Áreas da Gastronomia: Descubra o que está em alta nesse setor!

Faculdade de Gastronomia

Desconto nota do Enem

Gosta de cozinhar e pretende se tornar um gastrônomo? Então você vai ficar feliz em saber que, atualmente, existem várias áreas da Gastronomia em alta no mercado, o que acaba refletindo em mais oportunidades de emprego, e para empreender, e salários mais atraentes para quem planeja seguir por uma delas. 

Quer conhecer quais são as principais? Então continue lendo, pois separamos para você a seguir e ainda falamos um pouco sobre o que o profissional faz em cada uma delas. Confira!

Veja quais áreas de atuação em Gastronomia estão em alta!

A gastronomia é um segmento em alta no mercado atualmente e isso faz com que existam muitas áreas para se trabalhar, seja em empresas do ramo ou de maneira autônoma. A seguir, nós separamos as principais para você. Confira!

Confeitaria e panificação 

Uma das áreas da gastronomia que está em alta é a de confeitaria e panificação, que é a especialidade que se concentra na produção de doces, pães, bolos, biscoitos e muitos outros produtos. 

A boa notícia para quem se interessa por esse setor é que é possível trabalhar em cozinhas de restaurantes, hotéis e até em navios e outros locais que servem esses tipos de alimentos. 

Personal chef 

Quem tem espírito empreendedor e sonha em se tornar o próprio chefe gostará de saber que outra área em alta da gastronomia é a de personal chef. Isso é, basicamente, um profissional que atua preparando cardápios e até mesmo refeições completas para outras pessoas, seguindo as especificações dadas por elas. 

Essa área tem possibilidade de trabalhar até mesmo para empresas, grupos grandes de pessoas e eventos e costuma oferecer uma boa remuneração. 

Tour pela prova do Enem

Segurança alimentar 

Segurança alimentar é outra área em alta e que conta com muitas oportunidades de trabalho, além de ser de extrema importância. Nela, o gastrônomo é responsável por garantir que os alimentos que chegam até o consumidor estão em perfeitas condições. Isso inclui, checar prazos de validade, métodos de armazenamento e transporte e até mesmo quem são os fornecedores. 

Desenvolvimento de produtos 

Você gosta de testar coisas novas e criar sabores diferentes? Então saiba que o segmento de desenvolvimento de produtos também está em alta e pode ser a opção certa para você! Nessa área, o profissional é responsável por pesquisar e testar produtos novos, antes que eles entrem no mercado.  

Entre as atribuições do gastrônomo no desenvolvimento de produtos, estão: checar os valores nutricionais, garantir que eles serão atrativos para o consumidor, conferir se eles estão alinhados com as necessidades do público-alvo e ainda escolher quais os materiais que serão utilizados na produção.

Consultoria gastronômica 

Por fim, está a área de consultoria gastronômica. Neste trabalho, o profissional é responsável por aconselhar, como um especialista, sobre os aspectos de algum negócio, como um restaurante. 

O gastrônomo precisa entender quais as necessidades dos clientes, identificar os problemas e pensar em soluções concretas para eles, definir um plano de ação e ainda monitorar e gerenciar todo o processo. 

Sonha em fazer Faculdade de Gastronomia? Então venha para a Pitágoras!

A Pitágoras é a opção perfeita para você se qualificar e dar início a uma carreira de sucesso no ramo da Gastronomia. A instituição, que é referência em ensino superior no Brasil, possui infraestrutura moderna, professores qualificados e, portanto, qualidade de ensino excelente. 

Você pode ter acesso a tudo isso pagando mensalidades que cabem no seu bolso e ainda tem a possibilidade de conseguir uma das várias bolsas de estudos que a Pitágoras tem disponível para ajudar as pessoas que não têm condições de arcar com os custos de uma graduação, a não desistirem do seu sonho de estudar. Por esses motivos, não perca mais tempo, faça hoje mesmo sua inscrição no vestibular e tenha acesso a uma das melhores faculdades do Brasil!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados