O que é preciso para ter sucesso na carreira de Psicologia?

sucesso na carreira de psicologia

A carreira em Psicologia é uma das mais promissoras atualmente. No Brasil, por exemplo, o número de transtornos, síndromes e demais problemas relacionados ao emocional e a psique humana não param de crescer — o que pode ser confirmado com o aumento de 115%, em apenas 3 anos, do número de jovens com depressão atendidos pelo SUS. Nesse cenário, esse profissional se torna indispensável para garantir a saúde da população.

No entanto, lidar com o dia a dia dessa carreira pode ser um grande desafio. Por conta disso, algumas dicas vão ajudá-lo a trilhar o melhor caminho possível dentro dessa área, trazendo mais sucesso para o profissional e, claro, melhores atendimentos para os pacientes.

Pensando nisso, separamos algumas dicas interessantes para que você possa saber como alcançar o sucesso nessa área e conseguir um ótimo emprego em Psicologia no futuro. Além disso, mostraremos os principais campos da profissão e abordaremos um pouco sobre a graduação, que é um dos cursos mais renomados da Pitágoras. Boa leitura!

Como funciona o curso de Psicologia?

O curso de Psicologia é o estudo dos hábitos, comportamentos e emoções humanas. Aqui, o estudante entrará em contato com uma perspectiva humana estudada em pouquíssimas graduações, fazendo com que esses profissionais sejam únicos no mercado.

Na Pitágoras, o curso de Psicologia normalmente dura 5 anos e é ministrado na modalidade presencial. Isso possibilita um maior contato com com colegas e professores ao decorrer da graduação, agregando muito à sua trajetória. Além disso, é claro, ela conta com a obrigatoriedade da realização de um estágio para a obtenção do diploma.

Quais são as áreas mais promissoras da carreira?

A área mais comum dessa carreira é a Psicologia Clínica, ou seja, a prestação de atendimento psicológico aos pacientes. Isso pode ocorrer tanto em clínicas particulares quanto em hospitais, por exemplo, além de vários outros lugares. No entanto, há outras áreas da Psicologia que são muito promissoras, como:

  • Orientação profissional;
  • Psicologia do trabalho;
  • Psicologia forense;
  • Educação;
  • Psicologia esportiva;
  • Psicologia jurídica;
  • Pesquisa;
  • Recursos Humanos;
  • Academia.

Cada uma dessas áreas da Psicologia tem uma remuneração diferente. Além do campo escolhido, outros fatores farão com que essa média seja variada de indivíduo para indivíduo. Alguns deles incluem a experiência, o tipo de trabalho e muito mais. No caso do psicólogo clínico, seu salário fica em torno de R$2.761,60, de acordo com o Salario.com.br.

Por isso, não se limite apenas a acreditar que só há um caminho para trilhar quando nos tornamos psicólogos. Essa é uma área que permite uma série de atuações para o profissional que a escolhe, de acordo com seus objetivos e perfil profissional.

Qual é o perfil do psicólogo?

Por se tratar de um profissional que lida com as pessoas, uma das principais características do psicólogo é ter muita paciência e empatia. Isso já será um grande passo em rumo ao sucesso na carreira. No entanto, outras habilidades e competências também podem ajudar. Entre elas, podemos citar:

  • boa capacidade de observação;
  • bom raciocínio lógico;
  • boa interpretação de fatos;
  • ser simpático e acolhedor;
  • domínio da oratória;
  • boa adaptação de linguagem;
  • ter uma postura adequada para os pacientes;
  • ter facilidade na leitura de sinais corporais.

Tudo isso garantirá muito mais sucesso ao profissional da área da Psicologia. Por isso, trabalhe essas questões ao longo da graduação (por meio de cursos complementares, estudando ferramentas usadas pelo profissional, estágios etc.) e invista no fortalecimento dessas habilidades!

Como ter sucesso na carreira de Psicologia?

Agora que já sabemos muitas informações bacanas sobre o curso de Psicologia e a carreira, que tal falarmos um pouco sobre as dicas para que você possa alcançar o tão sonhado sucesso profissional enquanto psicólogo? Confira a seguir!

Forme-se em uma faculdade de qualidade

Investir em uma formação de qualidade é indispensável para o sucesso na carreira. Além de melhorar o seu currículo, uma instituição de renome tem tudo o que é necessário — corpo docente qualificado, infraestrutura de excelência, facilita seu acesso às oportunidades no mercado de trabalho etc. —para que você possa ampliar e trabalhar seus conhecimentos ao longo do curso.

A Pitágoras, além de credenciada pelo MEC, seu curso de Psicologia é reconhecido como um dos melhores cursos do Brasil. Ah, e sendo aluno, você tem acesso ao canal Conecta — uma plataforma de empregabilidade que liga você e as melhores empresas do Brasil!

Escolha uma especialização em alta

Depois, uma boa dica para o sucesso na carreira de Psicologia é investir em uma especialização que esteja em alta no momento, como a Psicanálise e a Psicologia forense. Claro, você precisa optar por uma alternativa que seja atraente ao seu modo de vida e objetivos pessoais; mas escolher uma área que esteja em expansão e que renda bons frutos também é muito importante. Por isso, tente sempre unir o útil ao agradável!

Inove no dia a dia de trabalho

Outra dica para ter sucesso na área de Psicologia é investir na inovação. Há muitos profissionais por aí fazendo o “feijão com arroz” em suas profissões e, para se destacar, é necessário que você seja interessante e com o espírito de um psicólogo empreendedor. Os métodos dependerão muito de uma série de fatores, mas investir em novas estratégias (observar tendências internacionais, investir em técnicas de marketing, etc) e utilizar a criatividade sempre que possível é algo essencial.

Use a tecnologia a seu favor

Um dos métodos mais interessantes para inovar é utilizar a tecnologia a seu favor. Hoje, há muitas ferramentas tecnológicas que existem para facilitar o seu trabalho de Psicologia — como os aplicativos de organização, que facilitam a marcação das sessões do psicólogo e o registro de dados de pacientes, por exemplo. Não seja tímido e use e abuse desse tipo de estratégia para não ficar para trás com a concorrência!

Desenvolva boas formas de comunicação

Trabalhar a oratória e a comunicação interpessoal são pontos indispensáveis para um psicólogo — você pode exercitar isso por meio de cursos especializados e até mesmo durante apresentações de trabalhos da faculdade.

É essencial que você busque alternativas complementares para identificar suas fraquezas e pontos fortes nessa área e, assim, direcionar o seu aprendizado para o que realmente é importante. Se comunicar com os pacientes e colegas é algo que não pode ser deixado de lado nessa carreira.

Crie uma boa rede de contatos

Já que estamos falando sobre isso, é necessário que abordemos a importância do networking na Psicologia. Esse conceito deve ser aplicado tanto aos futuros colegas de profissão quanto aos professores, que serão indispensáveis conexões, capazes de indicá-lo para uma possível vaga.

Para ter sucesso e impulsionar a carreira, é muito importante que possamos nos relacionar com outros colegas da área, que poderão nos ajudar tanto com a ampliação de conhecimento como em muitos outros assuntos.

Tenha empatia ao exercer o seu trabalho

Por fim, precisamos falar sobre a empatia. Lembre-se de que você estará, diariamente, lidando com seres humanos em situação de extrema fragilidade emocional. Se colocar em seus lugares e lidar com seus problemas de forma delicada e preocupada fará com que você seja reconhecido como um profissional humanizado.

Gostou de conhecer algumas dicas de como ter sucesso na carreira em Psicologia? Como podemos ver, esse é um curso muito abrangente e que permite que o estudante siga diversos rumos em sua vida profissional. Escolha o que mais combina com você e com seu estilo de vida e coloque esses ensinamentos em prática!

Nós, da Faculdade Pitágoras, prezamos sempre pelo diálogo e pela transmissão de informações claras e objetivas. Por isso, em caso de dúvidas ou sugestões, não deixe de enviar uma mensagem e entrar em contato com a nossa equipe!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.