5 dicas para conquistar uma bolsa em Medicina Veterinária

profissional de medicina veterinária

Fies para medicina Pitágoras
Desconto nota do Enem

Ser médico veterinário é um sonho de muita gente que se interessa pela área da saúde. Afinal, a profissão tem grande relevância e abrangência no mercado de trabalho. Por exemplo, a carreira vai muito além da Veterinária clínica, que cuida de pets — você pode trabalhar nas diversas áreas de saúde animal.

Não é à toa que conquistar uma bolsa em Medicina Veterinária se torna um objetivo comum entre os estudantes. Pagar apenas parte das mensalidades do curso ajuda demais a fazer com que o sonho se aproxime da realidade, já que nem todo mundo consegue pagar integralmente.

Mas se você busca um desconto pra Medicina Veterinária, temos uma ótima notícia pra você: existem diversas formas de conseguir uma bolsa de estudos aqui na Pitágoras. Com certeza, uma delas vai se encaixar no seu perfil. Continue lendo pra saber mais!

O curso de Medicina Veterinária serve mesmo pra você?

Antes de entender sobre todas as possibilidades de bolsa em Medicina Veterinária, vale ter certeza de que essa faculdade tem a ver, de fato, com o seu perfil. A gente pode ajudar nisso!

Se quer se tornar veterinário, o primeiro ponto é gostar de ajudar e ter tato com pessoas. São diversas situações em que muitos vão pedir ajuda, e você precisa estar disposto, além de ter jeito pra lidar com o público, já que os donos estão preocupados com os animais. Ter boa comunicação também vai ajudar — pra que você seja direto e use empatia.

Mas também é preciso gostar de se atualizar e buscar sempre aprender mais, pesquisando novos tratamentos e lendo estudos variados sobre a área da Medicina Veterinária em que você for atuar.

Outro ponto importante é saber tomar decisões rápidas e com base no conhecimento adquirido, já que algumas situações são de emergência e pedem atitudes firmes.

O legal da área é que você pode trabalhar além das clínicas:

  • em fazendas;
  • com animais de grande porte;
  • em laboratórios;
  • na indústria de alimentos (por exemplo, em grandes frigoríficos);
  • em zoológicos;
  • institutos de pesquisa;
  • centros de zoonose etc.

Quais são as formas de conseguir uma bolsa de estudos em Medicina Veterinária?

Cada perfil de estudante pode ter mais facilidade com um jeito de ter desconto, sabia? Por isso, a gente reuniu todas as formas de como conseguir bolsa em Medicina Veterinária a seguir!

1. Prouni

O Prouni pra Veterinária é uma ótima forma de ter desconto no curso. Por meio do Programa Universidade pra todos, você pode ter uma bolsa de 50% na faculdade ou mesmo integral.

Essa opção conta com algumas regras: não pode ter nenhum outro diploma de ensino superior e precisa do desempenho na última edição do Enem. Nesse caso, notas abaixo de 450 pontos e zero na redação são caráter eliminatório.

Se você estiver de olho na bolsa integral para o curso de Veterinária, vai ter que comprovar renda de um salário mínimo e meio por pessoa. Já pra bolsa de 50%, a renda da sua família deve chegar a até 3 salários mínimos por pessoa. Mas há outros detalhes também:

Tour pela prova do Enem
  • ter cursado o ensino médio completo numa escola da rede pública;
  • ter feito o ensino médio completo numa escola da rede particular, mas com bolsa integral;
  • ter estudado o ensino médio parte na rede pública e parte na particular (também com a condição de bolsista integral);
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública e dar aulas na educação básica, fazer parte do quadro da instituição pública e concorrer a bolsas apenas para os cursos de Licenciatura.

2. Bolsa pra funcionários públicos

Fique de olho se a faculdade em que você está interessado tem algum tipo de parceria com o governo do seu estado. Isso também acaba sendo um facilitador para o seu ingresso na educação superior.

Um exemplo é a parceria da Pitágoras com o governo do Ceará, que garante 20% de desconto nas mensalidades pra funcionários públicos estaduais. Se esse for o seu caso, é mais uma chance de garantir sua bolsa em Medicina Veterinária.

3. Bolsa por desempenho acadêmico

Ter uma rotina de estudos organizada te ajuda a ter um ótimo desempenho no vestibular ou no Enem, o que facilita também a conquista da bolsa pra Medicina Veterinária.

A questão do desempenho tem duas modalidades: ir bem no vestibular ou no Enem. Especificamente pra bolsa de estudo na Pitágoras, além do Prouni, o exame é a segunda forma de ganhar bolsa de 100% no curso. Imagina que sonho não pagar pra se tornar veterinário? Pra isso, dê uma olhada na pontuação necessária:

  • até 600 pontos dá direito a 10%;
  • de 601 a 750 pontos, tem 20% de desconto;
  • de 751 a 900 pontos, já passa pra 80%;
  • acima de 901, aí você tem 100% de desconto!

4. Bolsa por convênio com empresas

Se você já trabalha, entenda se a empresa é parceira da Pitágoras, porque esse é mais um jeito de conquistar desconto na mensalidade, viu?

A gente conta com o Programa de Convênio Empresa, que dá a chance de fazer parcerias com empresas matrizes e filiais. Na prática, a empresa que se associa ao programa pode oferecer descontos aos seus funcionários, além de dependentes e cônjuges, nas mensalidades dos cursos de graduação.

5. Bolsa de iniciação científica

A bolsa de iniciação científica acontece quando você já está fazendo o curso — Medicina Veterinária, no caso. Pra isso, é preciso desenvolver um projeto de pesquisa em parceria com seu professor orientador e entender as possibilidades da faculdade. A ideia é incentivar a pesquisa e tem tudo a ver com quem quer seguir a vida acadêmica.

Vale dizer que o curso de Medicina Veterinária da Pitágoras é reconhecido pelo MEC e conta com disciplinas voltadas pra atuação técnica dos futuros profissionais, como reprodução animal, clínica, medicina preventiva, tecnologia, inspeção de produtos, entre outros.

Há ainda apoio personalizado, disciplinas interativas e materiais de estudo pra você ter um aprendizado mais amplo. São várias unidades pra escolher a mais perto da sua casa. E ainda conta com formas de ingresso facilitadas!

Aqui na Pitágoras, também existe o Canal Conecta, portal de empregabilidade que é uma superajuda pra que você se insira no mercado de trabalho. A plataforma é exclusiva pra nossos alunos e te aproxima daquela vaga de emprego ou estágio dos sonhos.

Outro ponto é que, além de todas essas opções de bolsa em Medicina Veterinária, você tem também opções de financiamento estudantil e crédito estudantil. Ou seja, há muitas possibilidades de se tornar um profissional de sucesso aqui com a gente.

Agora que você já viu tudo sobre como conseguir bolsa em Medicina Veterinária e as vantagens de estudar na Pitágoras, aproveite pra se inscrever no nosso curso. Comece a transformar seu sonho em realidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 99

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados