Como conquistar uma bolsa de estudos para Enfermagem? 👩‍⚕️

Você tem o sonho de trabalhar na área de saúde? Então, sabe que nem sempre precisa cursar Medicina pra isso, né? Escolher se formar como enfermeiro é uma ótima alternativa, principalmente por conta da ampla possibilidade de atuação e o custo-benefício das mensalidades do curso. Quanto a isso, dá pra ficar tranquilo, porque é possível pagar ainda menos com uma bolsa pra Enfermagem.

Nessa graduação, você se forma como bacharel e pode atuar em diferentes áreas, como na assistência direta, na docência, gestão, pesquisa ou empreendedorismo. Quer notícia melhor ainda? O mercado de trabalho está em alta, e o enfermeiro vem ganhando cada vez mais autonomia.

Gostou da ideia? Então, continue lendo este post pra conferir tudo sobre o curso de Enfermagem, o perfil do enfermeiro e ainda como você pode conseguir uma bolsa de estudos pra fazer essa faculdade caber no bolso!

Sobre o curso de Enfermagem

O curso de Enfermagem é uma boa alternativa pra quem deseja atuar na área de saúde, diretamente no cuidado com os pacientes. A graduação aqui na Pitágoras dura 4 anos, com carga horária mínima de 4.000 horas. Tudo isso porque a responsabilidade do enfermeiro é grande.

Afinal, ele lida diretamente com pessoas que, na maioria das vezes, estão bem fragilizadas. Então, é preciso ter empatia, compaixão e solidariedade. A boa comunicação também é fundamental, além de estabilidade emocional.

Considere que você vai ter contato com as dores de seres humanos e, por isso, afeto e cuidado são indispensáveis. Precisa ser hábil, mas com delicadeza e suavidade –– em alguns momentos, também deve tratar com paciência aquelas pessoas mais difíceis e resistentes.

É nessa hora que cabe a habilidade de resolução de problemas e um pouco dos conhecimentos de Psicologia. Ah! Não esqueça que o enfermeiro deve estar atento aos detalhes, pra seguir corretamente as instruções médicas.

Como são muitas habilidades, o curso de Enfermagem tem uma grade curricular bastante rica. Você vai estudar sobre:

  • Anatomia humana;
  • Bioquímica;
  • Biofísica;
  • Primeiros socorros;
  • Reabilitação;
  • Ética;
  • Epidemiologia;
  • Fisiologia humana;
  • Genética;
  • Imunologia;
  • Microbiologia; e muito mais.

A área de atuação do enfermeiro é ampla. Depois de formado, você vai poder trabalhar em:

  • hospitais;
  • clínicas;
  • como enfermeiro home care;
  • emergencista;
  • enfermeiro de resgate;
  • centros cirúrgicos.

Também dá pra trabalhar em empresas, se tornar um empreendedor ou fazer um concurso público. São muitas possibilidades, né? Tudo isso com a média do salário em Enfermagem de R$ 3.427,77*.

Opções de bolsa pra Enfermagem

Aqui na Pitágoras, você consegue fazer um curso de excelência com um excelente custo-benefício. Mas se você se preocupa com o valor da mensalidade, pode ficar tranquilo. Ainda dá pra conseguir uma bolsa pra Enfermagem.

Temos diversos tipos de bolsas e descontos pra estudantes, que beneficiam grupos distintos. Com certeza um deles pode atender o que você precisa. Olha só os programas que vai encontrar.

Prouni pra Enfermagem

Quando a gente fala em bolsa pra Enfermagem, uma das primeiras coisas que vêm à cabeça é o Prouni, né? Esse é um programa muito popular. Também não é pra menos, já que oferece dois tipos de bolsa de estudos com descontos bem interessantes, de 50 e 100% no curso todo.

Pra ter acesso a esse benefício, você precisa prestar o Enem e se esforçar pra tirar uma nota alta. A seleção é feita com base na pontuação. Então, quanto maior ela for, maiores serão suas chances de conseguir uma vaga.

Só que não é só isso, porque o Prouni tem algumas regras que acabam barrando candidatos. Pra ter uma bolsa de 100% você não pode ganhar mais do que um salário mínimo por pessoa da família. No caso da bolsa de 50%, são até 3 salários mínimos por pessoa.

Também não pode contar com um diploma de ensino superior, precisa tirar pelo menos 450 de média no Enem e acima de zero na redação. Ah, também deve ter feito o nível médio em escola pública, ou nas particulares como bolsista.

Convênio com empresas da área

Também tem como conseguir uma bolsa pra Enfermagem aderindo ao convênio entre empresas e faculdades. Essas parcerias oferecem boas oportunidades para os funcionários fazerem uma graduação pagando menos.

Se você trabalha, principalmente, numa empresa da área de saúde, confira com o RH se existe alguma parceria com instituições de ensino que tenham curso de Enfermagem. Veja se há regras pra participar e qual é o valor do desconto oferecido, pra ver se dá pra bancar.

Bolsas pra servidores públicos

Quem é servidor público conta com mais uma oportunidade, já que existe uma bolsa pra Enfermagem específica pra esse grupo de pessoas. As faculdades particulares é que oferecem esse programa pra servidores federais, estaduais ou municipais.

O valor do desconto pra Enfermagem varia de acordo com cada faculdade. Se você trabalha no serviço público deve procurar por uma que disponibilize esse tipo de bolsa e conferir quais são as regras ou requisitos pra obter o benefício.

Bolsas privadas de diversas modalidades

Você não trabalha numa empresa que tem parceria com faculdade e não é servidor público? Não se preocupe, porque as faculdades particulares trabalham com seus próprios programas de bolsas de diversas modalidades. Uma deve encaixar pra você!

Tem, por exemplo, bolsa pra quem está com dificuldades financeiras, pra pessoas da mesma família e descontos conforme o desempenho do candidato numa avaliação. Nesse caso, quanto mais alta for a pontuação, maior é o abatimento no preço do curso. Algumas fazem isso seguindo até mesmo a nota do Enem!

O que você não pode esquecer é de procurar uma instituição que tenha boa infraestrutura, uma grade curricular completa e corpo docente bem capacitado. Afinal, essa graduação precisa acompanhar a evolução da Enfermagem pra você estar bem preparado e alinhado com as inovações na área de saúde e o mercado de trabalho.

Quer uma dica pra ir direto ao ponto sem perder tempo? Procure por uma bolsa de estudo na Pitágoras. Os programas oferecem de 10 a 100% de desconto e você pode aderir tanto utilizando a nota do Enem quanto prestando o vestibular online ou tradicional. Fácil, né?

Além disso, vai ter uma formação completa estudando com profissionais da área de saúde e de outras áreas, seja na modalidade de ensino presencial ou na semipresencial. Faz o acompanhamento e assessoria de pacientes, sempre com disciplinas que acompanham as tendências do mercado e as inovações em saúde.

O que está esperando pra começar o seu curso? Aproveite que existem tantas opções de bolsa pra Enfermagem e conquiste o seu diploma! Uma delas com certeza vai fazer a mensalidade ficar pequenininha do jeito que você precisa!

Faça sua inscrição no vestibular da Pitágoras e aumente as chances de obter grandes descontos!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.