Como conquistar uma bolsa de estudos para Enfermagem? 👩‍⚕️

bolsa enfermagem

Teste Vocacional Rápido

Você tem o sonho de trabalhar na área de saúde? Então, sabe que nem sempre precisa cursar Medicina pra isso, né? Escolher se formar como enfermeiro é uma ótima alternativa, principalmente por conta da ampla possibilidade de atuação e o custo-benefício das mensalidades do curso. Quanto a isso, dá pra ficar tranquilo, porque é possível pagar ainda menos com uma bolsa pra Enfermagem.

Nessa graduação, você se forma como bacharel e pode atuar em diferentes áreas, como na assistência direta, na docência, gestão, pesquisa ou empreendedorismo. Quer notícia melhor ainda? O mercado de trabalho está em alta, e o enfermeiro vem ganhando cada vez mais autonomia.

Gostou da ideia? Então, continue lendo este post pra conhecer o curso de Enfermagem mais a fundo e entender como você pode conseguir uma bolsa de estudos pra fazer essa faculdade caber no bolso!

Sobre o curso de Enfermagem

O curso de Enfermagem é uma boa alternativa pra quem deseja atuar na área de saúde, diretamente no cuidado com os pacientes. A graduação aqui na Pitágoras dura 4 anos, com carga horária mínima de 4.000 horas. Tudo isso porque a responsabilidade do enfermeiro é grande.

Afinal, ele lida diretamente com pessoas que, na maioria das vezes, estão bem fragilizadas. Então, é preciso ter empatia, compaixão e solidariedade. A boa comunicação também é fundamental, além de estabilidade emocional.

Considere que você vai ter contato com as dores de seres humanos e, por isso, afeto e cuidado são indispensáveis. Precisa ser hábil, mas com delicadeza e suavidade –– em alguns momentos, também deve tratar com paciência aquelas pessoas mais difíceis e resistentes.

É nessa hora que cabe a habilidade de resolução de problemas e um pouco dos conhecimentos de Psicologia. Não esqueça que o enfermeiro deve estar atento aos detalhes pra seguir corretamente as instruções médicas.

Como são muitas habilidades, o curso de Enfermagem tem uma grade curricular bastante rica. Você vai estudar sobre:

  • Anatomia humana;
  • Bioquímica;
  • Biofísica;
  • Primeiros socorros;
  • Reabilitação;
  • Ética;
  • Epidemiologia;
  • Fisiologia humana;
  • Genética;
  • Imunologia;
  • Microbiologia.

A área de atuação do enfermeiro é ampla. Depois de formado, você vai poder trabalhar em:

  • hospitais;
  • clínicas;
  • home care;
  • emergências;
  • resgates;
  • centros cirúrgicos.

Também dá pra trabalhar em empresas, se tornar um empreendedor ou fazer um concurso público. São muitas possibilidades, né? Tudo isso com a média do salário em Enfermagem de R$ 3.390,43*.

Se você tiver dúvidas sobre como é a faculdade, recomendamos o conteúdo com tudo sobre Enfermagem.

Opções de bolsa pra Enfermagem

Aqui na Pitágoras, você consegue fazer um curso de excelência com um excelente custo-benefício. Mas se você se preocupa com o valor da mensalidade, pode ficar tranquilo. Ainda dá pra conseguir uma bolsa pra Enfermagem.

Temos diversos tipos de bolsas e descontos pra estudantes, que beneficiam grupos distintos. Com certeza um deles pode atender o que você precisa. Olha só os programas que vai encontrar.

Convênio com empresas da área

Tem como conseguir uma bolsa pra Enfermagem aderindo ao convênio entre empresas e faculdades. Essas parcerias oferecem boas oportunidades para os funcionários fazerem uma graduação pagando menos.

Se você trabalha, principalmente, numa empresa da área de saúde, confira com o RH se existe alguma parceria com instituições de ensino que tenham curso de Enfermagem. Veja se há regras pra participar e qual é o valor do desconto oferecido, pra ver se dá pra bancar.

Bolsas pra servidores públicos

Quem é servidor público conta com mais uma oportunidade, já que existe uma bolsa pra Enfermagem específica pra esse grupo de pessoas. As faculdades particulares é que oferecem esse programa pra servidores federais, estaduais ou municipais.

O valor do desconto pra Enfermagem varia de acordo com cada faculdade. Se você trabalha no serviço público deve procurar por uma que disponibilize esse tipo de bolsa e conferir quais são as regras ou requisitos pra obter o benefício.

Bolsa transferência

Quem mudar de faculdade pode conquistar bolsas de estudo, além da dispensa de realizar o vestibular. É um incentivo importante, que, muitas vezes, evita o abandono da faculdade por parte dos alunos.

Nas transferências para Pitágoras, a bolsa pode chegar até a 60% na modalidade presencial e 30% no EAD. Por isso, se esse for o seu caso, vale a pena consultar entrar em contato com a gente e consultar a disponibilidade da bolsa, pois você pode receber essa ajuda para conquistar o diploma.

Bolsas privadas de diversas modalidades

Você não trabalha numa empresa que tem parceria com faculdade e não é servidor público? Não se preocupe, porque as faculdades particulares disponibilizam com seus próprios programas de bolsas de diversas modalidades. Uma deve encaixar pra você!

Tem, por exemplo, bolsa pra quem está com dificuldades financeiras, pra pessoas da mesma família e descontos conforme o desempenho do candidato numa avaliação. Nesse caso, quanto mais alta for a pontuação, maior é o abatimento no preço do curso. Algumas fazem isso seguindo até mesmo a nota do Enem!

Os descontos podem ser aplicados no momento da matrícula no curso ou serem um benefício durante a faculdade. Um exemplo desse segundo caso são os descontos de pontualidade, concedidos aos alunos que pagam as mensalidades até o 5º dia útil do mês.

Outra possibilidade são as premiações. No programa Amigo Vale-Prêmio da Pitágoras, por exemplo, você pode pagar uma mensalidade menor caso indique outras pessoas para fazer a faculdade.

Descontos pela nota do Enem

Aqui na Pitágoras, o desconto pela nota do Enem pode ser obtido com o procedimento de substituição do vestibular. Isto é, você usa o desempenho no exame nacional pra fazer o curso escolhido com descontos. E uma das opções disponíveis é a bolsa pra Enfermagem.

Fique de olho! Pra usar a nota, você precisa ter tirado 200 pontos nas provas de múltipla escolha e na redação. Além disso, o benefício aumenta proporcionalmente ao seu desempenho.

A nota deve ter sido conquistada nos últimos 3 anos. A boa notícia é que, como a Pitágoras tem diversas unidades espalhadas por todo o Brasil, você não depende de uma nota de corte elevada para conquistar um benefício.

Ah! A bolsa do Enem vale pra maioria dos cursos –– Medicina é uma exceção. Logo, se você está em dúvidas entre a faculdade de Enfermagem e outra graduação, também é possível usar do mesmo benefício em outra formação de ensino superior.

Os descontos são válidos para os calouros, que são os alunos que fazem a matrícula no primeiro do curso. Quem já está na faculdade pode contar com outras opções, como o desconto de pontualidade e o Amigo Vale-Prêmio.

Maneiras de solicitar descontos na faculdade

A bolsa pra Enfermagem segue regras diferentes de uma instituição de ensino para outra. Por isso, a melhor forma de confirmar as opções disponíveis é consultar a secretaria do curso, perguntando sobre as opções disponíveis.

O contato com a faculdade também é importante pra saber quais benefícios podem ser acumulados e quais deles são exclusivos. Sem contar que as campanhas e as condições oferecidas estão sujeitas a mudanças, e sempre vale consultar a instituição de ensino para confirmar os descontos.

Se você quiser estudar com a gente, a seleção da nota do Enem pra substituir o vestibular pode ser feita na própria página de inscrição. Depois, você terá de comparecer à unidade da Pitágoras pra formalizar a sua adesão ao programa.

No caso dos convênios, bolsas de transferência, bolsas pra servidores e demais modalidades, o contato é direto com a unidade. Você pode conhecer essas bolsas privadas na página de bolsas e descontos.

Caso a sua situação financeira esteja apertada, uma dica é consultar as opções de semipresencial. Os cursos dessa modalidade são de EAD, unindo disciplinas online e aulas no polo de ensino. Com isso, as mensalidades costumam ser mais baixas, e podem caber no seu orçamento.

Muitas bolsas também se aplicam ao ensino a distância, o que facilita ainda mais o sonho de conquistar o diploma. Isto é, você consegue descontos de pontualidade, nota do Enem e afins em uma mensalidade que já conta com excelente custo-benefício.

Os cuidados ao buscar uma bolsa pra Enfermagem

O que você não pode esquecer é de procurar uma instituição que tenha boa infraestrutura, uma grade curricular completa e corpo docente bem capacitado. Afinal, essa graduação precisa acompanhar a evolução da Enfermagem pra você estar bem preparado e alinhado com as inovações na área de saúde e o mercado de trabalho.

Quer uma dica pra ir direto ao ponto sem perder tempo? Procure por uma bolsa de estudo na Pitágoras. Os programas oferecem de 10 a 100% de desconto e você pode aderir tanto utilizando a nota do Enem quanto prestando o vestibular online ou tradicional. Fácil, né?

Aqui, você vai ter uma formação completa, estudando com profissionais da área de saúde e de outras áreas na modalidade de ensino presencial ou na semipresencial. Além disso, vai fazer o acompanhamento e assessoria de pacientes, sempre com disciplinas que acompanham as tendências do mercado e as inovações em saúde.

Os bolsistas têm os mesmos direitos dos demais alunos. Por isso, acessam aos benefícios exclusivos da Pitágoras, como a Aula Destaque, as Trilhas de Carreira e o Canal Conecta. Logo, saem preparados pra construir uma carreira de sucesso no mercado de trabalho.

Faça o curso de Enfermagem na Pitágoras!

O que está esperando pra começar o seu curso? Aproveite que existem tantas opções de bolsa pra Enfermagem e conquiste o seu diploma! Uma delas com certeza vai fazer a mensalidade ficar pequena do jeito que você precisa!

Faça sua inscrição no vestibular da Pitágoras e aumente as chances de obter grandes descontos!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 41

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.