Bolsa de 100% na faculdade: como conquistar uma?

estudante com bolsa de estudos na faculdade

Desconto nota do Enem

O ensino superior abre portas na vida profissional e pode mudar o seu futuro. Mas a gente sabe que, muitas vezes, quem mais tem a ganhar com uma graduação é justo quem enfrenta dificuldades pra pagar as mensalidades. Se identificou? Pois é, conseguir uma bolsa 100% na faculdade é o sonho de muitos.

E acredite, é bem possível de realizar! Comprovando a baixa renda e a dificuldade de arcar com os custos da graduação, você pode conseguir bolsas de estudo de diversas modalidades e até uma bolsa integral na faculdade. Legal, né?

Pra você que achava que o único jeito de fazer um curso superior sem pagar era passar numa faculdade pública, vamos mostrar que existem outras opções nas privadas. Além dos programas do Governo, as próprias instituições de ensino costumam oferecer descontos com base no desempenho, bolsas de estudo variadas e convênios com empresas.

Então, se liga neste post, que a gente vai explicar como você pode conseguir cada uma dessas opções de bolsa. Acompanhe!

Prouni

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Governo Federal pra ajudar jovens de baixa renda a entrarem na graduação. Assim, o Prouni distribui bolsas integrais e parciais — também conhecida como bolsa 50% na faculdade.

Pra tentar uma bolsa, é preciso atender aos seguintes requisitos socioeconômicos:

  • renda familiar per capita até 1,5 salário mínimo pra bolsas integrais, e até 3 salários pra parciais;
  • ter estudado durante o ensino médio em escola pública ou em particular, desde que, com bolsa integral;
  • ter conseguido, pelo menos, 450 pontos na prova de conhecimentos gerais e não ter tirado zero em redação no último Enem.

Vale lembrar que a renda per capita nada mais é do que a soma do salário bruto de todas as pessoas da família dividida pelo número de moradores da casa –– incluindo os que não tem remuneração, como as crianças.

Além desses, também podem fazer a inscrição no Prouni, professores da rede de ensino público que pretendem cursar Licenciatura, ou Pedagogia, e estudantes com deficiência.

Por fim, o processo seletivo acontece 2 vezes ao ano: entre janeiro e fevereiro, e entre junho e julho. Se você preenche os requisitos, fique de olho nos prazos e organize sua documentação pra conquistar uma bolsa Prouni.

Bolsa institucional

Muitas instituições particulares criam seus próprios programas de bolsas de estudos. Os critérios variam bastante, desde os socioeconômicos até o desempenho no processo acadêmico e mérito acadêmico. Assim, pra conseguir uma bolsa integral na faculdade, você deve correr atrás de informações nas secretarias.

Aqui na Pitágoras, a gente oferece bolsas que variam de 10% a 100% de desconto no valor da mensalidade. Ao se tornar bolsista, você segue pagando o valor reduzido, de acordo com a proposta, até o fim do curso, não restando nenhum resquício a ser quitado depois da conclusão.

Pra conseguir a bolsa 100% na faculdade, você tem dois caminhos: o Prouni e o Enem, como a gente vê logo abaixo.

Tour pela prova do Enem

Bolsa por desempenho no Enem

Isso mesmo! O seu desempenho no Enem se converte em desconto na mensalidade da sua graduação. A Bolsa Enem é oferecida a todos aqueles que se candidatarem e apresentarem nota válida no Exame Nacional do Ensino Médio.

Os descontos são progressivos: quanto mais alta a nota, maior é a porcentagem da bolsa, começando por 10% e podendo chegar até 100%. Lembrando que a Bolsa Enem é válida durante todo o curso. Nada mal, né?

Veja só como funciona a correspondência entre a nota do Enem e o desconto:

  • até 600 pontos: bolsa de 10%;
  • de 601 a 750 pontos: bolsa de 20%;
  • de 751 a 900 pontos: bolsa de 80%;
  • acima de 901 pontos: bolsa de 100%;

Pra saber mais sobre as condições, cursos elegíveis, preços dos cursos e disponibilidade dessa oferta, entre em contato com a secretaria da sua unidade de interesse.

Bolsa por meio de convênio com empresas

Por fim, ainda existem as modalidades de bolsa por meio de convênios com empresas, outra prática comum em instituições particulares. Então, se você não fez o Enem, ainda tem chance de conseguir uma bolsa na faculdade.

Se você já trabalha, a opção é checar com o RH da sua empresa se ela tem algum programa de incentivo à educação. Pode ser que ela ofereça algum subsídio ou tenha convênio firmado com alguma faculdade. Não custa tentar, né?

No primeiro caso, a empresa arca com parte da mensalidade, e no segundo, a faculdade conveniada costuma oferecer algum desconto. Assim, muitas organizações interessadas em promover a qualificação dos funcionários apostam em iniciativas como essas.

Como você pode ver, existem muitas formas de conseguir uma bolsa integral na faculdade. Então, esse não deve ser um motivo pra você desistir dos seus sonhos, né? Afinal, a educação é o caminho pra alavancar a sua carreira.

Mas se você não cumpre os requisitos para as bolsas apresentadas ou acha muito difícil consegui-las, ainda temos uma opção pra você: a Bolsa Incentivo. Essa é uma modalidade oferecida aqui pela Pitágoras e pode ser o que faltava pra fazer sua matrícula com a gente!

É uma bolsa de estudos oferecida aos alunos para os quais o ingresso no ensino superior é impedido por dificuldades financeiras. É só verificar se você atende aos requisitos e solicitar o benefício no ato da inscrição do vestibular.

Você viu que aqui na Pitágoras existem vários meios de conseguir descontos na mensalidade e até uma bolsa 100% na faculdade, né? Além disso, oferecemos diferentes modalidades de ensino — presencial, semipresencial e 100% online — pra você escolher que melhor se encaixa na sua rotina, podendo até conciliar com o trabalho. Também são várias as formas de ingresso facilitado.

Isso sem falar na parceria com o Canal Conecta. Nesse portal, você encontra diversas vagas de emprego e estágio pra começar a sua carreira de sucesso. Que tal a acessibilidade das bolsas 100% na faculdade aliada a esses benefícios exclusivos da Pitágoras?

Está esperando o quê? Escolha aquele curso que sempre quis e faça sua inscrição no vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 27

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados