –– essa é uma das profissões mais bem-pagas da área. O profissional pode atuar em equipes de instituições bancárias, mas também em corretoras de valores, seguradoras e outras.

Mas não dá pra falar que a atuação no setor privado é só mercado financeiro, né? Existem muitas vagas pra economistas em empresas de diferentes segmentos, nas quais você pode atuar cuidando da contabilidade, gestão e planejamento financeiro.

Sem contar as possibilidades da área de consultoria. Dá pra ter a função de assessorar gestores e fazer análise da atividade econômica em processos de fusão e aquisição, por exemplo.

Tour pela prova do Enem

Setor público

No setor público também existem oportunidades bacanas pra quem se forma em Ciências Econômicas. Aqui, dá pra atuar tanto na esfera municipal quanto na estadual ou mesmo federal. Sabe o que é melhor? Ao considerar os concursos, a estabilidade é garantida.

Pra ter uma atuação eficiente no setor, o economista precisa desenvolver habilidades como visão macroeconômica, mas também análises de dados e estatística aplicada. Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) são alguns dos principais empregadores.

Pesquisa

Pra economistas que desejam seguir a área acadêmica, a pesquisa é o segmento mais indicado. Por meio dela, você pode não só pesquisar, mas também escrever artigos e lecionar em faculdades.

No próprio setor público, existe a demanda por pesquisadores em institutos de pesquisa, como os que a gente falou antes.

Como a escolha da faculdade impacta a carreira?

Uma boa faculdade faz toda diferença no currículo. Sendo assim, é preciso ter cuidado na hora de escolher a instituição de ensino que melhor se adapta às suas necessidades como profissional.

Isso porque a faculdade de Exatas certa te ajuda não só a melhorar as suas oportunidades de emprego, mas também a desenvolver competências e conhecimentos importantes pra sua carreira. Lembre que o mercado competitivo exige profissionais experientes e com boa formação, combinado? Essa é, inclusive, uma das principais preocupações da Pitágoras: te preparar pra ser um grande profissional.

Pra te ajudar nessa missão, a gente separou algumas dicas pra você ter mais certeza na hora de fazer essa escolha como profissional de Exatas!

Infraestrutura

A primeira coisa a ser observada é infraestrutura da faculdade. E isso não significa só o prédio da instituição. Boa conexão de internet, biblioteca atualizada, a própria localização pesam muito na escolha.

Por exemplo, o fácil acesso à instituição, com transportes e serviços próximos contribuem pra essa escolha. Além disso, permite que você que já trabalha tenha a comodidade, caso precise de algo urgente.

Ao estudar na Pitágoras, você tem mais flexibilidade, porque pode escolher entre Ciências Econômicas semipresencial ou 100% EAD. Sem contar as formas de ingresso facilitadas que incluem vestibular tradicional, Enem e transferência.

Tecnologia

Outro ponto importante é a tecnologia. Além de uma boa conexão de internet, é interessante contar com ferramentas que facilitem o seu dia a dia. Computadores, portais educacionais online, a estrutura EAD e por aí vai.

Professores

O corpo docente tem um grande peso na escolha da faculdade. Por isso, é interessante considerar a formação dos professores pra avaliar a instituição em que vai estudar: quanto mais qualificados, melhor. Observe o currículo desses profissionais e a produtividade científica.

Além de uma boa faculdade de Ciências Econômicas, não se esqueça da importância de buscar estágio profissional. Ele agrega valor ao currículo e é uma verdadeira escola para os futuros economistas. Muitas vezes, até abre portas de vagas como efetivo.

Quando você escolhe a Pitágoras, tem acesso exclusivo ao Canal Conecta, pra encontrar uma série de oportunidades nesse sentido. Já pensou ganhar em média R$ 6.666,58* por 42 horas de trabalhos semanais? Um bom salário, né?

Agora que você já sabe o que faz o profissional de Ciências Econômicas, que tal se inscrever no nosso vestibular aqui da Pitágoras e ficar ainda mais perto do seu sonho? Faça já a sua inscrição!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados