O que faz um bacharel em Teologia?

bíblia representando curso de teologia

Em dúvida sobre qual faculdade fazer? Se você é uma pessoa que cultiva empatia e sensibilidade, sabe escutar as dores do outro e tem interesse por questões filosóficas e religiosas, temos uma declaração a te fazer!

Pra quem se interessa por esses temas, existe um curso superior que tem tudo a ver! Sabia que Teologia é escolhida por um público bem específico? Inclusive, é uma formação bem procurada como segunda graduação.

Pra ser um bacharel em Teologia, é preciso muita dedicação, leitura e aprofundamento nos estudos, já que se trata de um aprendizado denso, com várias disciplinas teóricas.

Quer saber mais sobre o curso de Teologia, uma graduação diferente de tudo o que você já viu, e o que faz e onde trabalha o profissional da área? Descubra agora!

O que faz o bacharel em Teologia?

Quem opta pelo curso de Teologia deve saber que o componente religioso é o foco da formação. Afinal, vem daí a origem do nome: teo (Théos, no grego) significa Deus, divindade, e -logia quer dizer estudo. Dá pra falar que é a ciência que se dedica a pesquisar Deus e suas relações com o homem.

Mas, calma, isso não significa que existe uma doutrina sobre qualquer denominação religiosa ou que você precisa se converter a uma seita. O que o curso pretende é pesquisar e discutir as formas como o homem estabelece suas crenças e suas relações com o divino ao longo da História.

Pra isso, são abordadas questões éticas, históricas e filosóficas das principais religiões do mundo. E então, depois de formado, o que faz um teólogo? Esse profissional atua prioritariamente em ambientes religiosos (igrejas, templos etc.), mas também em:

  • educação (pesquisa e docência);
  • missões humanitárias;
  • hospitais;
  • empresas;
  • instituições públicas.

Sua principal função é aconselhar pessoas e melhor o ambiente no que diz respeito à conexão delas consigo mesmas e com o divino.

Qual é a remuneração do profissional?

Muitos religiosos de várias denominações (cristãs ou não) têm na Teologia um dos requisitos pra sua formação. Por exemplo, pra se tornar padre na Igreja Católica, é imprescindível cursar Teologia numa faculdade ligada ao Vaticano.

Isso acontece em outras instâncias religiosas também. Dessa forma, um pedaço da remuneração do profissional é dedicada à congregação de que ele faz parte. Se esse não é o seu caso, ou seja, se você é leigo, é bom saber que o salário do teólogo que atua como professor é dos mais elevados.

Quem trabalha 30 horas semanais recebe a média salarial de R$ 3.343,88*. Esse valor tende a aumentar se o bacharel em Teologia complementar seu curso com disciplinas da Licenciatura ou fizer uma especialização em ensino, o que o habilita a dar aulas no ensino fundamental e no médio.

Quais são as atividades desenvolvidas?

A sala de aula e os espaços religiosos são o caminho mais comum pra quem se forma em Teologia. No campo da pesquisa, os estudos se voltam pra dogmas, tradições religiosas e culturais, fenômenos religiosos e interpretação de textos sacros.

O profissional pode atuar fomentando o ecumenismo em ambientes empresariais, em forma de consultorias. Também trabalha na fomentação de políticas públicas relacionadas com a religiosidade, como no respeito às diversas manifestações religiosas e étnicas.

Pra formação de presbíteros (sacerdotes), estão incluídas atividades desenvolvidas na Igreja Católica, como cuidar de paróquias e capelanias (militar, prisional e outras).

Quais são as competências necessárias?

Pra lidar com temas tão delicados, como a crença das pessoas, é preciso ter sensibilidade e capacidade de escuta. Basta lembrar que, até hoje, muitas guerras são fundamentadas em divergências religiosas.

O profissional de Teologia deve saber ouvir, demonstrar profissionalismo, ser tolerante no sentido de não fazer prejulgamentos nem ser preconceituoso. Também precisa ter uma boa dose de oratória.

Como é o curso de Teologia?

Aqui na Pitágoras, o curso é voltado para o estudo da Bíblia cristã, sem perder de vista o respeito e a empatia por outras denominações religiosas. As principais disciplinas que compõem o curso são:

  • Ética;
  • Teologia Sistemática;
  • Introdução às Sagradas Escrituras;
  • Antropologia Teológica;
  • Mariologia;
  • Psicologia Pastoral;
  • Direito Canônico;
  • Teologia da Sexualidade;
  • História da Igreja;
  • Liderança Ministerial.

E você ainda pode se ligar no Canal Conecta. Além de te manter informado com vídeos e conteúdos sobre o mercado de trabalho, essa plataforma exclusiva pra nossos alunos mostra ofertas de emprego nas melhores empresas de todo o país!

Onde estudar Teologia?

Se você se enquadra nesse perfil, é hora de procurar uma instituição de qualidade e reconhecida pelo MEC. Mas atenção, porque existem muitos cursos livres na área. Eles são de curta duração e não fornecessem diploma de ensino superior, viu?

A graduação em Teologia pode ser cursada em faculdade semipresencial aqui na Pitágoras, sabia? Você só precisa ir ao campus entre uma e três vezes por semana, e todas as atividades são desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem. Se quiser ainda mais flexibilidade, a gente também tem a modalidade de ensino totalmente EAD.

Em qualquer uma delas, a gente se preocupa com a sua formação. Seja por hobby ou interesse profissional, você vai ficar por dentro de tudo sobre a Teologia. Entre os cursos da Faculdade Pitágoras, veja em quais estados temos polos:

  • Acre: Rio Branco;
  • Alagoas: Maceió;
  • Bahia: Irecê, Vitória da Conquista, Alagoinhas e outros;
  • Ceará: Sobral, Juazeiro do Norte, Fortaleza e Aracati;
  • Espírito Santo: Linhares, Guarapari e Cachoeiro do Itapemirim;
  • Goiás: Goiânia e Aparecida de Goiânia;
  • Maranhão: São Luís, Imperatriz e Bacabal;
  • Minas Gerais: Belo Horizonte, Poços de Caldas, Governador Valadares, Uberlândia e outros;
  • Pará: Belém, Santarém e outros;
  • Paraíba: Campina Grande e João Pessoa;
  • Pernambuco: Caruaru, Belo Jardim e Jaboatão dos Guararapes;
  • Paraná: Londrina;
  • Rio Grande do Norte: Mossoró e Natal.

Gostou de conhecer o curso e o que faz o bacharel em Teologia? Essa é uma formação fundamental que ajuda a sociedade a entender e racionalizar sua relação com o lado espiritual do ser humano. Pra atuar na área, basta reunir as características listadas e, é claro, contar com a nossa parceria na graduação!

Faça agora mesmo sua inscrição no Vestibular Pitágoras e não deixe pra depois a possibilidade de seguir nessa carreira tão especial e fundamental pra sociedade!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.