O que faz um bacharel em Administração na prática?

estudante de bacharel de administração

Que tal escolher uma graduação que te permita atuar em qualquer organização, tanto na iniciativa pública quanto na privada? O bacharel em Administração tem um mundo de possibilidades na carreira e demanda alta no mercado de trabalho.

Estamos falando de um curso que abre portas para o profissional em diversas áreas, tais como as de Recursos Humanos, compras, vendas, políticas corporativas e projetos sustentáveis, entre tantas alternativas.

Vem com a gente na leitura entender melhor as possibilidades de carreira de quem faz o curso de Administração. Se você tem senso crítico apurado e é organizado, talvez essa seja a sua praia!

Como é o curso de Bacharelado em Administração?

Essa graduação te ensina a planejar, executar, monitorar e aperfeiçoar processos, tão necessários para o funcionamento de qualquer empresa no mundo corporativo ou organização da iniciativa pública. Falando nisso, vale a pena dar uma conferida no nosso post sobre as oportunidades de trabalho no 3º setor.

Pense em como o café que você bebe chegou à sua casa desde a colheita dos grãos até a disponibilização do produto nas prateleiras do mercado ou na loja online. O bacharel em Administração está presente em todas as etapas desse caminho, fazendo a gestão de recursos e pessoas.

Por isso, você deve aprender sobre finanças, RH, marketing e planejamento na faculdade, matérias como contabilidade geral, economia, matemática financeira, gestão de projetos, estatística, direito empresarial e processos logísticos.

A grade curricular do curso na Pitágoras é dividida em um ciclo básico focado em conhecimentos teóricos de Exatas e Humanas, e outro profissionalizante. Nesse último, as disciplinas envolvem cálculos, diagnósticos e intervenções empresariais, por exemplo. São questões ligadas à prática da profissão.

O que faz o bacharel em Administração?

Agora que você já tem uma ideia de como é o curso e quais são as principais matérias de Administração, vamos seguir falando das oportunidades no mercado de trabalho e da rotina de quem segue na área. Confira!

Área de Recursos Humanos

Gerir os funcionários é essencial. Isso porque todo trabalho, por mais que seja realizado por máquinas, tem uma pessoa por trás, certo? É assim pra produzir uma peça de roupa, dar atendimento ao público na secretaria de educação, comercializar alimentos ou prestar serviço de limpeza.

Mas, afinal, o que o setor de RH faz? A gente te conta:

  • recrutamento e seleção de candidatos;
  • treinamento e capacitação dos colaboradores;
  • controle da folha de pagamento;
  • capacitação de líderes e retenção de talentos;
  • contratações, análises de promoções, remanejamento de pessoal e desligamento;
  • organização de eventos corporativos.

Área de compras

Pense que, pra uma rede de varejo vender uma TV, ela precisa comprar –– assim como a indústria de móveis deve adquirir matéria-prima pra produzir sofás e guarda-roupas. Você pode se dar bem na carreira se gosta de lidar com gente e é bom em negociação. Algumas das funções são: fazer cotações, analisar as ofertas e qualidade dos insumos.

Isso requer negociação, habilidade capaz de fazer deslanchar a carreira de quem é formado em Administração. Por isso, invista na sua qualificação profissional desde os estudos, escolhendo a Pitágoras! Aqui, não só aprende a matéria como também desenvolve as competências certas pra ser decisivo para as empresas.

Área de vendas

O departamento comercial é o coração das empresas. É dele que os negócios obtêm lucro e estruturam as finanças pra melhorar a qualidade dos produtos, aumentar a produção ou abrir uma nova filial. Até mesmo o setor público depende de vendas: o patrocínio de um projeto social demanda da ONG a venda de uma ideia. Viu só que legal?

Saber vender é uma arte e requer tanto questões operacionais quanto estratégicas, ligadas ao cálculo do preço e à escolha correta dos produtos capazes de atender às demandas do consumidor. Um bom curso de Administração vai te ensinar a negociar pra ter os melhores resultados nessa área.

Políticas corporativas

Empresas envolvidas em escândalos políticos são constantemente denunciadas nos sites de notícias e jornais. Você já deve ter visto vários desses casos, né? Isso é capaz de comprometer seriamente o negócio, manchando o nome da marca e colocando em xeque suas operações. Por isso, políticas corporativas são uma área tão em evidência no mercado de trabalho.

Aqui, o bacharel em Administração tem tarefas como estabelecer medidas antifraude e anticorrupção. Ainda pode cuidar do planejamento tático dos processos, ao orientar como o crédito é oferecido ao cliente e desenhar o funcionamento da linha de produção, por exemplo.

Projetos sustentáveis

A preocupação com o meio ambiente e as pessoas cresce com o aumento da população global e exploração cada vez mais desenfreada dos recursos naturais. Sustentabilidade e responsabilidade social não são somente uma opção, mas uma necessidade para as organizações (sejam elas do setor público ou do privado).

O bacharel em Administração pode desenvolver projetos sustentáveis pensando em reduzir a emissão de resíduos na natureza, causada pela produção da indústria em que trabalha. O profissional implementa ações como a da Adidas com a Parley: eles estão fazendo tênis de plásticos retirados do oceano. Pensa só que legal contribuir assim para a sociedade!

Como está o mercado de trabalho na área?

A boa notícia é que está aquecido e vai continuar assim. Afinal, quem é graduado em Administração pode atuar em bancos, indústria, comércio, startups, clínicas, hospitais, laboratórios, ONGs, secretarias e outros órgãos do governo. São muitas as oportunidades! O salário médio é de R$ 4.115,97*, enquanto o teto chega a quase R$ 10 mil*!

A propósito, você pode começar na carreira ainda durante a faculdade, fazendo um estágio em Administração. Tudo isso com a ajuda do Canal Conecta, nosso parceiro exclusivo. Investir nos seus estudos na Pitágoras faz toda a diferença na sua preparação para um futuro profissional de sucesso.

E o melhor: você pode escolher entre a graduação na modalidade presencial, 100% online ou semipresencial. Oferecemos ensino de alta qualidade, apoio personalizado, uma infraestrutura completa com bibliotecas, salas multimídia e ambiente virtual de aprendizagem de fácil acesso e navegação.

Você ainda consegue a especialização em Administração, tendo aulas com profissionais conceituados quando o assunto é gestão. A Aula Destaque da Pitágoras tem professores como Paulo Cunha e Ricardo Amorim!

Seja o profissional que o mercado espera!

O bacharel em Administração tem um mundo de oportunidades a explorar –– da área de RH a projetos sustentáveis, passando por compras, vendas e políticas corporativas. Suas atividades têm importância operacional e estratégica essencial à iniciativa pública e privada.

E aí, o que achou das possibilidades da carreira? Invista em um futuro profissional de sucesso. Se inscreva no vestibular online Pitágoras!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content