O que são atividades extracurriculares da faculdade?

estudante fazendo atividades extracurriculares

Você sabe o que são atividades extracurriculares? Esse é um conceito que ainda não é muito difundido no Brasil — mesmo que seja comum em outros países —, mas que tem criado seu espaço por aqui aos poucos. Elas normalmente aparecem no ensino médio, mas também pode ser pra lá de vantajoso no superior.

As atividades extracurriculares na faculdade representam uma ótima oportunidade pra que você possa se qualificar no ambiente acadêmico, qualquer que seja sua modalidade de ensino. Como o próprio nome já diz, elas são tarefas que não fazem parte da grade curricular dos cursos, mas que têm tudo a ver com os assuntos vistos em sala de aula.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, não saia da página! A seguir, a gente aqui da Pitágoras vai explicar algumas das atividades que aparecem nos cursos de ensino superior. Você vai ficar por dentro de todas as vantagens para o seu aprendizado. Boa leitura!

O que são atividades extracurriculares?

Os cursos de graduação contam com algo chamado de grade de matérias ou grade curricular. Essa é a relação de disciplinas dadas ao longo dos anos, práticas ou teóricas. Cada uma delas tem uma carga horária correspondente e avaliações que devem ser completadas pra que você seja aprovado.

Dito isso, a gente chega ao conceito de atividades extracurriculares, ou seja, que se encontram “fora do currículo”. Elas podem ou não ser obrigatórias — em muitas instituições, há uma carga horária dedicada apenas a elas —, mas não estão dispostas na grade de matérias de um curso.

Qual é a sua importância?

O nosso conhecimento é construído a partir das mais diversas fontes. Pense, por exemplo, no processo de aprendizado da língua portuguesa. Você a aprendeu ouvindo seus pais falarem, com as aulas de gramática na escola, durante a leitura de seus livros preferidos e até ao assistir a algum desenho animado na televisão.

Todos esses aspectos contribuíram pra aquisição de vocabulário, conhecimento linguístico, identificação das variações do idioma e por aí vai. O mesmo é válido pra uma profissão. Embora a gente aprenda muito na faculdade, é necessário buscar conhecimento que venha de outros lugares. É aí que entram as atividades extracurriculares!

Quais são as opções de atividades extracurriculares?

Agora, vem com a gente descobrir algumas das atividades mais comuns no meio acadêmico. Qual combina com você?

Monitoria

Você já pensou em se tornar um monitor? Essa pessoa costuma auxiliar colegas de curso com certas matérias. Por isso, é uma boa maneira de testar os próprios conhecimentos e fixar cada um por meio da explicação pra outras pessoas. Então, se você manda bem em alguma disciplina, essa pode ser a opção certa!

Além disso, a monitoria contribui pra outras vantagens das atividades extracurriculares: o contato cara a cara com colegas de curso, o desenvolvimento de habilidades importantes (como a comunicação e o trabalho em equipe) e, claro, a criação de uma rede de contatos com pessoas de sua área.

Trabalho voluntário

A realização de trabalho voluntário é outra maneira de otimizar o seu aprendizado, desenvolver habilidades e, de quebra, complementar o seu currículo com informações valiosas.

Aqui, você pode escolher atividades que tenham uma relação direta com o seu objeto de estudo. O bacana é que há oportunidades de voluntariado pra qualquer área, desde os cursos da saúde aos das Ciências Exatas. Dessa forma, todos podem sair ganhando com essa atitude.

Estágio remunerado e não remunerado

A realização de estágios é obrigatória em boa parte dos cursos e instituições. E não é pra menos: essa é uma forma de aprender, na prática, como é o dia a dia de um trabalho. Também é uma boa oportunidade de primeiras experiências pra quem diz: “quero trabalhar, mas não consigo um emprego”, né?

Vale a pena lembrar que os estágios podem ser remunerados ou não. Pra saber mais deles, suas regras e características, confira a nossa postagem sobre a Lei do Estágio e tire suas principais dúvidas!

Participação em eventos

Quando puder, tire um tempo pra observar o currículo de grandes nomes da área que você estuda ou pretende estudar. Certamente há um espaço dedicado só pra eventos nos quais essa pessoa compareceu. A boa notícia é que isso também conta como atividades extracurriculares!

Como eventos, podemos citar workshops, palestras, simpósios, congressos… Tudo isso é válido! Assim, há muitas opções que podem ser adicionadas ao currículo e, claro, à sua gama de conhecimentos.

Elaboração de projetos

Ainda quer saber mais sobre como fazer atividades extracurriculares? Então, temos uma última dica: a elaboração de projetos dentro da faculdade. Esse é um processo menos comum, mas que também pode fazer muito bem pra todos os envolvidos.

Algumas ideias de projetos são: grêmios estudantis, empresas juniores, cursinhos pré-vestibulares, atendimentos à comunidade da região da instituição, entre outros. Há uma série de alternativas e, certamente, você encontra aquela que mais combina com seu perfil!

Como elas melhoram o currículo?

Se você está lendo este texto, é bem provável que seja uma pessoa ambiciosa e deseja ter um currículo de sucesso. Bom, pra alcançar esse objetivo, as atividades extracurriculares são um prato cheio.

Quando aliadas a um diploma numa faculdade de qualidade, as atividades engrandecem qualquer currículo. Elas demonstram aos empregadores que você é empenhado, focado, qualificado e que tem sede de aprender. Essas são características essenciais pra um bom profissional e são sempre priorizadas na busca pelo colaborador ideal.

Pra ter acesso a tudo isso, é essencial que uma faculdade renomada seja escolhida por você. Nesse contexto, nada supera a graduação Pitágoras! Aqui, há a possibilidade de execução de uma série de atividades, sempre orientadas por profissionais altamente qualificados e parcerias exclusivas — como o Canal Conecta — que te ajudam a crescer cada vez mais na sua carreira.

Gostou de saber mais sobre as atividades extracurriculares? Então, não deixe de procurar uma instituição renomada pra conduzir os seus estudos e, assim, ter todas as vantagens que esse tipo de estratégia traz pra sua formação acadêmica!

E então, o que você está esperando? Faça logo a sua inscrição no vestibular da Pitágoras! Estamos ansiosos pra ter você no nosso time.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.