Áreas de atuação de Ciências Biológicas: confira as opções do Biólogo!

Desconto nota do Enem

As Ciências Biológicas compõem uma área de amplo interesse, sendo também uma das principais opções dos estudantes que gostam da matéria de biologia. Além disso, esse é um campo cada vez mais valorizado atualmente, já que questões relacionadas ao desenvolvimento dos conhecimento de saúde e do meio-ambiente serão cruciais para o futuro.

Contudo, poucas pessoas compreendem qual é a verdadeira função do biólogo na vida profissional e quais são as áreas em que ele pode atuar dentro do mercado de trabalho. Tendo isso em vista, esse material tem a finalidade de apresentar as principais áreas e setores de atuação dos biólogos. Confira!


Conheça as profissões em alta no campo da Biologia! 

Conforme mencionamos anteriormente, o curso de Ciências Biológicas é bastante amplo e complexo. Durante os quatro anos do curso, os estudantes são preparados para atuar nos diversos segmentos demandados pela sociedade.

O ponto positivo é que a biologia tende a ser uma das áreas em alta no futuro. Isso decorre da atenção que empresários, gestores e instituições em geral direcionam para os setores ligados à preservação ambiental e manutenção das formas de vida do Planeta Terra.

Sob esse ponto de vista, também, vale lembrar que o avanço do desenvolvimento desta área tem sido relevante, inclusive, para os estudos em Marte e a exploração de possibilidades de vida no espaço. Sabendo disso, separamos as principais áreas de atuação do biólogo no mercado de trabalho.

Biologia Marinha

Quem alguma vez já ficou fascinado pelos encantos da vida marinha sabe que esse é um campo de atuação muito interessante. Desse modo, essa profissão em específico conta com a atuação dos biólogos na manutenção e estudo dos seres que vivem em águas salgadas. 

Tour pela prova do Enem


Zoologia

Outro campo bastante conhecido entre os biólogos é a zoologia. Nessa área, o profissional irá contribuir com os estudos relacionados à evolução, genética e ecologia dos animais em geral. Assim, os biólogos podem trabalhar diretamente nas áreas de conservação e vivência dos animais, ou até mesmo em laboratórios, produzindo pesquisas que contribuam com a manutenção destas formas de vida.


Bioinformática

Poucos se atentam para essa profissão. Entretanto, ela configura-se como uma das áreas em alta relacionadas ao setor de Ciências Biológicas. Unindo conhecimentos matemáticos, bioquímicos e da biologia, a Bioinformática tem foco nas funções genéticas. Nesse caso, o biólogo trabalhará com análise e tratamento de dados genéticos a partir do uso de ferramentas computacionais e algorítmicas. 


Meio-ambiente

Por o biólogo ter um amplo conhecimento de espécies e ecossistemas, ele é um profissional muito requisitado nos dias de hoje. Como a causa ambiental e a preservação são temas pautados com recorrência, é importante que os biólogos compartilhem conhecimento em prol desta causa. Por conta disso, também, cresce a busca por estes profissionais em empresas e setores ligados à pesquisa. 


Ensino em escolas e universidades

Por fim, pode-se dizer que a Biologia é uma das disciplinas obrigatórias no projeto pedagógico escolar, abarcando desde ensino básico até o ensino médio. Desse modo, essa é também uma área em alta nas Ciências Biológicas. Vale lembrar que fazem parte da grade curricular do curso, ao menos na Licenciatura, as matérias que possuem foco na educação e ensino da matéria de Biologia.

A Pitágoras te ajuda a fazer a Faculdade de Ciências Biológicas! 

A Faculdade Pitágoras está de portas abertas para receber você no curso de Biologia. Não adie o seu sonho de conquistar um diploma na área de Ciências Biológicas.

Contamos com uma estrutura de ponta e um quadro técnico altamente capacitado. Sempre priorizando a qualidade de formação e o conforto dos nossos estudantes. Acesse nosso site e confira as opções de inscrição no vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados