O que é preciso para conquistar uma bolsa de Medicina?

estudante de medicina conferindo opções de bolsa

Além de ser concorrido, o curso de Medicina tem uma das mensalidades mais caras do ensino superior. A procura e a demanda por profissionais qualificados contribuem para os preços aumentarem.

Se essa é a graduação dos seus sonhos, saiba que aqui na Pitágoras dá pra conquistar uma bolsa de Medicina. Sabemos que o valor pode ser uma barreira. Por isso, a gente oferece uma série de possibilidades. Desde o uso da nota do Enem até bolsas próprias ou incentivadas pelo governo federal, como o Prouni, não faltam opções de desconto para os futuros médicos.

Além das facilidades, o curso já tem tradição por aqui e é altamente reconhecido no mercado. Quer saber como ingressar sem pagar nada ou como ter bons descontos na mensalidade? Então, continue a leitura e descubra!

Conheça as opções de bolsa de Medicina e descontos

Além da rede pública de ensino, você também pode conquistar uma bolsa em instituições particulares. Na Pitágoras, a gente tem diversas formas de ingresso no curso sem pagar nada ou com desconto na faculdade de Medicina.

Vale lembrar que as bolsas de estudo são um recurso a mais pra quem quer fazer a tão sonhada graduação, mas não tem condições de arcar com a mensalidade. Por isso, a gente mostra as principais opções de bolsa de Medicina por aqui e o que você precisa fazer pra conquistar a sua.

Amigo Vale-Prêmio

Pra nós, a sua formação é extremamente importante. Afinal, estamos aqui pra preparar os futuros médicos pra fazer a diferença em hospitais, clínicas e outras instituições de saúde. Com o intuito de facilitar o caminho e incentivar a formação, criamos o Amigo Vale-Prêmio.

O programa é um incentivo em dobro para os seus estudos. Primeiro, porque você pode indicar os seus amigos pra estudar na mesma faculdade ou, quem sabe, até fazer o mesmo curso e ser o seu colega nas aulas. Segundo, porque você ganha descontos na mensalidade a cada matrícula realizada. Pra participar, o passo a passo é simples:

  • convide os amigos pra estudar com você;
  • depois de fazer a indicação, eles recebem um voucher via e-mail ou SMS pra aceitar o seu convite;
  • cada matrícula rende R$ 100 de desconto. Então, quanto mais amigos, menos você paga.

O desconto é cumulativo e válido até chegar ao valor integral da mensalidade. Além disso, os seus amigos ganham isenção na taxa de inscrição para o vestibular, enquanto o seu desconto é aplicado de forma automática. Ou seja, benefícios para todo mundo! Depois é só começar a graduação e realizar o seu sonho de se formar.

Bolsas e financiamentos a partir da nota do Enem

Outra possibilidade bem popular aqui na Pitágoras é focada no seu desempenho. Isto é, você pode utilizar a sua nota do Enem como forma de ingresso. Então, quanto mais alta for, maiores as chances de conquistar uma bolsa de Medicina, sem a necessidade de fazer o vestibular.

Entre os pré-requisitos, é preciso alcançar a pontuação mínima no Exame Nacional do Ensino Médio. Pra substituir o processo seletivo tradicional, a nota deve ser maior que 200 pontos na prova de conhecimentos, sem ter zerado a redação. Além disso, só valem participações dos últimos 3 anos.

Prouni

O Programa Universidade para Todos, do Ministério da Educação, acontece duas vezes ao ano e tem como principal objetivo ampliar o acesso a faculdades particulares. Existem dois tipos de bolsas no Prouni: integrais (cobrem 100% da mensalidade) e parciais (com cobertura de 50% do valor).

Entre os critérios, é preciso comprovar renda familiar — até três salários mínimos — e ter uma boa nota no Enem. Isso significa atingir pelo menos 450 pontos na média geral e não zerar a redação. É importante acompanhar a nota de corte de Medicina, que tem influência direta nas suas chances de conquistar a aprovação, combinado?

FIES

Uma opção que facilita o seu ingresso no curso de Medicina da Pitágoras é o Fundo de Financiamento Estudantil. Já conhece? É um auxílio do governo para financiar os seus estudos. Você só começa a pagar o FIES depois de se formar, com juros mais baixos do que os praticados no mercado, bons prazos e facilidade de pagamento.

Assim como o Prouni, o FIES tem alguns pré-requisitos de renda (até cinco salários mínimos no caso do P-Fies) e de desempenho — somar pelo menos 450 pontos no Enem, sem zerar a redação. Por ser um financiamento, a concorrência para conseguir o benefício é menor, bem como a nota de corte (também importante para o FIES).

Saiba mais sobre o curso de Medicina na Pitágoras

Agora que você já sabe como conseguir uma bolsa de Medicina, nada melhor que te apresentar o curso e os seus diferenciais, né? Nossa graduação tem 6 anos de duração e é oferecida exclusivamente no campus de Eunápolis (Bahia), na modalidade de ensino presencial.

Isso se deve a um dos maiores diferenciais da Pitágoras: o sistema PBL. Por meio do método Problem Based Learning, a aprendizagem é baseada em problemas. Isso significa que, desde o início, você entra em contato frequente com casos clínicos e situações reais do dia a dia de um médico profissional.

A grade curricular é constantemente atualizada e segue as diretrizes do MEC. Além de aulas teóricas, você passa por treinamento prático em laboratórios de anatomia e de microbiologia, no hospital-escola da própria faculdade e estágio obrigatório. Isso inclui parcerias com programas como o Mais Médicos e visitas frequentes a Unidades Básicas de Saúde.

Sem contar o conhecimento pra atender demandas da telemedicina, diagnosticar diversos tipos de doenças, prescrever medicamentos e desenvolver especialidades como a Medicina Alternativa. Nosso objetivo é formar profissionais qualificados e prontos pra fazer a diferença na manutenção da saúde e do bem-estar de seus pacientes.

O que achou das possibilidades de bolsa de Medicina? Mesmo com vagas concorridas e com mensalidades altas, o sonho da graduação médica também é possível pra quem precisa de um auxílio a mais na conquista do diploma. Aqui na Pitágoras, além do ensino de qualidade, um corpo docente preparado e toda a infraestrutura pra vivenciar a profissão desde o início, os futuros alunos têm diversas opções de desconto, bolsas de estudo e programas de crédito.

Que tal dar o primeiro passo? Faça já a sua inscrição no vestibular online da Pitágoras e escolha a bolsa ou financiamento que melhor se encaixa nas suas necessidades.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.