Como conseguir bolsa para Educação Física em 5 passos

bolsa educação física

O curso de Educação Física oferece muitas possibilidades para o profissional que quer atuar na área. Isso porque o curso recebe destaque em uma sociedade que valoriza cada vez mais a saúde e o bem-estar físico. Sendo assim, o mercado de trabalho pode te oferecer boas oportunidades.

Como exemplo, podemos citar o auxílio de jovens e crianças em seu desenvolvimento físico e o atendimento em academias e centros de esporte. Por outro lado, sabemos que muitos estudantes dependem da bolsa em Educação Física pra realizar o sonho de entrar na faculdade. Afinal, nem sempre é possível bancar as mensalidades sem comprometer o orçamento, né?

Pensando nisso, separamos pra você algumas dicas de como conseguir bolsa para o curso de Educação física por meio de 5 passos simples. Ficou curioso? Então, se liga no conteúdo!

Faça a inscrição no Prouni pra Ed. Física

Atualmente, a forma mais conhecida de conseguir uma bolsa 100% na faculdade de Ed. Física é por meio do Prouni. Esse é um programa do governo federal que oferece incentivo aos estudantes que não têm condições de arcar com as mensalidades. Pra se inscrever, é preciso seguir algumas regras, entre elas:

  • ter feito ensino médio em escola pública ou particular como bolsista;
  • ter feito o último Enem e alcançado 450 pontos de média sem zerar a redação;
  • não ter diploma de ensino superior.

As bolsas oferecidas pelo programa podem ser integrais (100%) ou parciais (50%), dependendo da sua capacidade financeira. No primeiro caso, é preciso comprovar renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já as parciais podem ser conquistadas se você comprovar que recebe até 3 salários por integrante. Vale lembrar a necessidade de alcançar a nota de corte do Enem pra ter a vaga na faculdade em que você quer estudar.

Aproveite a nota do Enem

Além do Prouni pra Educação Física, você pode usar a nota do Enem pra tentar outros tipos de bolsa. Existem vários programas disponíveis, muitos deles pelas próprias faculdades, em que você pode apresentar o bom rendimento que teve no exame pra conseguir descontos. Aqui na Pitágoras, a gente tem a Bolsa Enem.

Esse é um programa válido durante toda a sua graduação e disponível pra qualquer aluno que apresente a média alcançada na prova nos últimos 3 anos. Quanto melhor você for no exame, maior o abono que pode ter na mensalidade.

Dependendo do rendimento, é possível conseguir desconto de até 100%, não é demais? Você pode, inclusive, acessar a calculadora do Enem e em pouco tempo saber a qual porcentagem tem direito.

Use o convênio com empresas da área

Caso nenhuma das alternativas acima tenha dado certo ou se encaixado no seu perfil, não desanime, ok? Há outras possibilidades te esperando. O próximo passo pra verificar bolsa de estudo em Ed. Física é conferir os convênios firmados com empresas da área.

Caso você não conheça essa alternativa, é bem simples: algumas instituições privadas, em parceria com a unidade de ensino, podem promover descontos aos seus funcionários como forma de investir em educação e incentivar o estudo –– além de facilitar o progresso de carreira.

Por exemplo, uma academia pode oferecer aos seus treinadores descontos em alguma faculdade pra especialização.

Sem dúvidas, essa é uma oportunidade única, especialmente se a rede de conveniados da faculdade for grande. A dica é buscar quais instituições contam com mais essa opção de desconto e verificar se a empresa na qual você trabalha tem essa vantagem.

Conheça as Bolsas Institucionais

Como visto, existe grande chance de você conseguir fazer Bacharelado ou Licenciatura em Educação Física EAD com incentivo da própria faculdade. Isso porque muitas delas têm programas internos. Sendo assim, um passo fundamental na busca por bolsas é conhecer essas oportunidades oferecidas.

Pra facilitar o trabalho, separamos pra você algumas que a gente tem aqui na Pitágoras!

Bolsa Incentivo

A Bolsa Incentivo é uma alternativa para aqueles que não têm condições financeiras de investir em uma graduação e que precisam de auxílio. Nesse caso, o desconto na faculdade pode variar dependendo do curso escolhido, turno e o campus. O importante é ficar ligado nas regras e solicitar o auxílio ao fazer inscrição para o vestibular de Educação Física.

Bolsa Primeiro Semestre

A Bolsa Primeiro Semestre é um pouco mais ampla que a Bolsa Incentivo. Isso porque ela é direcionada não só pra quem tem dificuldades financeiras, mas pra todos os calouros da graduação –– tanto os que optaram pelo presencial quanto pelo EAD. O desconto válido para os 6 primeiros meses pode chegar a 20%, sendo também uma boa opção pra começar o curso dos sonhos.

Bolsa Transferência

A Bolsa Transferência é uma alternativa interessante pra você ficar de olho. Nesse caso, podem participar os estudantes que fazem transferência de outra faculdade pra um dos cursos presenciais da Pitágoras. O desconto é de 50% nas mensalidades, válido até o fim da graduação.

Amigo Vale-Prêmio

Por último, temos o Amigo Vale-Prêmio. Essa é uma modalidade interessante, porque tanto você quanto o seu colega podem ter desconto em Educação Física.

Funciona da seguinte forma: você indica um amigo pra estudar na faculdade e, se ele concluir a matrícula, ambos têm um abono de até R$ 100,00. Assim, quanto mais amigos indicar, maior vai ser a sua vantagem. Legal, né?

Acompanhe as condições e datas

Como último passo, não se esqueça de conferir a diferença entre Bacharelado e Licenciatura em Educação Física e acompanhar as condições e datas pra solicitar as bolsas no curso que você prefere. Como vimos, existem inúmeras possibilidades pra conseguir o desconto.

Cada uma delas é direcionada pra um público específico, e pode ter regras e prazos diferenciados. Por isso, o ideal é pesquisar com antecedência em quais bolsas você consegue se eleger e ficar atento durante todo o processo seletivo. Se preciso, anote as datas de cada oportunidade e confira com frequência no site as regras da instituição.

Estude com qualidade!

Há vários tipos de bolsa de Educação Física disponíveis pra você tirar o diploma sem complicações financeiras. Por outro lado, é importante estar atento a todas as possibilidades, tendo em vista as regras específicas de participação, prazos e datas que devem ser cumpridos.

Na Pitágoras, é preciso indicar o interesse na bolsa no ato da inscrição pro vestibular. Pra isso, basta entrar no site e preencher o formulário exigido. Lembrando que documentos podem ser solicitados após a aprovação no vestibular!

E aí? Curtiu as dicas? Agora que você já sabe como conseguir bolsa pra Ed. Física, não deixe de se inscrever para o processo seletivo da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.