Assistente administrativo: o que faz esse profissional?

assistente administrativa

Algumas profissões têm um campo de trabalho amplo na iniciativa pública e privada. Por conta disso, são essenciais ao bom funcionamento de órgãos governamentais à indústria e comércio. Se você está buscando uma carreira com muitas possibilidades de atuação, vem com a gente saber o que faz um assistente administrativo.

Uma das razões pelas quais o curso de Administração é tão interessante é justamente a possibilidade de trabalhar em diversos setores: Marketing, Logística, Recursos Humanos e Controladoria são algumas delas. Inclusive, a gente aqui da Pitágoras te prepara pra atuação na área.

Siga na leitura e veja algumas informações que podem ser muito úteis pra te orientar nos passos iniciais rumo a uma carreira profissional de sucesso!

Qual é o perfil do assistente administrativo?

Antes de tudo, a gente vai explicar o que é um assistente administrativo. Estamos falando do profissional responsável pelo assessoramento nas rotinas administrativas da empresa. Se você pretende ocupar o cargo, pode trabalhar com o controle financeiro no setor de contas a pagar e a receber ou no RH, cuidando da folha de pagamento.

Por isso, é importante ser organizado — inclusive, pra não se perder no meio de tanta papelada ou demorar muito buscando e registrando informações no sistema. Outra característica que não pode faltar é a alta capacidade de comunicação: sua função no negócio pede o contato com fornecedores, funcionários e credores da empresa.

Ainda é preciso ser dinâmico, principalmente se você estiver em grandes companhias. Elas são conhecidas pelas altas demandas e um fluxo de trabalho mais complexo, envolvendo equipes maiores. Mostre esse perfil logo ao responder as perguntas de entrevista de emprego!

Seja proativo e responsável. Afinal, tem alguns documentos que vão passar pela sua mão, sem os quais a organização simplesmente não funciona. Se quiser saber quais, siga na leitura. A gente fala deles adiante.

Competências do assistente administrativo

Além das características que citamos sobre o perfil, a informação a respeito das capacidades e habilidades típicas desse profissional te orientam durante a faculdade e na preparação para o mercado. Melhor ainda se você for aluno da Pitágoras!

O trabalho de assistente administrativo requer a facilidade com números e cálculos, essenciais às estratégias e desempenho da empresa. Ainda é preciso saber ao menos um pouco de informática e do pacote Office.

Quanto mais você dominar esse assunto, melhor se prepara pra Administração do futuro, marcada pela automatização de processos e inteligência artificial. Conhecimentos básicos de inglês também são um diferencial a quem está de olho na vaga de assistente administrativo e pensa na sua carreira no longo prazo.

Quais são as principais atividades desenvolvidas?

Tenha em mente a possibilidade de trabalhar em várias empresas (lojas, escritórios de redes de varejo, indústria, escolas, hospitais, clínicas, bancos, farmácias e concessionárias de veículos) e setores, como a gente citou lá no início do texto. Inclusive, a Pitágoras te ajuda a ficar mais perto desses contratantes com nosso portal de empregabilidade.

Também dá pra atuar como funcionário público concursado ou num cargo de comissão, alternativas interessantes por causa dos salários e benefícios. Falando nisso, vale a pena conferir nosso post sobre estágio no setor público.

Voltando ao assunto, que tal uns exemplos práticos? Vem entender o que faz um assistente administrativo na sua rotina!

Elaboração de agendas

O dia a dia num órgão público ou empresa pode ser intenso — ainda mais se você trabalha numa grande companhia. Diretores, coordenadores e gerentes precisam ter seus horários e compromissos muito bem controlados. Afinal, as reuniões envolvem negociações e alinhamentos entre as equipes importantes ao desempenho da organização.

A elaboração de agendas garante que os encontros e alinhamentos serão feitos, cria rotina e mantém o fluxo de trabalho. Aqui, o assistente administrativo fica responsável por atender e registrar ligações, organizar espaços pra reuniões, programar o dia dos executivos, enviar e receber e-mails e por aí vai.

Estruturação e organização de arquivos

Se essa atividade for realizada na área de Recursos Humanos, você pode ser responsável por colocar e manter os dados dos funcionários atualizados no sistema e controlar a folha de pagamento. O curso de Administração da Pitágoras te capacita pra atuar nesse setor.

Parece simples, mas pense em analisar colaborador a colaborador as ausências, folgas, afastamentos, licenças, salários, benefícios e reembolsos por diárias e viagens. Não é fácil não! Caso queira saber mais sobre esse departamento, confira as tendências de RH.

A estruturação e organização de arquivos também podem envolver o controle de entradas e saídas de correspondências — além do armazenamento da papelada nos locais adequados. Documentos como alvará de funcionamento, registros de contabilidade e licença sanitária precisam estar em dia e bem-preservados para o cumprimento da lei.

Recebimento de fornecedores

Nesse caso, o trabalho de assistente administrativo é receber as mercadorias, identificar a carga e dar entrada nas notas fiscais no sistema da empresa. Você deve checar se os itens estão em perfeito estado, já que muitas vezes essa verificação é feita pelo fornecedor, mas os produtos acabam sofrendo danos ou avarias quando transportados.

Quem está na atividade também pode ser responsável pelo agendamento das entregas e a separação dos produtos que não serão aproveitados pela sua empresa: um colchão que veio pra loja todo molhado, por exemplo. Sua atuação é essencial para o profissional de Logística, tendo em vista o tanto que ajuda a gestão de estoque.

Auxílio ao controle financeiro

Caso a sua praia seja mesmo os números, o que acha de trabalhar no setor de contas a pagar e a receber? Esse controle é essencial para o patrimônio da empresa ou orçamento do órgão público. Inclusive, é até uma especialidade em Administração.

São atividades típicas desse setor:

  • elaborar relatórios financeiros de custos, despesas, receita e lucratividade;
  • fazer cobranças;
  • realizar a auditoria;
  • cuidar do faturamento, ao emitir e despachar notas fiscais.

O que é preciso pra se tornar um?

Que tal começar essa jornada com o diploma de nível superior fazendo Administração aqui na Pitágoras? O curso é oferecido nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e a distância (dependendo da unidade) numa metodologia altamente qualificada e reconhecida pelo MEC. Temos uma ótima infraestrutura e te oferecemos apoio personalizado.

Lembra quando a gente falou do portal de empregabilidade? Então, com a gente, você tem acesso exclusivo ao Canal Conecta pra estar sempre por dentro das melhores vagas no mercado de trabalho, inclusive, as de assistente administrativo.

Falando na profissão, a remuneração média do cargo é de R$ 1.855,40*, com o teto chegando R$ 4.157,93*. Você pode subir na carreira, assumindo a vaga de gerente administrativo, ainda mais se fizer Pitágoras.

Os salários variam de acordo com a organização, porte e localidade da empresa. Em regra, o técnico em Administração ganha menos em comparação com quem tem ensino superior completo com Bacharelado.

Viu como o campo de trabalho que o assistente administrativo tem é amplo? Sem dúvidas, é uma ótima área pra investir, se você tem perfil dinâmico, comunicativo e está buscando uma graduação que te abra muitas portas no mercado.

Comece a sua preparação pra uma carreira de sucesso com a Pitágoras. Faça a sua inscrição no nosso vestibular!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content