Por que a área de Ciência e Tecnologia está cada vez mais em alta?

porqueaareadecienciaetecnologiaestacadavezmaisemalta

É bem comum, no momento em que pesquisamos possíveis graduações, encontrarmos algumas que fogem daquelas tradicionais, conhecidas por todo mundo. Por isso, antes de começar a descrever o curso da vez, precisamos perguntar: você sabe o que é Ciência e Tecnologia?

A Ciência e Tecnologia é uma área generalista e interdisciplinar, em que a graduação envolve Humanas, Biológicas e Exatas. Assim, o estudante cursa algumas matérias obrigatórias e, depois, monta sua própria grade curricular, escolhendo as disciplinas com as quais mais se identifica.

Quer entender melhor se você tem o dom para a graduação e por que é uma área promissora? Então, siga com a gente!

Por que é uma área em alta do mercado?

O Bacharelado em Ciência e Tecnologia te dá a oportunidade de atuar em diversos mercados, já que a graduação não restringe seus conhecimentos. O fato de poder escolher aquelas matérias com as quais mais se identifica torna a graduação mais dinâmica e agradável. Quer ver como?

Visão mais interdisciplinar

Pensa só: ao longo da nossa carreira e vida pessoal nos deparamos, volta e meia, com problemas a serem resolvidos, certo? De modo geral, eles não surgem em áreas individual. Noções de matemática, química, física, tecnologia, geografia, biologia se misturam.

Estudar, de forma a se acostumar com a integração de várias áreas do conhecimento, oferece uma visão mais ampla sobre o mundo, de modo a permitir que tenhamos um raciocínio lógico mais apurado. Isso ajuda na hora de solucionar os mais mixados desafios que aparecerem.

Expansão da área de tecnologia

Estamos passando por transformações tecnológicas, e a tendência é que aumentem. Com isso, profissões da área têm ganhado destaque. A tecnologia é cada vez mais essencial para empresas e pessoas. Você, por acaso, se imagina fazendo tudo o precisa fazer, sem o uso de alguma dela? Quase impossível, né? O tempo todo estamos em contato com Inteligência Artificial, aplicativos, business intelligence, machine learning. Entender bem sobre elas aumenta ainda mais as oportunidades de atuação profissional.

Necessidade de profissionais técnicos

A graduação na área permite que, depois, o estudante foque em alguma especialização relacionada a tecnologia, engenharias, biomedicina, entre outros. Ao mesmo tempo em que ter uma graduação com visão interdisciplinar é vantajoso, a possibilidade de se aperfeiçoar em determinada área do saber torna o aluno mais capacitado, o que é bom, pois o mercado de trabalho tem necessitado de profissionais mais qualificados.

O que abrange o curso de graduação em Ciência e Tecnologia?

Ciência e tecnologia dura 3 anos e fornece um conhecimento profundo em Ciências exatas, principalmente cálculo, estatística, computação e princípios de engenharia. Podemos dizer que os assuntos tratados no curso são bem próximos dos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, cobrados no Enem.

Há muita coisa em comum, também, com Ciência da Computação. A diferença é que este último é mais específico à área de tecnologia e tem duração um pouco maior.

Por ser flexível, Ciência e Tecnologia permite ao aluno escolher suas matérias de preferência, focando a graduação no mercado de trabalho.

Algumas das disciplinas estudadas são:

  • cálculo;
  • lógica de programação;
  • estatística;
  • química;
  • biologia;
  • filosofia da ciência;
  • eletricidade e magnetismo;
  • sociologia;
  • administração e empreendedorismo;
  • sistema de gestão e segurança do trabalho.

Qual a possibilidade de atuação?

São várias as possibilidades e elas também valem para quem deseja cursar Ciência da Computação. Quer dar uma olhada?

Engenheiro de Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) ainda dá seus primeiros passos, o que torna a carreira favorável, já que o profissional não precisará lidar com um mercado saturado. Assim, se você curte a área, a dica é: se joga!

A carreira exige mais que os conhecimentos técnicos, pois é necessário entender como as pessoas interagem com os algoritmos, máquinas e plataformas. Programação, tratamento de dados e a subjetividade do ser humano são outras habilidades requisitadas.

As grandes Google, Facebook, Microsoft já utilizam a Inteligência Artificial há um tempo e são ótimos ambientes para construir conhecimentos e a carreira. Assim, se elas te atraem, não deixe de entender os que as melhores empresas buscam em um profissional.

Mas se você prefere trabalhar em empresas menores, não há problema. São muitas as pequenas organizações fazendo uso da IA também!

Desenvolvedor de jogos digitais

O Brasil é um grande consumidor de games. Quem é apaixonado por eles pode unir o útil ao agradável, tendo a possibilidade de ganhar dinheiro a partir da criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais. Para isso, o profissional deverá entender programação, saber gerenciar equipes, construir gráficos, modelar cenários. Ou seja, um amplo conhecimento interdisciplinar.

Analista de business intelligence

Nem é preciso dizer que dominar tecnologia é importante para essa atuação também, não é? O profissional de Business intelligence é responsável por coletar informações e dados, para apoiar a tomada de decisões dos negócios. Ele precisa ter capacidade de identificar padrões e fazer análises profundas.

Com o aumento da implementação de softwares e plataformas nas empresas, o profissional será um braço direito de qualquer empresa, identificando oportunidades e problemas para seu desenvolvimento.

Cientista de dados

Também chamados de data scientists, esses profissionais são responsáveis pela análise de dados da empresa e pela proposta de soluções a partir deles. É uma área bastante interdisciplinar, assim, é preciso ter conhecimentos em matemática, estatística, raciocínio lógico, programação, machine learning. A capacidade de se comunicar bem também é recomendada.

Segurança da informação

Privacidade e segurança são temas que têm preocupado bastante as pessoas. Com ataques e roubos cada vez mais sofisticados, os hackers têm sido um desafio a diversos negócios.

O profissional de segurança da informação precisará se preocupar com essas questões. Ele deverá descobrir falhas e brechas, que dão espaço a invasões, além de compreender o que fazer para driblar as ameaças.

Analista de mídias digitais

Ainda que mídias ou redes, como Facebook e Instagram, tenham a possibilidade de um dia saírem de moda, não vivemos mais sem esses tipos de plataformas. Elas são essenciais, pois não apenas conectam as pessoas, mas também consistem em meios de comunicação de empresas, marcas, jornais, celebridades etc.

Dominar o funcionamento delas e auxiliar negócios a crescerem por meio de estratégias digitais será uma das competências mais requisitadas no futuro.

Quer mais uma dica, se você ainda tem dúvidas sobre a maneira trabalhar com IA? Todo ano acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. É um evento que ocorre no mês de outubro, em todo o Brasil. Ele conta com o apoio de escolas e faculdades, para promover debates, divulgar trabalhos e estimular atividades na área. Dá para sair de lá com muitas inspirações!

Enfim, deu para notar o quanto a área de Ciência e Tecnologia, ou mesmo Ciência da Computação, são promissoras, não é? Caso tenha se interessado, não deixe de procurar saber mais informações, para você entender se a carreira é, realmente, a que você deseja seguir, combinado?

Ah, e não se esqueça de que a instituição de ensino escolhida faz toda a diferença na hora investir no seu futuro! A Pitágoras trabalha com profissionais pós-graduados, cursos credenciados ao MEC infraestrutura completa para que a sua formação seja de excelência, tanto na parte teórica, quanto na prática.

E você já conhece o modelo FLEX de graduação? Entenda melhor lendo o artigo e entenda por que ele pode ser interessante para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.