Áreas do Direito: Veja onde atuar no setor de Advocacia!

Desconto nota do Enem

O Brasil conta com milhares de advogados, de acordo com dados divulgados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Contudo, cursar uma  Faculdade de Direito não basta para se tornar um advogado. É preciso além da graduação, ser aprovado nas fases do Exame da OAB e assim, exercer a função.

A carreira de um advogado, possibilita a atuação em várias áreas. Não é atoa que o curso ocupa a primeira colocação no ranking dos cursos mais buscados em todo o país.

Conheça as áreas do direito que estão em alta

No entanto, o Direito é uma área de estudos e ciência, com foco em pensar e garantir o cumprimento de todas as normas jurídicas de uma sociedade. Escolher uma área para seguir causa muitas dúvidas.

Esse questionamento pode surgir de recém formados ou profissionais mais experientes, e que querem ampliar seu mercado de atuação. Entretanto, independente do motivo, listamos as áreas que estão em alta. Acompanhe!

Direito civil

O direito civil lida com as relações jurídicas, como os direitos e obrigações, de pessoas físicas e jurídicas que estejam dentro da esfera civil. Em outras palavras, pode ser definido como o direito do cidadão, por tratar de relações patrimoniais, familiares e obrigacionais.

Direito penal

Responsável por toda ordem social, determinando regras para punir indivíduos que cometem delitos e contravenções, capazes de prejudicar a convivência social. O advogado lida com questões criminais, defendendo ou até mesmo acusando pessoas físicas ou jurídicas.

Direito administrativo

Trata-se, de uma esfera do direito onde regulam o exercício da função administrativa exercida por agentes públicos, com base em regras exclusivas, podendo favorecer órgãos públicos, pessoas jurídicas de direito, enfim, toda administração pública.

Direito ambiental

Esse nada mais é do que um ramo que disciplina atividades humanas que causam impactos sobre o meio ambiente. O foco é defender, melhorar e preservar, dentro dos padrões de qualidade ambiental, que são estabelecidos por órgão responsáveis para todas as gerações.

Tour pela prova do Enem

Direito do consumidor

O Direito do consumidor se torna cada vez mais presente no cotidiano, é um conjunto de regras e princípios jurídicos capazes de tratar relações de consumo e relações existentes entre fornecedor e consumidor de bens ou serviços.

Por conta das particularidades, o direito do consumidor conta com o auxílio do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Direito tributário

Esse segmento é responsável por fiscalizar a arrecadação de tributos, taxas e impostos. Conhecido como direito fiscal, tem como objetivo combater abusos por parte do fisco e controle de pagamento de todos os contribuintes.

Ao longo de toda carreira jurídica, é comum que os advogados passem por dificuldades que vão do estágio até a abertura do escritório próprio. Por esse motivo, é indicado pensar bem sobre qual área seguir, e optar por aquela que mais tem o seu perfil.

Onde atuar no setor de advocacia?

Sempre em alta, a profissão de advogado é uma das mais tradicionais e prestigiadas por toda sociedade, o que atrai muitos jovens que já sabem o que querem para o mercado de trabalho.

A graduação tem duração de 5 anos, e é considerada bacharelado. No curso são abordadas diversas ramificações do setor para que sua grade seja completa. Isso auxilia na hora do aluno escolher o que mais lhe causa interesse.

Se formar em direito não significa uma limitação a atuar apenas em tribunais. São muitos os ramos que se pode seguir. As vagas são geralmente voltadas para escritórios, então, vale a pena analisar e pensar onde atuar, afinal, os salários vão de R$4.000 em início de carreira, podendo passar dos R$20.000 para advogados sênior.

É hora de realizar o sonho da faculdade com a Pitágoras

Acreditamos em um sistema de ensino capaz de preparar o aluno para o mercado de trabalho, de uma forma dinâmica e interativa. Com a Kroton, se aprende na prática com casos reais da profissão. Aqui você tem apoio personalizado para cada passo da sua formação!

Por isso, clique aqui e se inscreva. De o primeiro passo para o seu sucesso de forma online. Contamos com um time de professores, mestres e doutores altamente qualificados, sem esquecer da excelente estrutura para acomodar os alunos da melhor forma possível.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados