7 passos para conquistar uma bolsa de Biomedicina

biomedicina bolsa

Teste Vocacional Rápido

Os futuros biomédicos podem garantir toda a graduação sem pagar nada ou conseguir grandes descontos na mensalidade. Quer saber como? Na prática, existem 7 passos pra conquistar uma bolsa de Biomedicina –– e é exatamente o que a gente vai ver neste conteúdo.

Bolsas de estudo deixam o valor das mensalidades mais em conta e adequado pra diferentes níveis de orçamento doméstico. É a sua oportunidade de entrar no curso de Bacharelado em Biomedicina sem pagar tanto, em uma faculdade de excelência.

E aí, vai ficar de fora? Confira mais detalhes sobre os 7 passos pra conquistar uma bolsa de estudos.

Faça a inscrição no Prouni pra Biomedicina

O Programa Universidade pra Todos (Prouni) é um dos mais conhecidos do Governo Federal, feito pra garantir o ingresso de estudantes no ensino superior. O candidato que se encaixa nos pré-requisitos de renda e de escolaridade do programa pode concorrer a bolsas integrais (100%) e parciais (50%). Veja quais são os requisitos:

  • participação na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • nota mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais do Enem;
  • nota maior que 0 na redação;
  • ter feito ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em uma escola particular;
  • renda familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo (no caso de bolsas integrais);
  • renda familiar por pessoa de até 3 salários mínimos (no caso de bolsas parciais).

Se você se encaixa nos critérios acima, fique de olho na abertura das inscrições, que acontece duas vezes por ano no site do Prouni. Dá pra escolher até duas opções de graduação, em uma ou mais faculdades, e o tipo de bolsa (integral ou parcial). Lembre-se de deixar o curso de Biomedicina na instituição preferida como primeira escolha, combinado?

Uma vez por dia, o Programa calcula a nota de corte de Biomedicina e dos outros cursos oferecidos, com base no número de vagas disponíveis e nas pontuações dos candidatos inscritos em cada opção.

Lembra o que é a nota de corte? A gente te ajuda! É o desempenho do último candidato que foi classificado pra determinado curso.

Aproveite a nota do Enem

Se você não conseguiu entrar pelo Prouni ou não se encaixa nos requisitos do programa, não precisa se preocupar! Na Pitágoras, é possível usar sua nota do Enem pra substituir a inscrição no vestibular e ganhar uma bolsa de estudos. Não precisa ser a pontuação da edição mais recente, basta ser de algum exame nos últimos 3 anos.

A regra pra conseguir esse benefício com a nota do Enem é simples. Quanto maior for a média, maior é o percentual de desconto da bolsa de estudos na Pitágoras.

Sabia que você pode calcular o seu desconto com a nota do Enem na Pitágoras? Acesse aqui a calculadora Bolsa Enem! 📈

Use o convênio com empresas da área

Além das possibilidades ofertadas pelo governo federal, existem empresas que oferecem bolsa de Biomedicina como incentivo à formação continuada e ao aperfeiçoamento de colaboradores. Então, se você tem um emprego formal atualmente, confira junto ao setor de RH se há iniciativas nesse sentido.

Quem sabe você não pode fazer o curso de Biomedicina caber no bolso com uma parceira entre a empresa em que você trabalha e a Pitágoras!

Uma dica interessante é se inscrever no Canal Conecta, um portal de vagas exclusivas de emprego e estágio. Você pode encontrar oportunidades de ingressar no mercado de trabalho, além de uma bolsa de estudo pra Biomedicina por meio de convênios firmados entre a empresa e a Pitágoras.

Conheça as bolsas institucionais

Você também pode conquistar uma bolsa de Biomedicina por meio das opções oferecidas pela própria instituição de ensino, sabia disso? Na Pitágoras, são vários os meios pra conseguir um bom desconto na mensalidade:

  • Bolsa Incentivo;
  • Bolsa primeiro semestre;
  • Bolsa para servidores públicos e militares;
  • Bolsa Transferência.

Na Pitágoras, as bolsas de 100% são oferecidas apenas pelo Prouni e usando a nota do Enem. Nas opções acima, você pode conseguir ótimos descontos na mensalidade de Biomedicina pra fazer o curso com parcelas mais em conta.

Acompanhe as condições e datas pra bolsas de Biomedicina

Verifique com antecedência todos os critérios e prazos pra garantir suas chances de conquistar a bolsa de Biomedicina. Acompanhe tudo de perto até sair os resultados. Na Pitágoras, o estudante precisa ficar ligado nos requisitos de renda pra concorrer tanto à bolsa Enem quanto às outras opções, que garantem descontos na mensalidade do curso.

A escolha da bolsa é feita durante a inscrição no vestibular da Pitágoras. Então, é importante estar atento pra escolher a certa e, assim, ter boas chances de conquistar o benefício.

No Prouni, o candidato pode alterar suas opções durante o período de inscrição, caso queira. É considerada válida a última alteração realizada, certo?

Encontre uma faculdade que ofereça bolsas

Se você quer uma bolsa de Biomedicina, encontrar uma instituição com boas opções é mais do que essencial.

Se você deseja fazer o curso de Biomedicina EAD no semipresencial (modalidade EAD com atividades presenciais), por exemplo, a Pitágoras não vai te deixar na mão! Oferecemos a chance de você ter descontos na mensalidade por meio da Bolsa Primeiro Semestre e da Bolsa Transferência, que oferece desconto de 20% a estudantes que fazem transferência externa pra cursos a distância da Pitágoras.

Quer saber mais? Os estudantes dos nossos cursos presenciais e EAD têm acesso ao programa Amigo Vale-Prêmio. Nele, são oferecidos descontos na mensalidade com a indicação de um conhecido pra também estudar na Pitágoras.

Agora é com você!

Aqui você viu tudo que precisa pra conseguir uma bolsa de Biomedicina. Gostou das dicas? Lembre-se de que a escolha da faculdade é muito importante nesse caso. Na Pitágoras, você encontra as oportunidades pra entrar no curso dos seus sonhos. Além dessa opção, o nosso aluno pode ganhar descontos na mensalidade pra estudar com toda tranquilidade financeira, sem prejudicar o orçamento.

Então, o que você está esperando? Chegou a hora de dar início à sua graduação. Inscreva-se agora no vestibular da Pitágoras pra Biomedicina!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.