Qual é a relação entre a Arquitetura e Construção?

Arquitetura e Construção

Teste Vocacional Rápido

Você sabe qual a relação entre Arquitetura e Construção Civil? O profissional tem uma ampla atuação e pode contribuir significativamente para o aperfeiçoamento das obras. 

Quem deseja seguir nessa carreira deve fazer o curso de Arquitetura e Urbanismo na faculdade. A graduação une conhecimentos teóricos e práticos, possibilitando que o aluno crie e desenvolva projetos arquitetônicos com a devida qualidade.

Para entender quais são as oportunidades possíveis para os arquitetos na construção civil, acompanhe a seguir e confira mais sobre o assunto!

A contribuição do projeto do arquiteto na obra

No setor de Construção Civil, o arquiteto é o profissional responsável por toda a concepção do projeto. Ele tem a função de planejar o uso dos recursos técnicos e artísticos, de forma que o espaço tenha conforto ambiental, ventilação, iluminação adequada, decoração interior, entre outros pontos do gosto dos clientes.

Caso você esteja em dúvida se faz Arquitetura ou Engenharia Civil na faculdade, é fundamental entender o que se faz na Arquitetura e quais são as possibilidades de trabalho nesse ramo. Em geral, ambos os profissionais atuam em conjunto com seus conhecimentos específicos pra tornar a execução do projeto segura e viável economicamente.

Também é importante avaliar quanto ganha um arquiteto e se a profissão apresenta bons rendimentos. Atualmente, um arquiteto projetista ganha em média R$ 5.714,31*, considerando uma jornada de trabalho de 42 horas semanais. O salário pode aumentar a depender do tamanho da obra e de quanto o cliente está disposto a pagar por seus serviços.

O arquiteto que faz construção e obras pode atuar em empresas do ramo imobiliário, prestar atividades de consultoria e exercer funções em obras de acabamento. São inúmeras as oportunidades no mercado e, pra se tornar um profissional bem valorizado, é essencial ter uma formação acadêmica de qualidade e diferenciais, como cursos e certificados no currículo.

A coordenação de obras feitas por um arquiteto

Quando o arquiteto atua na coordenação de obras da Construção Civil, ele deve gerenciar a equipe e os passos do projeto arquitetônico, acompanhando o desenvolvimento e definindo os melhores materiais e equipamentos. Além disso, o profissional ainda deve fiscalizar o cronograma e estudar a viabilidade da obra pra cumprir adequadamente com os prazos estabelecidos pelos clientes.

Assim, o arquiteto deve lidar tanto com a concepção do projeto em si quanto com a parte estrutural da construção, como a elétrica e a hidráulica. Pra ter um bom resultado no projeto, é importante que o profissional participe da fase inicial do estudo preliminar, oferecendo contribuições sobre os custos, os fornecedores e os recursos que serão utilizados. 

Além de tudo, ele deve coordenar a equipe de trabalho responsável pela execução do projeto e apresentar todas as atividades que serão feitas ao longo da obra, detalhando os prazos e os materiais que serão utilizados. Quando o arquiteto atua com um construtor civil, ele tem mais chances de desenvolver um projeto completo e que atenda às necessidades do cliente.

Ambos oferecem conhecimentos específicos valiosos para o período da obra. Com isso, é possível criar um projeto compatível e que apresenta soluções integradas entre as diferentes áreas.

A relação entre o Paisagismo e a execução das obras

Os arquitetos também contribuem significativamente para o planejamento do Paisagismo na execução das obras. Um projeto paisagístico leva em conta o tipo de solo, o clima do local e as espécies de plantas que podem se adaptar melhor ao ambiente.

Portanto, é ele quem cria espaços funcionais, úteis e tecnicamente viáveis, definindo todas as etapas da execução do trabalho. O Paisagismo da construção deve ser planejado em conjunto com a obra para que o arquiteto entregue um bom resultado e consiga harmonizar a parte externa do empreendimento.

O profissional precisa conhecer tanto as necessidades do cliente quanto o espaço que terá disponível para o projeto. Ele inicia fazendo um estudo preliminar da área, considerando a orientação da obra em relação ao sol e à vegetação que pode ou não existir no local. 

Na etapa final, ele informa o orçamento de manutenção, o tempo de execução, os materiais que serão utilizados e as espécies que serão plantadas. Em alguns casos, ele também pode integrar projetos complementares, como o de iluminação e de irrigação.

O planejamento urbano executado por um arquiteto

Assim como o arquiteto pode atuar em projetos paisagísticos, ele também é um profissional essencial para o planejamento urbano que possibilita a qualidade de vida das pessoas nas cidades. Muitos locais, atualmente, crescem de forma espontânea e sem padronização, com divisão de ruas e bairros confusas.

O arquiteto é, justamente, um agente que pode auxiliar de forma positiva na melhora da ocupação urbana. Ele inicia o trabalho realizando um diagnóstico detalhado da realidade da cidade. Após essa etapa, o profissional apresenta um conjunto de propostas e ações para organizar o espaço, de forma a atender às necessidades dos governos, das prefeituras e da população.

Além de obras de melhoria, o arquiteto também pode projetar parques e ambientes de lazer no meio urbano, que contribuem para o aumento da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas. O profissional sempre deve atuar conforme o planejamento e com a devida autorização do Estado pra transformar os espaços comuns da cidade.

Pra se tornar um arquiteto valorizado e bem-remunerado, é essencial optar por uma faculdade de Arquitetura de qualidade pra iniciar os estudos no ensino superior. Aqui na Pitágoras, oferecemos o curso de Arquitetura e Urbanismo nas modalidades presencial e semipresencial

Além disso, contamos com diferenciais para a formação acadêmica que tornam o seu futuro mais promissor. É o caso da Aula Destaque, um programa de aulas online que reúne depoimentos de profissionais conceituados em seus diversos campos de atuação.

Prepare-se pra se tornar um arquiteto de sucesso!

Agora que você já sabe qual a relação entre Arquitetura e construção e está decidido em seguir nessa carreira, é importante escolher uma faculdade que tenha como foco o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. As disciplinas e os conhecimentos obtidos no curso permitirão que você atue no campo da construção e execute obras com total qualidade e excelência.

Porém, antes de começar o seu curso, é preciso ter um bom planejamento financeiro para pagar os estudos. Por isso, aproveite a visita ao blog e baixe agora mesmo o nosso e-book Guia prático: organize suas finanças e pague sua faculdade!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content